Notícias

Às vésperas do encerramento do mês em que ocorre o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (29) palestras para marcar o Outubro Rosa, visando compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença. Desde o dia primeiro, como forma de se integrar à campanha mundial, a Casa de José Mariano também manteve a fachada externa com iluminação na cor que é a marca registrada para alertar mulheres e homens sobre a importância da prevenção do adoecimento.

Após pronunciamentos de vereadores que cobraram melhorias na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), controlada pelo Governo do Estado, o vereador Felipe Alecrim (Novo) subiu à tribuna da Câmara do Recife para fazer ponderações sobre o tema. Em seu discurso proferido nesta terça-feira (22), Alecrim afirmou que as reclamações sobre a Compesa parecem ser, para ele, sinais do início da disputa político-partidária pelo Governo de Pernambuco, cuja eleição ocorre em 2026. Nesse contexto, o parlamentar enumerou uma série de problemas que poderiam ser observados no âmbito municipal, em áreas como saúde, habitação e empreendedorismo.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (22), vereadores defenderam a necessidade de se melhorar a atenção, nas áreas de educação e saúde do Recife, às crianças com autismo. “Ao longo da campanha eleitoral eu identifiquei mais de 400 crianças com autismo, mas as mães não têm laudo para aposentar, para ganhar BPC (Benefício de Prestação Continuada) e partir para a luta do tratamento, da terapia ocupacional, da medicação, da fonoaudiologia”, afirmou o vereador Paulo Muniz (PL). Além dele, também abordaram o assunto os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Amaro Cipriano Maguari (PP).

O processo de renovação de matrículas na rede pública municipal de educação 2025 foi tema do pronunciamento da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (22). A parlamentar disse estar preocupada com as pessoas que não possuem acesso digital. O assunto foi levado à reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Sabemos que é a forma eletrônica que se faz a renovação, mas nós ainda temos muitos excluídos digitais e são essas famílias que me preocupam. É preciso que a Secretaria de Educação amplie o número de polos de matrícula. Outro apelo que faço é contratar professores docentes e profissionais não docentes visando cumprir aula atividade desde o primeiro dia do ano letivo”.

A greve nacional dos trabalhadores portuários, que acontece nesta terça-feira (22), foi tema de um discurso proferido pelo vereador Osmar Ricardo (PT) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta manhã. O parlamentar explicou que a categoria se mobiliza diante da possibilidade de alteração na Lei dos Portos, o que pode afetar a exclusividade da contratação pelo órgão gestor de mão de obra e abrir caminho para um processo de terceirização. No pronunciamento, Osmar Ricardo falou em lançar um ato de repúdio contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que criou uma comissão de juristas para modificar a lei e que deve analisar, nesta terça-feira, o anteprojeto dessa reformulação.

A dificuldade de acesso à água potável para as populações da periferia do Recife foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (22). O assunto foi abordado na tribuna pelo vereador Marco Aurélio filho (PV), que foi aparteado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), Amaro Cipriano Maguari (PP) e Almir Fernando (PSB). “Não dá para ficarmos omissos diante da injustiça e da forma criminosa como o Governo do Estado, através da Compesa, vem tratando a população do Recife”, afirmou Marco Aurélio Filho.

Na reunião plenária desta terça-feira (22), vários vereadores do Recife destacaram a importância de mais ciclovias na cidade para dar mais segurança aos ciclistas. A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para salientar que apresentará, pela terceira vez, uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) com o objetivo de construir uma ciclovia na avenida Caxangá, bairro da Zona Oeste do Recife.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o vereador Marco Aurélio Filho (PV) destacou o reconhecimento do brega em nível nacional, pela aprovação de projeto de lei, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta declara o dia 14 de fevereiro como o Dia Nacional do Brega. “Pela primeira vez, o brega do Recife ocupou o Congresso Nacional para discutir políticas públicas para o movimento brega. Defender o movimento é a gente apontar caminhos, abrir portas, gerar oportunidades para uma cultura periférica que resiste, e que muita gente ainda insiste em ser preconceituosa”, disse.

Segunda maior causa de óbitos de mulheres no Brasil, o câncer de mama é o tema da campanha Outubro Rosa, destacada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) em discurso proferido na Câmara do Recife nesta terça-feira (22). A parlamentar enalteceu as ações do Poder Executivo municipal para a prevenção ao câncer de mama e em outras áreas da saúde das mulheres, como o parto normal humanizado. “Atualmente, estão sendo ofertadas, sem necessidade de agendamento, 3,2 mil vagas de exames gratuitos de mamografia”, exemplificou.

A área da saúde no Recife foi destacada pelo vereador Samuel Salazar (MDB), durante pronunciamento realizado na reunião plenária desta terça-feira (22), na Câmara Municipal do Recife. O parlamentar também elogiou a atuação do prefeito João Campos (PSB). “Quero destacar o compromisso da gestão do prefeito João Campos com a saúde do Recife. Estamos vivenciando uma verdadeira transformação real e significativa na nossa rede municipal de saúde que tem impactado diretamente na vida de cada cidadão”.