O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez questão de destacar requerimento de sua autoria, nº 11832/2021, dirigindo indicação ao comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco no sentido de reforçar o policiamento local na área do Bairro do Recife. “Esse requerimento traz uma preocupação do que está acontecendo no centro”, disse o parlamentar na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (16).
Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (16), o vereador Alcides Cardoso (DEM) reforçou o pedido ao prefeito João Campos (PSB) para instituir o Projeto de Mutirão de Saúde na cidade, idealizado pelo seu mandato, através do requerimento de número 12000/2021. Como justificativa, o parlamentar apresentou dados sobre a fila de espera para procedimentos médicos nas unidades de saúde da cidade.
A requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem foi tema do pronunciamento do vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária virtual da Câmara do Recife, desta terça-feira (16). O vice-líder do governo na Casa de José Mariano respondeu a declarações do vereador Alcides Cardoso (DEM) de que o Prefeito do Recife estaria sendo pautado pela oposição. "O vereador há de convir que esta discussão é pautada pela associação dos trabalhadores da orla de Boa Viagem. Essa pauta é discutida na cidade há anos. Essa pauta é discutida na Câmara há anos. Discutida, inclusive, por nosso mandato", afirmou.
O anúncio da requalificação dos 60 quiosques da praia de Boa Viagem foi tema do pronunciamento do vereador Alcides Cardoso (DEM), em reunião ordinária virtual da Câmara do Recife, neste terça-feira (16). De acordo com o edital publicado no Diário Oficial na última sexta-feira, a recuperação dos equipamentos será integralmente custeada pelo Município, num investimento R$ 10,2 milhões. As obras iniciam em fevereiro e têm o prazo de 15 meses para serem concluídas.
“Esta é uma demanda antiga da categoria, que afirma estar de mãos atadas sobre a possibilidade de proteger os recifenses de forma mais eficiente. A Frente busca possibilidades, um debate saudável e colaborar com a Guarda Municipal e o Poder Executivo a respeito deste tema”, destacou o vereador Fabiano Ferraz (Avante), durante reunião plenária virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16). Ele agradeceu aos colegas pela aprovação do projeto de resolução número 36/2021, que institui no âmbito da Casa, a Frente Parlamentar para Discussão Acerca da Concessão do Porte de Arma de Fogo aos Agentes de Segurança do Recife.
Celebrar os 132 anos da Proclamação da República e as lutas por dignidade e justiça social. Estes assuntos foram abordados pela vereadora Andreza Romero (PP) durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16). “A luta por comida no prato, por saúde, por educação, por inclusão social, por respeito à dignidade, por igualdade racial, por equidade de gênero são partes essenciais em uma boa democracia”, disse. Ela ressaltou, ainda, a importância da causa animal.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) elogiou a campanha que está sendo promovida pela Defensoria Pública de Pernambuco, de hoje até o dia 19, cujo título é: “Reconheço, sou o pai”. Para a parlamentar, que falou na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada de forma virtual, na manhã desta terça-feira (16), “só quem não tem o nome do pai nos seus documentos sabe o quanto é importante esta realização da Defensoria. Merece os meus parabéns e de todos os que fazem esta Casa”.
Para conversar com especialistas sobre Gestão Compartilhada, refletindo como esse conceito pode ajudar a desenvolver o centro do Recife de forma colaborativa, a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife realizou mais uma reunião pública, de forma virtual, na manhã desta sexta-feira (12). “Esta é a nossa sexta reunião, que encerra o ciclo de palestras e debates. Como em todas as outras, teremos importantes declarações que estão sendo registradas em relatórios para a construção de um documento a ser entregue ao Poder Executivo e às instituições parceiras. Nossos encontros vêm contando com a participação de estudantes e professores, de representantes do comércio formal e informal, de entidades de classe, de movimentos sociais, de empresários, num único propósito: o de reabilitar o centro do Recife”, disse a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que preside a Frente.
A comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, durante reunião remota nesta quinta-feira (11), analisou e concedeu parecer pela aprovação a duas proposições. Foram aprovados o projetos de lei Ordinária número 354/2021 e o projeto de lei do Executivo, número 38/2021. Participaram da reunião o presidente do colegiado, vereador Samuel Salazar (MDB), além dos vereadores Joselito Ferreira (PSB), Andreza Romero (PP) e Marcos di Bria Júnior (PSB).
Das nove proposições analisadas pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, sete receberam parecer pela aprovação durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11), por videoconferência. Foram aprovados dois projetos de lei Ordinária (PLO), dois projetos de decreto legislativo (PDL), dois de resolução (PRES) e um projeto de lei do Executivo (PLE), de número 38/2021. A proposição trata sobre o plano de incentivos vinculado ao Programa Federal "Casa Verde e Amarela”. Participaram do encontro, o presidente do colegiado, Felipe Francismar (PSB), além dos vereadores Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB), Andreza Romero (PP) e Renato Antunes (PSC).