Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) protestou contra a votação do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 24/2020, que acrescenta o artigo 15 à Lei Municipal 16.719/2001, por considerar que a tramitação do PLE em questão fere o Regimento Interno da Câmara do Recife. Ele disse na manhã desta segunda-feira (28), durante Reunião Extraordinária, por meio de videoconferência, que a proposta chegou à Casa fora do prazo regimental, que se esgotara em 18 de novembro, e como o mesmo deu entrada neste mês de dezembro, não poderia ser votado hoje.

Na manhã desta segunda-feira (28), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife se reuniu em caráter extraordinário, analisou e aprovou pareceres a dois projetos de lei do Executivo: o de número 5/2020, que dispõe sobre o desmembramento e posterior ampliação da Zona Especial de Interesse Social Ibura e Jordão, e o de nº 24/2020, que visa possibilitar o remembramento de terrenos de Zeis. Além do presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (SD), também participou do encontro por videoconferência, o vereador Augusto Carreras (PSB).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu nesta segunda-feira (28), às 6h30, uma reunião extraordinária para analisar pareceres a três proposições de autoria da Prefeitura. Dentre eles, está o projeto de lei do Executivo nº 25/2020, que trata da reestruturação administrativa do município. A deliberação, que aprovou as medidas, foi conduzida pelo vereador Aerto Luna (PSB), presidente da comissão. Também estiveram presentes nos debates, os vereadores Samuel Salazar (MDB), Renato Antunes (PSC), Eriberto Rafael (PP) e Almir Fernando (PCdoB).

Reunida em caráter Extraordinário, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife analisou e aprovou por maioria absoluta o projeto de lei do Executivo número 25/2020, que dispõe sobre a reestruturação administrativa dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município do Recife. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), por videoconferência.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu nesta segunda-feira (28), às 6h30, uma reunião extraordinária para analisar pareceres a três proposições de autoria da Prefeitura. Dentre eles, está o projeto de lei do Executivo nº 25/2020, que trata da reestruturação administrativa do município. A deliberação, que aprovou as medidas, foi conduzida pelo vereador Aerto Luna (PSB), presidente da comissão.Também estiveram presentes nos debates, os vereadores Samuel Salazar (MDB), Renato Antunes (PSC), Eriberto Rafael (PP) e Almir Fernando (PCdoB).

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), fez uma análise positiva dos trabalhos realizados ao longo deste ano, mesmo considerando todas as dificuldades enfrentadas com a pandemia de covid-19. Na reunião da tarde desta terça-feira (22), transmitida de forma remota, foi destacado que os trabalhos não pararam e, mesmo realizados virtualmente, o colegiado analisou e deu pareceres a 133 projetos, dos 174 recebidos pelo grupo ao longo do ano. Além do balanço das atividades, durante o encontro foram discutidas 25 proposições.

Presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB) proferiu nesta terça-feira (22) um discurso em homenagem aos vereadores que deixam a Casa de José Mariano em 2021. O parlamentar se pronunciou durante a reunião solene de Encerramento do Período Legislativo realizada por videoconferência.

O vereador André Régis (PSDB) despediu-se dos colegas da Câmara do Recife, mirando o futuro, com uma mensagem ao novo prefeito da Cidade, João Campos, na qual lembrou que os países que fazem diferença no mundo, focaram na educação da primeira infância. Ele aproveitou para destacar os resultados da plataforma Raio X da Educação para o novo gestor. Trata-se de um trabalho realizado por ele e sua equipe, com extenso diagnóstico de toda a rede municipal de ensino. Fez questão de enfatizar, durante a reunião solene de Encerramento do Período Legislativo, na manhã desta terça-feira (22), por videoconferência, que o legado de seu trabalho está à disposição da nova gestão.

Durante o mandato, o vereador Almir Fernando (PCdoB) se debruçou na defesa de melhores condições de vida para os moradores de morros da Zona Norte do Recife. Também defendeu que a Guarda Municipal recebesse armamento para fazer a segurança da população junto com as outras forças. O vereador disse na manhã desta terça-feira (22), durante reunião Solene de Encerramento do Período Legislativo da Câmara do Recife, transmitida por vídeoconferência, que defende o armamento da corporação, mas respeita que a gestão tenha outro entendimento.

Em seu discurso de despedida da Câmara, o vereador Antonio Luiz Neto (PSB) analisou o perfil de cada parlamentar tecendo características dos atuais e antigos vereadores da Casa de José Mariano. Após sete mandatos, ele não conseguiu renovar o próximo, mas fez questão de dirigir palavras aos seus pares. O discurso foi realizado na reunião solene de Encerramento do Período Legislativo, nesta terça-feira (22), via videoconferência.