Vereadores da Câmara Municipal do Recife receberam na manhã desta quarta-feira (9), um grupo formado por representantes dos professores da rede municipal de ensino da cidade. A categoria está em greve desde esta segunda-feira (7) e veio à Casa solicitar uma intermediação nas negociações junto à Prefeitura. Participaram do encontro os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Osmar Ricardo (PT), Ivan Moraes (PSOL) e Renato Antunes (PSC), além das vereadoras Ana Lúcia (Republicanos), Dani Portela (PSOL) e Liana Cirne (PT).
No Dia Internacional da Mulher, o vereador Doduel Varela (PSL) ressaltou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (8), sete requerimentos de sua autoria com votos de aplausos a pessoas e grupos que se destacam na defesa dos direitos das mulheres. A plenária foi conduzida por uma Mesa Diretora composta apenas por vereadoras e tal fato também foi destacado pelo vereador.
Na reunião Ordinária desta terça-feira (8), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), discutiu o projeto de lei de número 159/2021, de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de socorro a animais atropelados nas vias públicas do Recife. A proposição foi aprovada em segunda votação no plenário da Casa e segue para sanção do prefeito João Campos, mas o parlamentar salientou a importância de aprimoramento na medida. Ele disse ser necessário haver uma equipe especializada em socorro animal para que a proposta tenha eficácia, em se tornando lei, e possa, de fato, auxiliar no socorro aos animais.
As vereadoras e os vereadores do Recife aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (8), o projeto de lei do Executivo número 06/2022, que dispõe sobre o Auxílio Municipal Emergencial - AME Carnaval do Recife 2022, destinado à concessão de benefício financeiro aos comerciantes informais e catadores de materiais recicláveis que atuaram no Carnaval da cidade. A proposição foi aprovada em duas votações, em reunião Ordinária e Extraordinária, e segue para sanção do prefeito João Campos.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o vereador Ivan Moraes (PSOL) parabenizou as mulheres com um chamamento para a marcha “Pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo. Pelo fim da fome, do racismo, feminicídio e transfeminicídio”, que acontece nesta tarde. Ele leu um texto escrito pelas mulheres que fazem parte do seu mandato sobre a data, também salientou a composição da Mesa Diretora da reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira - formada apenas por vereadoras
No dia 4 de março de 2021, após um acidente que vitimou uma cuidadora de idosos no centro da capital, a Câmara do Recife promoveu uma audiência pública para discutir a situação das marquises do município, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). No entanto, segundo o parlamentar, o problema persiste. Ele subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (8) para salientar a necessidade de realizar fiscalizações e propôs a realização de uma nova audiência.
O vereador Júnior Tércio (Podemos) discutiu o requerimento 2011/2022, de sua autoria, dirigindo apelo ao secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire de Barros, para providenciar o reforço do policiamento ostensivo na Rua Campos Tabaiares, no bairro da Ilha do Retiro. A proposta foi aprovada na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (8), pela Câmara Municipal do Recife, em que ele defendeu o uso de armas pela Guarda Municipal.
Na passagem do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Liana Cirne (PT) debateu e aprovou 78 requerimentos de sua autoria concedendo voto de aplausos a diversas mulheres, além de outros dois que pedem a transcrição nos anais da Casa a artigos que falam das questões femininas no Brasil e América Latina. “Esses votos de aplauso podem parecer muitos, mas eu peço aos colegas a compreensão, pois eles terminam sendo poucos tal é a importância que as mulheres têm. Ao longo de toda a história, pouquíssimos foram os votos de aplausos concedidos, por exemplo, a mulheres e sobretudo a mulheres negras”, ressaltou.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) afirmou que se sentia orgulhoso de fazer parte da Câmara Municipal do Recife que conta com uma bancada feminina composta por sete vereadoras, a maior da história do Legislativo Municipal. “É importante que esta Casa conte com esse número de mulheres, mas quero reafirmar que estamos firmes na luta para que homens e mulheres tenham direitos iguais garantidos em vários setores da sociedade”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira, Dia Internacional da Mulher (8).
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8) toda a Mesa Diretora dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife, para conduzir a reunião plenária, foi formada por mulheres. O presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), pelo segundo ano consecutivo, passou a condução das atividades para a 2ª vice-presidente, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), sendo secretariada por Natália de Menudo (PSB). Logo após a leitura da ata, Romerinho convidou também as parlamentares Liana Cirne (PT), Cida Pedrosa (PCdoB) e Dani Portela (PSOL), para que toda a Mesa fosse formada exclusivamente por mulheres.