Notícias

Presidente da Frente pelo Centro do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) convidou parlamentares e a população a participarem de uma reunião do colegiado que acontece na tarde desta segunda-feira (6). Ao falar na tribuna virtual da Câmara do Recife durante a reunião plenária remota desta manhã, Pedrosa adiantou que, na ocasião, será feito um balanço das atividades da Frente. O evento contará, ainda, com a participação da chefe do Escritório de Gestão do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, e de um dos criadores do Porto Digital, Claudio Marinho.

A Câmara do Recife, durante reunião plenária virtual, nesta segunda-feira (6), aprovou o requerimento número 13059/2021, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (Avante), que dirige indicação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para promover o plantio de mudas de árvores em toda a extensão da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital. “Este plantio que proponho é mais um incentivo à criação de áreas verdes na nossa cidade, uma atitude que contribui para a sustentabilidade daquele local”, salientou o parlamentar.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (6), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) falou sobre a primeira reunião pública da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife, que aconteceu na última quinta-feira (2). Ele destacou, ainda, a presença do prefeito João Campos (PSB) em um debate na GloboNews com os prefeitos de Belo Horizonte e São Paulo para discutir, dentre outras pautas, as festividades de fim de ano e carnaval.

O vereador Joselito Ferreira (PSB) discutiu o requerimento número 13.040/2021, de sua autoria, que concedeu voto de aplauso à Igreja Evangélica Bíblica Betel, em razão da comemoração dos 20 anos de fundação, no bairro de Jardim São Paulo. “Esta igreja realiza um trabalho social muito importante e é dirigida pelo pastor Félix, um homem de bem e de princípios, que tem feito muito pela comunidade”, afirmou.

A vereadora Dani Portela (PSOL) pediu justiça pela menina Beatriz, de 7 anos, que há seis foi morta com diversas facadas, no dia 10 de dezembro de 2015, no município de Petrolina, e cujo crime até agora não foi desvendado. “Ontem, dia cinco, a família começou uma caminhada que saiu do Sertão e será concluída no final do mês, quando os manifestantes chegarão ao Recife. Cada um se coloque no lugar dos pais dessa criança”, apelou, na reunião plenária desta segunda-feira (6), realizada de forma virtual, pela Câmara Municipal do Recife.

Um plano que alia incentivos fiscais para atividades econômicas, moradias de interesse social e preservação do patrimônio histórico dos bairros do Recife, de São Antônio e de São José. Batizada de RECENTRO, a ideia consta no projeto de lei do Executivo nº 47/2021, analisado pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife nesta sexta-feira (3). Presidido pelo vereador Zé Neto (PROS), o colegiado votou pela aprovação do plano em uma reunião promovida por videoconferência.

Três projetos apresentados pelo Poder Executivo do Recife foram discutidos durante uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal nesta sexta-feira (3). Presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), o colegiado acolheu os pareceres pela aprovação formulados pelos relatores das propostas. As matérias tratam de temas que vão do incentivo a atividades que preservem imóveis do sítio histórico da cidade a mudanças no Porto Digital.

A Comissão de Legislação e Justiça realizou reunião virtual em caráter extraordinário, na manhã desta sexta-feira (3) com o objetivo de discutir o PLE 49/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com o Banco do Brasil S.A no valor de R$ 210 milhões. O projeto de lei, que está tramitando em regime de urgência, foi aprovado. Ele se destina a realizações de obras de infraestrutura, saneamento e melhoria do sistema viário da Cidade do Recife.

Para debater a situação dos atendimentos odontológicos no SUS do Recife com especialistas e com o poder público, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu audiência pública híbrida na tarde desta quinta-feira (2). “É um assunto importante para a população e espero que possamos contribuir para a assistência bucal do povo recifense. Nosso objetivo não é fazer acusações ou procurar culpas, mas buscar soluções”, disse o parlamentar, na abertura da reunião. De acordo com os dados que apresentou, para basear o debate, o vereador constatou que “há um grande déficit de assistência odontológica”.