Nesta segunda-feira (21), se inicia a primeira Semana Educar pela Igualdade Racial do Recife. O evento tem como objetivo fomentar atividades culturais, sociais e pedagógicas na capital que conscientizem para o contexto de segregação que até hoje afeta pessoas pretas e pardas. A importância desse tipo de ação foi salientada na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta manhã pelo vereador Osmar Ricardo (PT), autor da lei nº 18.879/2021, que instituiu a Semana.
Está no Regimento Interno da Câmara Municipal: “O Título de ‘Cidadão do Recife’ deve ser destinado a pessoas físicas – brasileiras ou estrangeiras, mas radicadas no Brasil – que tenham comprovadamente prestado relevantes serviços ao município ou à sua gente”. São exigências que corresponde perfeitamente ao perfil do empresário chinês Lu Gongrong, conhecido como Jack. Na tarde desta sexta-feira (18), a sua atuação social, empresarial e de líder de uma comunidade que se destaca pelo trabalho de solidariedade na capital pernambucana, foi homenageado com o Título, por iniciativa do vereador Eduardo Marques (PSB).
Com a presença de diversos representantes do chamado mundo jurídico, além de amigos e familiares, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Maria de Andrade Costa Pereira recebeu o Título de Cidadã do Recife em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (17), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “A
desembargadora tem se destacado no Poder Judiciário em nosso Estado. Homenageamos nessa noite uma mulher que entende a importância da humanidade, pois sabemos que sem ela, todas as honrarias, conquistas e diplomas, em algum momento, nos parecerão dispensáveis e superficiais”, disse a vereadora.
A nomeação de servidores aprovados no concurso público 01/2019, o último promovido pela Prefeitura para a área da saúde, foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (17). Proposto pelos vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) – que conduziu os trabalhos –, Dani Portela (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), o debate reuniu representantes do Poder Executivo e integrantes de categorias profissionais. Em pauta, estave a defasagem do quadro de trabalhadores da rede pública, a concentração das nomeações em poucos setores e questionamentos sobre o ritmo dessas nomeações.
Conscientizar a população e discutir pautas relevantes para o movimento das mulheres. Esse é o objetivo do Mês de Luta das Mulheres, celebrado no mês de março anualmente. Na Câmara do Recife, a campanha foi celebrada nesta quinta-feira (17), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Por meio de uma reunião solene presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o Poder Legislativo prestou homenagem a 40 mulheres que se destacam em diversas áreas da sociedade.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), recebeu nesta quinta-feira (17) representantes da frente Despejo Zero, que defende o direito à moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O grupo contou com a mediação da vereadora Dani Portela(PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), das co-deputadas estaduais Juntas e do deputado estadual João Paulo. O presidente do legislativo municipal recebeu uma carta do coletivo, subscrita por mais de 30 entidades dos movimentos populares.
A Comissão de Políticas Públicas e Juventude da Câmara do Recife reuniu-se, na quarta-feira (16), e aprovou um projeto de lei do Executivo e outro projeto de lei Ordinária. Presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), o encontro, que aconteceu por videoconferência, contou com a presença da vereadora Natália de Menudo (PSB), e do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB).
Sob a presidência da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião virtual extraodinária, na manhã desta quinta-feira (17). para analisar e emitir parecer ao projeto de lei do Executivo de nº 07/2022. A matéria, que está tramitando em regime de urgência, foi aprovada pelo colegiado e agora está apta para votação em plenário. Ela institui e disciplina o auxílio municipal denominado “Cria Esperança”, destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas do feminicídio.
Um projeto de contrato da Prefeitura do Recife com o setor privado pode resultar na instalação de 108 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial na capital pernambucana. O tema foi alvo de uma audiência pública proposta por diversos parlamentares e conduzida pela vereadora Dani Portela (PSOL) nesta quarta-feira (16), na Câmara do Recife. Na ocasião, esteve em debate o enviesamento da tecnologia, o que pode levar a prisões equivocadas de pessoas negras e trans. Também foram levantados como preocupações os riscos de perseguições políticas, da violação de direitos individuais e sociais, e a necessidade de adequação à legislação de proteção de dados pessoais.
A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu de forma remota na tarde desta quarta-feira (16) para analisar e emitir pareceres para 15 projetos de lei, dos quais aprovou dois, e discutiu um deles com o presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS PE, José Cândido. A reunião foi dirigida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), contou com a presença dos vereadores Rinaldo Junior (PSB), Renato Antunes (PSC) e da vereadora Andreza Romero (PP).