Notícias

Na manhã desta quinta-feira (20), a Medalha de Mérito Olegária Mariano foi entregue à pastora Siméa Meldrum, numa iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), durante reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife. A homenageada é bacharel em Teologia pelo Instituto Anglicano de Teologia, pastora da Paróquia Anglicana Água Viva e coordenadora do Programa Mulheres de Visão, iniciativa da Organização Visão Mundial Brasil, que objetiva o engajamento do público feminino. O vereador Ronaldo Lopes (PP) presidiu o evento.

Pela sua atuação profissional na vida da cidade, o professor e escritor Severino Marcos de Oliveira Carneiro, 60 anos, mais conhecido como Marcos Carneiro, recebeu o Título de Cidadão do Recife, por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede), em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19). “Hoje, para mim, é mais um dia de grande emoção e orgulho, que marcará minha trajetória política. Fiz a proposta dessa reunião solene, cheio de profundo sentimento de gratidão a Deus por ter a rica oportunidade de trazer para nosso seio recifense mais um cidadão que já pertence à nossa cidade pelos trabalhos realizados em benefício dos seus habitantes e que hoje será considerado e reconhecido, oficialmente, como um recifense”, disse.

Cerca de 80 profissionais de educação física foram homenageados na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara do Recife. Proposta pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), a solenidade marca a quinta edição do evento que celebra a profissão. O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu a cerimônia.

Uma audiência pública foi realizada para debater o armamento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), no plenarinho da Casa de José Mariano, na manhã desta quarta-feira (19). A iniciativa do evento partiu do vereador Osmar Ricardo (PT), em parceria com Doduel Varela (PSD). Com 130 anos de fundação, a GCMR tem uma força operacional de 1.732 guardas. Os dois parlamentares têm um projeto de lei em tramitação na Casa, em conjunto, sobre porte e cautela de armas para a GCMR. “Definimos fazer essa matéria e buscaremos a tramitação nas Comissões”, disse Osmar Ricardo.

Um dia após fazer um pronunciamento contrário ao projeto de lei número 1904/2024, que equipara o aborto acima de 22 semanas a homicídio simples, a vereadora Liana Cirne (PT) voltou a falar no assunto nesta terça-feira (18). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, ela reforçou seu posicionamento à proposta que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reagiu a uma postagem na internet em que afirma que as suas palavras foram desvirtuadas.

Um espaço perene no bairro de São José para que os artistas locais possam preparar e realizar suas apresentações, seja no Carnaval, no ciclo junino ou em qualquer outro período do ano. Essa é a Cidade da Cultura Popular, ideia gerada a partir de debates ocorridos na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e que foi tema de discussão em uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta terça-feira (18). O evento partiu da iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL) e reuniu representantes da cultura popular, da Unicap e da gestão da cultura nas esferas municipal, estadual e federal.

Cinco anos depois que a Câmara Municipal aprovou o Título de Cidadão do Recife a Rinaldo Junior, atualmente vereador pelo PSB, o parlamentar recebeu a honraria em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (18). A entrega foi feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), mas a iniciativa partiu do seu pai, o então vereador Marco Aurélio Medeiros, justificada pelos “relevantes serviços prestados à sociedade”. A solenidade foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença de diversos vereadores que compareceram para prestigiar o colega de tribuna, além de familiares e amigos.

Um veto concedido pela Prefeitura a uma proposta do vereador Felipe Alecrim (Novo) em novembro de 2023 levou o parlamentar à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (18). O projeto de lei nº 234/2022 tratava da afixação de placas informativas versando sobre o programa “Entrega Legal” nas unidades de saúde públicas e privadas do município.

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (18) em homenagem ao Centro de Prevenção às Dependências (CPD), que está completando 25 anos de fundação, numa iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). Qualificada como Organização Social (OS), a instituição está pautada nos princípios dos Direitos Humanos, da redução de danos, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como nas políticas urbanas e do direito à cidade. Ela atua em defesa da política antiproibicionista, observando os direitos fundamentais das pessoas que usam drogas, dos profissionais do sexo, das pessoas privadas de liberdade, bem como de crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual e outras comunidades em risco de vulnerabilidade.

A passagem de 10 anos da morte do torcedor Paulo Ricardo Silva, que foi atingido por um vaso sanitário arremessado por torcedores no estádio do Arruda, Zona Norte da cidade, foi lembrada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18). Ela falou da dor da família da vítima e lamentou que o cenário de violência relacionada ao futebol pernambucano tenha mudado pouca coisa desde então.