Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou as emendas apresentadas ao projeto de lei do Executivo de número 07/2022, que institui e disciplina o Auxílio Municipal denominado "Cria Esperança", destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas do feminicídio, aprovado em primeira e segunda discussão nesta terça. O aumento de três para cinco crianças que podem ser beneficiadas com o auxílio está entre as alterações feitas a partir de emenda de relatoria comentadas pelo parlamentar.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou o Poder Executivo pela autoria do projeto de lei número 07/2022, que foi votado e aprovado na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (22). O PLE institui e disciplina o auxílio municipal denominado “Cria Esperança”, destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas do feminicídio.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de revigorar a luta antirracista. A vereadora Dani Portela (PSOL) recordou a data durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (22).
Na manhã desta terça-feira (22), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife para repercutir a luta pela defasagem salarial dos servidores públicos federais. A categoria fará uma paralisação nacional, que acontecerá nesta quarta-feira (23), e o tema do discurso foi abordado pelo parlamentar durante a reunião plenária.
Instituir um Memorial Virtual em homenagem às vítimas de covid-19 no município do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 74/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (22), a parlamentar solicitou que a matéria fosse incluída em pauta para ser votada pelo conjunto dos vereadores – e, assim, ficar mais próxima de entrar em vigor. “É importante que tenhamos registrado nos anais da história tudo o que aconteceu durante esta pandemia”, defendeu.
A violência no bairro da Imbiribeira, em especial na região da Lagoa do Araçá, é motivo de preocupação para o vereador Waldomiro Amorim (SD). Durante a reunião plenária desta terça-feira (22), o parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife para pedir que as autoridades policiais dediquem mais esforços à localidade. Ele também pediu que a população faça a sua parte, comunicando a ocorrência de delitos na comunidade.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 2544/2022, de sua autoria, com indicação ao secretário de Segurança Cidadã do Recife para instituir um programa de suporte psicológico e de assistência social aos guardas municipais, bem como efetuar a lotação desses profissionais. A proposição foi aprovada no plenário da Câmara Municipal durante reunião Ordinária nesta segunda-feira (21), e antes da votação a parlamentar defendeu a medida. "Esse requerimento ganha uma força maior tendo em vista debates nesta Casa já bem adiantados, da necessidade do armamento da Guarda Municipal. Eu me preocupo quando a gente sabe que na ponta não é só armar o profissional, é preciso que ele esteja capacitado, preparado para fazer o uso da arma".
A Comissão de Saúde da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, nesta segunda-feira (21), aprovou dois projetos de lei Ordinária e rejeitou um. Além da presidente da Comissão, vereadora Natália de Menudo (PSB), também esteve presente o vereador Tadeu Calheiros (DEM).
O requerimento número 2633/2022, do vereador Ivan Moraes (PSOL), pretende que seja implantado o Projeto do Parque da Tamarineira nos moldes do projeto vencedor do concurso em 2011. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) concordou com a proposição e discutiu a matéria nesta segunda-feira (21), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife. O requerimento foi aprovado em plenário.
Em reunião nesta segunda-feira (21), por videoconferência, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife fez uma reanálise e votação do projeto de lei do Executivo de número 07/2022, que institui e disciplina o auxílio municipal denominado “Cria Esperança”, destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas de feminicídio. Estiveram presentes no encontro o presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), e os vereadores Samuel Salazar (MDB), Rinaldo Junior (PSB) e Fabiano Ferraz (Avante). A proposição recebeu duas emendas aditivas e duas modificativas que objetivam aperfeiçoar a matéria.