O vereador Felipe Alecrim (PSC) lamentou que a Prefeitura do Recife tenha negado o pedido que ele fez através do requerimento de número 2.426/2021, aprovado em plenário, que solicitava a criação de um Centro de Reabilitação pós-Covid-19. “A nossa proposta foi para que houvesse um equipamento que pudesse tratar de pessoas com sequelas. Infelizmente, observamos uma crescente de casos e podemos dizer que a Prefeitura do Recife perdeu a oportunidade de realizar algo que efetivamente contribuísse para atender as pessoas contra a doença”, disse.
Dois assuntos foram abordados pelo vereador Osmar Ricardo (PT), em discursos proferidos na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8). O primeiro foi a necessidade de se promover novas testagens para detecção da covid-19 nos servidores públicos municipais após o carnaval. O segundo assunto, rever a proposta de aumento salarial para o funcionalismo, por parte do Poder Executivo, já enviado para análise dos vereadores.
De autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), o requerimento nº 628/2022 dirige indicação ao prefeito para que a próxima creche a ser construída no bairro Alto José do Pinho, na Zona Norte, seja denominada “Creche Dona Detinha”, uma líder comunitária bastante atuante na região. O parlamentar fez questão de abordar a matéria durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8). Outro assunto também discutido por ele, foi o voto de repúdio a um vereador de Curitiba que invadiu uma Igreja Católica durante uma missa.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o projeto de lei de sua autoria, de número 48/2022, em tramitação na Casa, que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma”, um tumor maligno raro originário das células da retina. O assunto foi abordado nesta terça-feira (8), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.
A Comissão Mista da Câmara do Recife foi instalada, por videoconferência, nesta segunda-feira (7). O objetivo do colegiado é analisar as contas da Prefeitura do Recife do exercício de 2011. Tendo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Samuel Salazar (MDB) como relator, também estavam presentes na instalação o presidente da Comissão Mista e também de Legislação e Justiça, Felipe Francismar (PSB), e os vereadores Marcos di Bria Júnior (PSB), Renato Antunes (PSC) e Marco Aurélio Filho (PRTB).
O vereador Renato Antunes (PSC) solicitou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública municipal. Na ocasião, ele ressaltou que o Governo Federal aprovou uma portaria de reajuste para o piso salarial da classe de 33%. Ele aproveitou a ocasião para informar que não exercerá a liderança da bancada de Oposição na Casa, no próximo ano.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o vereador Dilson Batista (Avante) solicitou ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que determine a troca do Comando-Geral da Polícia Militar de Pernambuco, assumindo, assim, uma mulher. A solicitação foi feita através do requerimento número 211/2022, de sua autoria. O parlamentar pediu a ajuda dos demais vereadores da Casa para a aprovação do requerimento e recordou que pedido semelhante foi também feito ao chefe do Executivo municipal.
Tratar dos principais pontos que as instituições, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o seu mandato devem enfrentar em 2022. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária híbrida do Poder Legislativo. No discurso, o parlamentar abordou uma ampla série de temas e desafios, da disputa presidencial à política sobre drogas da capital pernambucana.
Ao celebrar a primeira reunião Ordinária de forma híbrida, no plenário da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (7), o vereador Osmar Ricardo (PT) falou sobre o seu retorno à Casa, após quatro anos em que não teve mandato. O parlamentar aproveitou o momento de seu pronunciamento para fazer a defesa do reajuste salarial dos servidores municipais.
Na condição de líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Recife, cargo que foi anunciado hoje, a vereadora Dani Portela disse, em discurso realizado na tribuna do plenário que, juntamente com o vereador Ivan Moraes, também membro do partido, lutarão “todos os dias para seguir combatendo o bolsonarismo e suas implicações”. Além desse enfoque, ela aproveitou a oportunidade para fazer considerações sobre a gestão pública do PSB Recife. “Somos governados há anos pelo mesmo partido, que se preocupa mais com a imagem pública do que com ações efetivas para a população. Precisamos falar em alternância de poder”, defendeu, na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a primeira realizada de forma híbrida, na Casa de José Mariano.