“É preciso que a sociedade saiba quem manda na Polícia Militar de Pernambuco”. Essas palavras foram ditas nesta segunda-feira (31) pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), em um discurso a respeito da responsabilidade do Estado sobre os atos de repressão policial ao manifesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro que aconteceram no Recife no último sábado (29). No pronunciamento, feito durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar questionou a postura do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, diante do caso.
Nesta segunda-feira (31), na reunião Plenária virtual, o vereador Ivan Moraes (PSOL) teceu comentários sobre a ação da polícia durante a manifestação contra o governo Bolsonaro, ocorrida no último sábado (29), no centro do Recife. O parlamentar também repercutiu audiência pública, promovida no último dia 27, com o tema "licitação do lixo" pela gestão da capital pernambucana.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, na reunião virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (31), dois requerimentos de sua autoria. Uma das discussões foi sobre o requerimento número 4495/2021, que pede ao prefeito João Campos (PSB) a inclusão de trabalhadoras e trabalhadores domésticos como prioridade no plano municipal de vacinação contra a covid-19. A outra solicitação é do requerimento número 4497/2021 que solicita também ao chefe do Executivo as pinturas nas cores do arco-íris nas faixas de pedestres na esquina da rua das Ninfas, rua Manoel Borba, no bairro da Boa Vista e no Marco Zero, no bairro do Recife.
Na reunião Virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (31), o vereador Alcides Cardoso (DEM) discutiu o requerimento número 4497/2021 de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que pede ao prefeito João Campos para providenciar a pintura nas cores arco-íris em algumas esquinas do Recife. O parlamentar votou contrário ao requerimento e salientou que a motivação foi por ele estar contra a lei 9503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina as cores da faixa de pedestre.
O plenário virtual da Câmara Municipal do Recife aprovou a entrega da mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, à escritora e ativista contra o racismo, Inaldete Pinheiro de Andrade. A decisão foi tomada na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31), quando foram votados os pareceres de números 97/2021 e 230/2021, respectivamente, das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (31), via internet, o vereador Renato Antunes (PSC) discutiu o requerimento nº 4497/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que sugere a pintura nas cores do arco-íris nas faixas de pedestres na esquina da rua das Ninfas, rua Manoel Borba, no bairro da Boa Vista e Marco Zero. O requerimento não foi aprovado no plenário virtual.
O vereador Júnior Tércio (Podemos) manifestou-se contra requerimento de número 4497/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31). O requerimento dirigia indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para providenciar a pintura temporária nas cores do arco-íris nas faixas de pedestres na esquina da rua das Ninfas, rua Manoel Borba, no bairro da Boa Vista e Marco Zero, no bairro do Recife. O requerimento foi rejeitado.
O vereador Fred Ferreira (PSC) reconheceu que houve exagero na ação dos homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco que se insurgiram contra os manifestantes, nas ruas do centro do Recife, sábado, dia 29. “Houve erro, mas também houve acerto. Os policiais também foram agredidos pelos manifestantes que jogaram paus e pedras e ainda picharam ônibus”, afirmou, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31).
Em reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) referendou a necessidade de exoneração de quem autorizou as agressões contra a manifestação realizada por integrantes dos movimentos sociais sábado (29). O protesto que pediu aceleração no ritmo de vacinação e o impeachment do presidente da República foi encerrado com bombas de gás lacrimogênio, tiros de balas de borracha e muita correria nas ruas do centro. Dois homens estão ameaçados de perder uma visão e a vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida com um spray de pimenta.
Nesta segunda-feira (31), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez uma análise sobre a manifestação ocorrida contra o governo Bolsonaro, no último sábado (29), nas ruas do centro do Recife. Ele criticou a violência policial ao reprimir um ato pacífico e lamentou que a vereadora Liana Cirne (PT) tenha sido agredida por um policial que jogou spray de pimenta em seu rosto.