Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (6), o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a Prefeitura do Recife que não estaria atendendo a todas as pessoas que se cadastraram para receber o Auxílio Municipal Emergencial das chuvas. Algumas, segundo o parlamentar, estariam com dificuldades até de acessar o aplicativo do AME. “Este mandato tem insistido para que a Prefeitura do Recife cumpra o compromisso que realizou com as pessoas que perderam seus bens nas chuvas de maio. Foram cerca de 20 mil, que perderam todos os seus bens, de acordo com a própria Prefeitura. Mas já se passaram três meses do episódio de maio e até agora muita gente não recebeu o auxilio”, lamentou o vereador.
A mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi concedida ao deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes, na noite desta segunda-feira (5), no plenário da Câmara do Recife. A iniciativa partiu do vereador Zé Neto (PROS) que justificou a honraria destacando ações do homenageado, tanto como político, como à frente da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. A solenidade foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Casa de José Mariano, e teve à Mesa, o diretor-presidente da Empetur, Antônio Neves Batista.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (5), para debater o Relatório de Gestão em Saúde referente ao 1° Quadrimestre de 2022, através de uma audiência pública. A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, apresentou o documento juntamente com Yluska Reis, secretária executiva de Planejamento, Monitoramento e Articulação Distrital. O evento foi presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e contou com a participação do vereador Tadeu Calheiros (Podemos).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o vereador Zé Neto (PROS) deu ênfase ao evento de sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, realizado na última sexta-feira (2). Ele destacou que o Marco é um "divisor de águas" para o ecossistema e inovação da cidade, que tem a inovação e a cidade inteligente como marcas.
O vereador Samuel Salazar (MDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para lamentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (5), o parlamentar se solidarizou com a categoria e destacou a importância desses profissionais para a sociedade.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) salientou a lei número 18.918/2021, de sua autoria, que institui 5 de setembro como o Dia Municipal de Combate à Fome, data escolhida por ser o dia de nascimento do escritor Josué de Castro. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o parlamentar explicou que a lei tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade de "ações de políticas públicas de enfrentamento à fome".
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a audiência pública que a Câmara Municipal realizou, a partir de sua iniciativa, para debater o déficit habitacional e a moradia popular no centro do Recife. “Foi importante a presença dos representantes de todos os movimentos sociais que tratam desse problema, além de especialistas em arquitetura e urbanismo e de pessoas que trabalham nessa área na Prefeitura do Recife e da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).
As campanhas de multivacinação para crianças menores de 3 anos, sobretudo contra a poliomielite, nos finais de semana, não estão atingindo os seus objetivos, pois a cobertura está aquém do esperado, segundo opinião da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5), ela disse que “é preciso que haja uma de força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social, inclusive utilizando as escolas da rede pública municipal, como postos de vacinação”, defendeu.
Nesta segunda-feira (5), Câmara Municipal aprovou, com ressalvas, as contas do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, para o exercício financeiro de 2017. O parecer nº 05/2022, que trata da matéria, foi lido no plenário pelo relator, o vereador Samuel Salazar (MDB). O documento já havia sido apreciado pela Comissão Mista da Câmara, um colegiado formado pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento para analisar as contas do Executivo municipal a partir de parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
As obras realizadas pela Prefeitura em uma praça localizada na comunidade da UR-02, da Zona Sul do Recife, receberam elogios do vereador Fabiano Ferraz (Avante) nesta segunda-feira (5). Durante a reunião plenária, o parlamentar discursou no plenário para agradecer ao Executivo municipal pela intervenção na praça de Todos os Santos, que já havia sido alvo de um requerimento formulado por seu mandato.