Um campeonato de Futebol Amador que começou com uma torcida de 400 pessoas, empolgou os moradores das comunidades da Zona Norte e terminou nesse final de semana com mais de 4 mil torcedores. De acordo com o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) saiu vencedor do campeonato o Confiança, que jogou contra o Cruel, ambos do Alto da Favela, na Macaxeira. “Nunca vi futebol amador trazer tanta felicidade para a comunidade local e agregar tanta gente de diversos locais”.
Para explicar e tirar dúvidas dos vereadores sobre três projetos de lei que o prefeito Geraldo Julio encaminhou ao Legislativo, as comissões de Legislação e Justiça, e de Finanças e Orçamento, realizaram uma reunião em conjunto na manhã desta segunda-feira (21), com a presença do secretário de Finanças Ricardo Dantas e dos secretários executivos Márcio Carvalho e Luiz Marcelo Nóbrega. Esses dois colegiados da Câmara Municipal do Recife é que estão encarregados de analisar e dar parecer às matérias que estão tramitando desde a semana passada.
Oriundo do distrito de Gonçalves Ferreira, em Caruaru. Começa um negócio pequeno e familiar. Com muito esforço prospera. Mas a história de sucesso se inicia mesmo no mercado público de Afogados, em Recife com dois irmãos, Nelson e Guilhermina, há 16 anos. Era um box de carne chamado Açougue do Nelson. Esse empreendimento se transformou em uma indústria genuinamente pernambucana, a Masterboi, que emprega 2.700 pessoas. Por isso, Nelson Bezerra da Silva, um dos donos responsáveis pelo sucesso da indústria, recebeu na noite desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife, das mãos do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), autor da proposta. A reunião solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB).
Uma população metropolitana de 25 milhões de habitantes, um PIB de 300 bilhões de dólares – e muitas oportunidades. Guangzhou é a terceira maior economia da China e cidade-irmã do Recife desde 2007. Para estreitar laços com a capital pernambucana, uma delegação do Congresso Popular da cidade chinesa visitou a Casa de José Mariano na tarde desta quinta-feira (17). Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).
Aproveitando a presença de um grupo de orientadores de trânsito – os “amarelinhos” – nas galerias do plenário da Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de melhores condições de trabalho para esses profissionais terceirizados que suplementam as atividades dos agentes de trânsito nas ruas do Recife. “É muito importante e louvável reconhecer a importância do trabalho que vem sendo realizado pela categoria, que já conquistou a simpatia e a confiança da população. Mas esses trabalhadores precisam ser reconhecidos também com melhores salários e condições de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16).
O início das obras de calçamento da Rua Engenho Linda Flor, no UR-3 Ibura, foi tema de um discurso do vereador Samuel Salazar (sem partido) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). O vereador agradeceu a gestão municipal pelo atendimento do requerimento de número 3043/2019, fruto de seu mandato ouvindo a comunidade local.
O vereador Jayme Asfora (sem partido) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (16) para cobrar respostas da Prefeitura a dois pedidos de informação, formulados por seu mandato, sobre o gasto com cargos comissionados da administração. Segundo o vereador, a atual gestão possui mais cargos desse tipo do que quando assumiu a máquina, em 2013. Ele criticou, ainda, o aumento de 102% no número de servidores comissionados com a maior faixa de vencimentos da folha do município.
O vereador André Régis (PSDB) disse na tarde desta quarta-feira (16) que está preocupado com o que pode acontecer nesta quinta-feira (17), quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, colocar em julgamento as ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. “Estou acompanhando o fato com muita preocupação, pois o que está acontecendo no STF é muito lamentável. O que assistimos é a algo muito preocupante”, reforçou.
Para ressaltar a importância dos orientadores de trânsito do Recife – popularmente conhecidos como os "amarelinhos", por usarem bata nessa cor, sobre a farda – a vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou o trabalho que eles realizam, organizando a mobilidade e suplementando as atividades dos agentes de trânsito. “Esses profissionais vão além de suas atribuições, pois conquistam a confiança de todos os recifenses com dinamismo, educação, exercendo disciplinarmente a orientação tão necessária no trânsito e boas práticas de atendimento ao público”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (16).
Mais de quatro mil crianças participam do projeto de inclusão de alunos especiais desenvolvido pela gestão municipal. Segundo a vereadora Goretti Queiroz (PSC), são mais de 280 professores especializados no atendimento de crianças especiais junto com 289 agentes de apoio já contratados, tornando o Recife pioneiro e referência nesse atendimento. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (16), na Câmara do Recife, que conheceu o trabalho realizado nessas unidades através de um aluno com paralisia cerebral, Alisson Gabriel, 13 anos. Mesmo sem coordenação motora e com outras dificuldades como auditiva, ele escreveu um livro e fez um vídeo com auxílio de tecnologia, cedida às escolas pela PCR.