Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na reunião ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10), o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da Cidade do Recife. “Tive a chance de participar do lançamento de uma unidade móvel que tem dado oportunidade às pessoas de tomarem banho na rua, levando um pouco de dignidade para que elas possam fazer sua higienização pessoal”.

Rinaldo Junior (PSB) rebateu com veemência o discurso de Fred Ferreira (PSC), que afirmou haver “roubo na Prefeitura do Recife”, classificando a fala como absurda e sem qualificação. Ele disse na manhã desta segunda-feira (10), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que mesmo quando estava na oposição jamais fez discurso desqualificando pessoas.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) defendeu a aprovação do projeto de lei de número 97/2019, de sua autoria, que institui o Programa de Saúde Ocular para alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A matéria, que estava sendo votada em primeira discussão, na reunião da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência, foi aprovada, mas deverá voltar ao plenário para confirmação do resultado numa segunda análise. “Eu entendo que a escola é um espaço que oferece o saber. Mas, ressalto que o problema de visão é um elemento dificultador para o aprendizado. Por isso, é necessário que se viabilize a realização de exames de acuidade visual, pois se o estudante tem dificuldades com a visão não conseguirá um bom rendimento escolar. Ele não aprenderá”, disse.

As críticas a imagens ilustrativas da requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem foram tema de um discurso da vereadora Aline Mariano nesta segunda-feira (10). Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a parlamentar afirmou que o novo visual dos 60 quiosques da praia ainda será escolhido. A repercussão negativa das imagens fez a Prefeitura se pronunciar para esclarecer o caso por meio de uma nota divulgada na semana passada.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou a Prefeitura do Recife, durante reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, na manhã desta segunda-feira (10), pela entrega de uma obra de contenção definitiva de encosta na rua Nicolino Miranda, no Vasco da Gama. “Estive com o prefeito Geraldo Julio, na Nicolino Miranda, e ele fez a entrega de maneira rápida, por conta das restrições do novo coronavírus, e ficamos muitos felizes porque é mais uma encosta entregue”. Segundo a Prefeitura, o investimento foi R$ 200 mil e protegeu diretamente as mais de 15 famílias que residem na área e ampliou a cobertura de prevenção à áreas de risco na cidade.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lamentou os 101 mil mortos pelo novo coronavírus no país, chamando a atenção para gravidade da questão, o que deixa a todos preocupados, pois segundo ele, "há descontrole no plano nacional". Disse ainda, na manhã desta segunda-feira (10), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que apesar do esforço do Estado e do Município para controlar a doença, em nível nacional era uma tragédia em virtude do descontrole.

O vereador Ivan Moraes (PSol) lamentou que o Governo do Estado esteja dando hoje mais um passo no processo de retomada da economia ao flexibilizar o funcionamento de diversos setores e ampliando ainda mais o horário de funcionamento de bares e restaurantes. “Diariamente, somos informados da morte de vinte, trinta ou quarenta pessoas devido ao novo coronavírus. Continuar o processo de flexibilização é perigoso, uma vez que o vírus está causando mortes. Não estamos levando a saúde a sério e naturalizando a morte”, criticou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.

Na manhã desta sexta-feira (7), a Comissão de Segurança Cidadã, da Câmara Municipal do Recife, reuniu-se, via videoconferência, e distribuiu cinco proposições de autoria de diversos parlamentares entre os membros do colegiado. Cada um ficou responsável por elaborar parecer à matéria recebida para ser analisado e votado na reunião seguinte da Comissão, marcada para a próxima sexta-feira. Sob o comando do vereador Almir Fernando (PCdoB), presidente do colegiado, os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PP) e Ricardo Cruz (PP) acompanharam o encontro.

Os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara do Recife, posicionaram-se contrários à volta às aulas presenciais, este mês, na rede municipal de ensino do Recife, durante reunião do colegiado realizada na tarde desta quarta-feira (5), de forma remota, por videoconferência. Eles foram unânimes em afirmar que um retorno, neste momento, seria precoce e que é preciso cautela nessa questão. O entendimento dos parlamentares é de que colocar as crianças dentro de uma sala de aula oferece grandes riscos de contaminação e pode expor a vida de milhares de jovens estudantes uma vez que ainda há registros de mais de 1 mil infectados por dia no Estado.

A lei municipal nº 18.736/2020, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, dispõe sobre a suspensão do corte de água e energia elétrica durante 120 dias no Recife devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o parlamentar, a referida lei estaria "sendo descumprida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A Celpe tem respondido aos cidadãos que a Aneel já autorizou o corte. A Câmara Municipal do Recife aprovou uma lei importantíssima e precisa ser cumprida”. O assunto foi debatido nesta terça-feira (4), na reunião ordinária do Poder Legislativo, via videoconferência.