Notícias

Tramitando no Senado Federal, o projeto de lei número 2564, que institui o piso salarial dos profissionais de enfermagem recebeu destaque do vereador Felipe Alecrim (PSC). Ele disse na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a proposta cria um piso salarial digno para esta categoria e que esse gesto se torna ainda mais importante em tempos de pandemia. “Que a gente possa agradecer o empenho desses profissionais, não só com palavras, mas com gesto concreto e por isso peço o apoio desta Casa para que os colegas vereadores peçam apoio das bases para votar a favor do projeto”.

A vereadora Liana Cirne (PT) cobrou a necessidade de o Poder Executivo discutir o plano de retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino do município. “No meu entendimento, o que foi anunciado até o presente é um plano híbrido, que apenas terceiriza as obrigações sanitárias para os gestores das escolas”, analisou, na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26).

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) se pronunciou na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26) para lamentar as mortes do presidente nacional de seu partido, Levy Fidelix, e do cantor pernambucano Augusto César. Em seu discurso, proferido durante a reunião Ordinária remota do Poder Legislativo, o parlamentar adiantou que planeja prestar uma homenagem ao artista.

Em sua segunda reunião, a Frente Parlamentar pela Renda Básica criada pela Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (23), de forma remota, um debate com o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) e o prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL). Na ocasião, os convidados deram sugestões para o projeto de renda básica da capital pernambucana. A importância do cadastro social do programa e a necessidade de buscar ativamente os beneficiados foram alguns dos temas abordados.

A superlotação, as medidas de prevenção à covid-19 entre outras melhorias para o transporte público, estiveram em pauta durante reunião entre a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), de forma híbrida, transmitido por videoconferência no site da Casa de José Mariano.

Consolidada na posição de liderança como cidade mais inteligente e conectada do Nordeste, o Recife está em pé de igualdade, nesse quesito, com municípios das regiões Sul e Sudeste como São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Para discutir esse tema, a Comissão de Planejamento Urbano e Obras, da Câmara Municipal, realizará audiência pública no próximo mês.

São cerca de 200 famílias que podem ficar sem moradia em meio à pandemia de covid-19. No dia 4 de maio, será executada uma ordem de despejo contra pessoas que residem na comunidade Sítio Santa Francisca, no Ibura, nas proximidades de uma linha ferroviária. Para tratar do tema e cobrar ações da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública virtual na tarde desta quinta-feira (22). A iniciativa do evento partiu da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL).

Projetado nas margens do Rio Capibaribe, o Parque das Graças começou a sair do papel este ano, com a promessa de mudar a cara do Recife. O projeto foi palco de muitas polêmicas e ocorreram várias mudanças conseguidas através da articulação da população. O espaço ocupa mais de 900 metros lineares, no bairro das Graças, entre as pontes da Torre e da Capunga e faz parte do projeto Parque Capibaribe. O Parque das Graças já foi licitado três vezes e esta nova licitação está orçada em R$ 43 milhões. Por isso, o vereador Alcides Cardoso (DEM), realizou na tarde desta quinta-feira (22), uma audiência pública sobre o Projeto.

Com a presença virtual de diversos representantes do chamado trade turístico, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus , da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião por videoconferência na manhã desta quinta-feira (22). Foi o segundo encontro dos vereadores que compõem o colegiado com o setor produtivo do município. O objetivo é tomar conhecimento dos impactos que os diversos segmentos estão tendo nesta pandemia e identificar de que forma a Casa de José Mariano pode intermediar soluções práticas.

O vereador Júnior Tércio (Podemos) chamou a atenção dos demais vereadores para uma reflexão sobre os rumos tomados nos debates da Câmara do Recife. Ele fez a observação na manhã desta terça-feira (20), durante reunião Ordinária, transmitida por videoconferência, em que ocorreu um caloroso debate por conta da votação do requerimento número 2036/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa.