Notícias

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) convidou os parlamentares presentes na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (25) para um evento que será realizado no dia sete de maio, pela Igreja Universal do Reino de Deus. “Quero convidar a todos e todas para um gol de placa: será o evento ‘Driblando a Fome’, capitaneado pelo Projeto Unissocial, que visa combater esse grave problema social. O nosso objetivo maior é contribuir para a redução das perversas estatísticas do País com a fome”, afirmou.

A vereadora Michele Collins (PP) pediu apoio para aprovação de dois requerimentos de sua autoria, que foram votados na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (25). Ambos foram aprovados. Um dos requerimentos foi o de número 4343/2022, que dirigiu apelo ao prefeito João Campos no sentido de implantar um centro de referência destinado às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na cidade.

O vereador Fred Ferreira (PSC) discutiu o requerimento de número 4514/2022, de sua autoria, que foi rejeitado na Casa pelos parlamentares, concedendo "voto de repúdio à incitação realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) à legalização da maconha por meio de outdoors espalhados na cidade do Recife". Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), o parlamentar salientou que o repúdio era voltado à atitude do parlamentar. "Eu sou contra a legalização da maconha, sou contra o ato que o vereador Ivan Moraes fez na cidade".

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (25), o vereador Osmar Ricardo (PT) parabenizou o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), pelo trabalho à frente da Prefeitura do Recife, durante os dez dias em que assumiu o cargo de prefeito interino da cidade. Na tribuna, Osmar Ricardo reforçou a importância do diálogo do Executivo com o parlamento e defendeu a revitalização dos mercados públicos.

Caso Covaxin, orçamento secreto, propinas no Ministério da Educação, exonerações de delegados e decretações de sigilo sobre gastos e informações do Planalto. Esses foram alguns dos problemas apontados pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (25), na tribuna da Câmara do Recife, sobre a gestão da coisa pública pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a reunião plenária, a parlamentar disse que, além de acumular escândalos, o presidente da República trabalha com um método de “silenciar e exonerar” para evitar responsabilizações.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) comentou, nesta segunda-feira (25), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o requerimento número 4442/2022, de sua autoria, sobre a realização de uma reunião solene em homenagem aos agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) pelos serviços prestados à população, em especial, pelos trabalhos desenvolvidos durante a pandemia da covid-19. O evento será próximo dia 12, às 10h, no Casa.

Em resposta ao requerimento nº 4514/2022, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), concedendo "voto de repúdio à incitação, realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), à legalização da maconha por meio de outdoors espalhados no Recife", Ivan Moraes disse que “se ele acha que fiz algo errado, não deveria fazer um protocolo de um pedido de repúdio. Deveria representar na Comissão de Ética e esta deveria investigar. Não darei palco para ataques a essa nossa pauta tão necessária”. O assunto foi abordado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (25). A proposição foi rejeitada pela maioria dos vereadores, foram 22 votos não, oito sim e uma abstenção.

O vereador Dilson Batista (Avante) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (25) para repercutir o recebimento de denúncias, por meio do aplicativo WhatsApp e redes socais, sobre a situação dos policiais militares lotados no 24º Batalhão, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano. “São verdadeiros pedidos de socorro, principalmente naquele município, onde eles estão sendo afastados por problemas psicológicos ou por sofrerem assédio. O comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco deveria tomar alguma providência para tudo o que está acontecendo”.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (25), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tecer elogios ao Governo de Pernambuco pelo lançamento do Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários. Instituída no fim do mês passado, a iniciativa reduz os valores de multas e juros decorrentes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativos a atividades ocorridas até 31 de dezembro de 2021. Os descontos chegam a 80%.

Um projeto do Poder Executivo que visa a evitar situações em que inadimplentes se utilizam do parcelamento de dívidas com o município para protelar o pagamento do débito foi discutido pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20). Na ocasião, o colegiado acatou o parecer pela aprovação concedido à matéria pelo relator, o vereador Felipe Francismar (PSB) – que também preside o grupo.