Mais cinco comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, formadas para o biênio 2023-2024, foram instaladas e os seus componentes tomaram posse em reuniões realizadas nesta quarta-feira (15), elevando para 12 o número das que já estão aptas a iniciar seus trabalhos. Compete a esses colegiados analisar todas as matérias legislativas que estejam em tramitação no Legislativo Municipal. A Casa de José Mariano conta, no total, com 15 comissões formadas por vereadoras e vereadores, que se encarregam de zelar pelos projetos e matérias que versem sobre assuntos de interesse da sociedade.
O chief executive officer (CEO) para Mercados Emergentes da empresa multinacional de consultoria Accenture, Leonardo Framil, recebeu nesta quarta-feira (15) o Título de Cidadão do Recife. A homenagem formulada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), e entregue em reunião solene promovida no plenário da Casa. A cerimônia foi conduzida pelo 1º secretário do Poder Legislativo, o vereador Eriberto Rafael (PP).
Um espaço para que mestras, mestres, grupos e demais brincantes da cultura popular se preparem com dignidade para os espetáculos de Carnaval. Essa é a proposta do camarim da cultura popular, a ser instalado pela primeira vez no Recife na próxima sexta-feira (17) para os festejos oficiais da capital. O equipamento foi viabilizado por meio de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 apresentada pela vereadora Liana Cirne (PT), que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (14) para comemorar a novidade.
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) dois pedidos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em prol do Balé Popular do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna para defender os requerimentos nº 787/2023 e nº 788/2023, que solicitam, respectivamente, a recuperação emergencial da sede da entidade e a garantia de pauta nos teatros públicos da cidade.
Renovadas para o biênio 2023/2024, sete das 15 comissões permanentes que compõem a Câmara Municipal do Recife foram instaladas nesta terça-feira (14), com a posse dos novos membros. Os colegiados que já estão prontos para iniciar os trabalhos de avaliação de projetos de lei e encaminhar as legislações que definem as políticas públicas foram: Redação; Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo; Meio Ambiente; Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; e Política Pública da Juventude.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) enfatizou, nesta terça-feira (14), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, que defenderia o projeto 46/2022, de autoria do Poder Executivo, que pretende desafetar e alienar imóveis integrantes do patrimônio municipal. A proposição foi aprovada em primeira e segunda votações, com uma emenda modificativa proposta e a retirada de um dos imóveis da relação.
Contrária ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 46/2022, que autoriza a Prefeitura do Recife a desafetar e alienar 15 bens e imóveis do município, a vereadora Preta Juntas (PSOL) chamou atenção para o déficit habitacional da cidade, tendo em vista que 12 terrenos fazem parte do antigo Aeroclube. “O terreno do Aeroclube poderia garantir que os moradores e moradoras do Beco do Surubim, que não foram contemplados nos habitacionais Encanta Moça I e II pudessem ter onde morar”, afirmou, na tribuna do plenário da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14). O PLE foi votado e aprovado em duas votações.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) fez um apelo à Prefeitura do Recife e à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que se amplie o número de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência nas ruas do centro da cidade, mas também nos arredores do Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, Zona Norte. Na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o parlamentar afirmou ter enviado um requerimento à presidência da CTTU para que providencie uma vistoria técnica, avalie e viabilize “a implantação de mais vagas de estacionamento para portadores de deficiência”.
A grande quantidade de foliões e a tranquilidade registrada no bloco Cordeiro Folia foram os temas de discurso do vereador Chico Kiko (PP) na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14). O parlamentar aproveitou para parabenizar o prefeito João Campos (PSB) pela grade de programação do Carnaval do Recife, com 44 polos de shows com grandes atrações em cinco dias de festa.
Ao discutir o projeto de lei número 46/2022, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que autoriza o poder público a desafetar e alienar bens imóveis pertencentes ao município, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse ser preciso preservar o patrimônio público e que a proposta “consta apenas da venda”, mas não diz onde os recursos arrecadados com o leilão poderão ser aplicados. “A minha luta é para construir esta cidade, e ela é longa. Minha política aqui é para reduzir danos”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14). O projeto de lei foi aprovado em duas votações, em reuniões Ordinária e Extraordinária.