O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna durante a reunião plenária Câmara do Recife desta segunda-feira (25) para repercutir dois assuntos. O primeiro deles foi o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de uma série de militares pela suspeita de tramar um golpe de Estado em virtude da derrota eleitoral de 2022, o que incluiria o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Moraes, o indiciamento é um sinal de que as instituições nacionais estão funcionando. De acordo com ele, abre-se uma “oportunidade de ouro para virar essa chave de vez, responsabilizar todos os golpistas e mudar a forma com que nós nos entendemos diante do Estado Democrático de Direito”, e se criam condições para alinhar os currículo das escolas militares com o regime democrático. O segundo tema repercutido pelo parlamentar foi o lançamento de uma cartilha, direcionada a organizações da sociedade civil e produzida pelo seu mandato, sobre a realização de eventos em espaços públicos.
As duas principais leis orçamentárias que irão definir os rumos da gestão do prefeito João Campos (PSB), no primeiro ano de sua segunda gestão à frente da Prefeitura do Recife, foram aprovadas, por unanimidade, em reuniões realizadas na manhã desta segunda-feira (25), pela Câmara Municipal. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, prevista no PLE número 23/2024 e a revisão do Plano Plurianual, contido no PLE 24/2024, agora, seguirão para sanção do prefeito João Campos. As matérias foram debatidas em plenário pelos vereadores.
A pavimentação da rua Leila Félix Karam, localizada na comunidade do Vietnã, Zona Oeste da cidade, foi destacada pelo vereador Zé Neto (PSB), nesta segunda-feira (25), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. Segundo o parlamentar, são mais de 130 famílias impactadas diretamente com a ação e mais de nove mil no entorno. “Gostaria de compartilhar com alegria essa entrega extremamente relevante na Zona Oeste numa comunidade que tive a honra e alegria de ser acolhido desde os primeiros passos da minha vida pública”.
O anúncio da abertura de licitação feito pelo Governo de Pernambuco, para os projetos de duplicação da BR-232, no trecho entre São Caetano, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, foi destacado pelo vereador Davi Muniz (PSD), nesta segunda-feira (25). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, o parlamentar pontuou que a restauração da via vai proporcionar mais segurança no trânsito e parabenizou a governadora Raquel Lyra pela ação. “Eu gostaria de parabenizar a governadora Raquel Lyra pelo trabalho que vem fazendo à frente do Estado, avançando, sem deixar ninguém para trás”, afirmou.
O vereador Marco Aurélio Filho (PV) repercutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), que a capital pernambucana é o destino nacional mais procurado para as festas de fim de ano. Ele também parabenizou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) pela conclusão do festival Bar em Bar, que movimentou a economia local. Além desses temas, o parlamentar também criticou o governo do Estado por questões relacionadas à segurança pública. “Eu falei dois pontos que a cidade está movimentando, fazendo a sua parte, mas nada disso adianta se não tivermos uma cidade e um Estado seguro. Infelizmente, essa não é a realidade", lamentou.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se nesta sexta-feira (22), por videoconferência, para análise das emendas apresentadas ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 23/2024, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), e ao PLE número 24/2024, que versa sobre o Plano Plurianual 2022-2025. Das 77 emendas apresentadas à LOA, 10 receberam parecer pela rejeição; já ao PPA, das 62 emendas apresentadas pelos vereadores, 49 também foram rejeitadas. Os projetos serão votados pelos vereadores em plenário durante a reunião Ordinária da próxima segunda-feira (25), que começa às 10h.
Sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB), e com a presença da vereadora Michele Collins (PP) e dos vereadores Chico Kiko (PSB) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta sexta-feira (22), por videoconferência, e fez a análise de 10 proposições. Destas, foram aprovados três projetos de lei do Executivo (PLE), um projeto de Lei Complementar (PLC) e quatro projetos de lei Ordinária (PLO). Além disso, um PLO foi retirado de pauta e um outro foi rejeitado pelo colegiado.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se na manhã desta quinta-feira (21), por videoconferência. Além de nove projetos de lei elaborados pelos vereadores, o colegiado aprovou também o projeto de lei do Executivo número 28/2024. A medida altera a lei municipal nº 19.086/ 2023, que Institui e disciplina o Programa Municipal Educação para Todos - Novo Prouni e Protec Recife. Em resumo, a proposta analisada aumenta a participação de candidatos no processo seletivo.
Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal do Recife, por meio do Serviço de Saúde da Casa, promoveu evento alusivo ao Novembro Azul – mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Na programação, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicose no hall de entrada da Casa, além de palestras com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Jarys Borges, e o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Érico Higino, ambos da seccional Pernambuco.
Médicos radiologistas, técnicos em radiologistas e trabalhadores sindicalizados da área foram homenageados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (19), em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB). No plenário da Casa de José Mariano, os profissionais comemoram o Dia do Radiologista, anualmente celebrado em 8 de novembro.