Notícias

Ao rebater as críticas feitas pela vereadora Liana Cirne (PT), que a antecedeu na tribuna virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) esclareceu que uma Parceria Público Privada (PPP) é diferente de privatização. Ela se referia à intenção do prefeito João Campos de contratar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para auxiliar a gestão municipal no projeto de concessão administrativa de vários parques públicos.

Encerrando os trabalhos do ano, durante reunião nesta segunda-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife fez um breve balanço sobre as atividades realizadas pelo colegiado. Também discutiu o caso da adolescente que foi internada em um abrigo municipal sem o consentimento da família. Além disso, analisou e aprovou nove projetos de lei e distribuiu uma matéria para análise posterior.

Na quarta reunião de debates com especialistas e representantes da sociedade civil organizada para debater a viabilidade ou não da realização do Carnaval de 2022, a Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife ouviu o chamado “eixo sanitário”. A reunião ocorreu de forma híbrida, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (13), sob a presidência do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). “A reunião de hoje é, talvez, a mais esperada desta comissão, pois vai ouvir quem entende de saúde”, disse o presidente.

A violência contra a mulher, foi o tema abordado pela vereadora Dani Portela (PSOL), durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (13). Ela destacou o caso das denúncias de violência doméstica que teriam sido praticadas pelo ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, contra a sua ex-mulher, Maria Eduarda de Carvalho. “Eram agressões físicas, mas também psicológicas. Eram ameaças à vida de Maria Eduarda, mas também dos filhos dela”, disse a parlamentar.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (13), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei nº 42/2021, que define a Política Municipal de Mobilidade Urbana e institui o Plano de Mobilidade Urbana da capital. Durante a reunião plenária remota, a vereadora Michele Collins (PP) fez uso da palavra para demonstrar seu posicionamento contrário a uma das emendas feitas por parlamentares à proposta. A alteração, que especifica ações relacionadas à diversidade, foi aprovada pelo plenário.

A vereadora Dani Portela (PSOL) destacou, na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o projeto de lei do Executivo de número 42/2021 que define a Política Municipal de Mobilidade, institui o Plano de Mobilidade do Recife e dá outras providências. A medida foi aprovada plenário e recebeu 33 emendas dos parlamentares nas Comissões. Além de ressaltar o amplo debate acerca da matéria, a parlamentar fez questão de pontuar a promoção de estratégias de enfrentamento à violência de gênero no transporte público, previstas no projeto.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife realizou reunião virtual na tarde desta segunda-feira (13) e aprovou dois projetos de lei. Foi a 19ª do colegiado, sob a presidência do vereador Fabiano Ferraz (Avante), e contou com a presença dos vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Júnior Tércio (Podemos) e Eduardo Marques (PSB).

Uma visita técnica da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à comunidade do Alto José do Pinho foi o tema de um discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) na tribuna virtual da Câmara do Recife, durante a reunião plenária remota desta segunda-feira (13). De acordo com o vereador, a Compesa vai apresentar em janeiro de 2022 um plano para solucionar o desabastecimento de água que afeta o bairro.

Relator do projeto de lei número 42/2021, de autoria do Executivo, que define a Política Municipal de Mobilidade Urbana e institui o Plano de Mobilidade Urbana do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) enfatizou a importância da proposição para a capital pernambucana e agradeceu o empenho de todos os parlamentares pelas emendas sugeridas. O projeto foi aprovado em duas discussões e será enviado à Prefeitura para sanção.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o projeto de lei número 114/2021, de sua autoria e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que determina que denominar-se-á “Via Parque Lúcia Moura” a que está em construção no bairro das Graças, município do Recife. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões nas reuniões ordinária e extraordinária, respectivamente, realizadas nesta segunda-feira (13), de forma virtual.