Para ressaltar a importância dos orientadores de trânsito do Recife – popularmente conhecidos como os "amarelinhos", por usarem bata nessa cor, sobre a farda – a vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou o trabalho que eles realizam, organizando a mobilidade e suplementando as atividades dos agentes de trânsito. “Esses profissionais vão além de suas atribuições, pois conquistam a confiança de todos os recifenses com dinamismo, educação, exercendo disciplinarmente a orientação tão necessária no trânsito e boas práticas de atendimento ao público”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (16).
Mais de quatro mil crianças participam do projeto de inclusão de alunos especiais desenvolvido pela gestão municipal. Segundo a vereadora Goretti Queiroz (PSC), são mais de 280 professores especializados no atendimento de crianças especiais junto com 289 agentes de apoio já contratados, tornando o Recife pioneiro e referência nesse atendimento. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (16), na Câmara do Recife, que conheceu o trabalho realizado nessas unidades através de um aluno com paralisia cerebral, Alisson Gabriel, 13 anos. Mesmo sem coordenação motora e com outras dificuldades como auditiva, ele escreveu um livro e fez um vídeo com auxílio de tecnologia, cedida às escolas pela PCR.
Uma ação judicial impetrada contra o Centro de Formação Paulo Freire determinando a desocupação da área coletiva do Assentamento Normandia, em Caruaru, do Movimento Sem Terra (MST) foi suspensa pelo desembargador Manoel Erhardt, do Tribunal Regional Federal, em virtude de um agravo de instrumento dos advogados do Centro. A ação tramitava na 24ª Vara Federal de Pernambuco e a notícia da suspensão foi comemorada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara do Recife.
Raciocínio lógico, memória, concentração. Essas são algumas das habilidades que podem ser potencializadas pela prática do xadrez. O jogo de tabuleiro é usado como ferramenta em escolas de diversos lugares do mundo – e o Recife vai ser mais um deles, após o lançamento do programa Xadrez nas Escolas, da Prefeitura. Na Câmara Municipal, a iniciativa foi elogiada pelo vereador André Régis (PSDB) nesta quarta-feira (16).
Na manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para o lançamento do livro Manual de Sexologia Forense e Atendimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, de Eveline Catão, médica legista coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal de Pernambuco. “O Manual busca esclarecer as atribuições e competências dos profissionais que atuam na área de sexologia, bem como a utilização de protocolos e fluxograma de atendimento às vítimas de violência sexual”, enfatizou a parlamentar.
Pelos relevantes serviços prestados ao Recife o empresário do ramo de representação de vendas José Ubaldo do Nascimento recebeu o título de Cidadania Recifense, em solenidade realizada na noite desta terça-feira (15), por iniciativa do primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Gueiros (PSB). “Viver é participar de uma constante batalha, porque nós não escolhemos os nossos pais e nem nossos irmãos. Igualmente não escolhemos o lugar onde nascemos. Contudo escolhemos o lugar onde queremos viver e onde estabelecemos o nosso campo de batalha. Isso aconteceu com José Ubaldo”, pontuou Gueiros, no discurso de saudação.
O vereador Jayme Asfora (sem partido) leu nota de repúdio da Associação de Servidores de Controle Interno do Recife -ASCIRE – à decisão do Controlador-geral do Município de solicitar corte do ponto dos servidores. O corte diz respeito a dois dias em que eles participaram, na Câmara, da discussão do projeto de lei do Executivo número 12/2019, "que tratava entre outras matérias, de mudança relativa à nomenclatura do antigo cargo de analista de controle interno", ressaltou o vereador na tarde desta terça-feira (15).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), juntamente com o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) receberam, na tarde desta terça-feira (15), a visita do vice-presidente Executivo do Grupo Diario de Pernambuco, Sérgio Jardelino, e da diretora de Marketing, Tatiana Sotero. Eles vieram apresentar à Casa de José Mariano o projeto Recife para Todos.
Uma justa homenagem ao educador Paulo Freire, recifense, reconhecido mundialmente pelo método de alfabetização que criou poderá ser realidade, caso o projeto de lei 199/2019 do vereador Rinaldo Junior (PSB), aprovado em segunda discussão, na tarde desta terça-feira (15), na Câmara do Recife, for sancionado pelo poder Executivo. A proposta prevê transformar o educador em Patrono da Educação da cidade. “Em tempos em que o presidente da República diz que se tivesse um lança chamas queimaria toda obra de Paulo Freire, que por sua importância no cenário mundial já é patrono do Brasil, torná-lo patrono do Recife é um desabafo”.
Uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara na última segunda-feira (14) foi tema de um discurso de sua presidente, a vereadora Michele Collins (PP), nesta terça-feira (15), na tribuna da Casa de José Mariano. No encontro, os vereadores da Comissão criaram uma oportunidade de diálogo entre o poder público e representantes de um grupo de 55 migrantes venezuelanos que chegaram ao Recife há cerca de duas semanas.