Ao repetir o conteúdo do discurso que o senador eleito do Ceará pelo PDT, Cid Gomes, fez em ato realizado segunda-feira, em Fortaleza, o representante do PSDB na Câmara Municipal do Recife, vereador André Régis, fez críticas ao candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad. “Ele precisa fazer uma autocrítica e pedir desculpas ao País pela corrupção cometida pelo Partido dos Trabalhadores, na Petrobras”, afirmou, na tarde desta terça-feira (16). Régis elogiou Cid Gomes diversas vezes, na tribuna, ao lembrar as críticas do cearense que pediu um “meia culpa” do petista no segundo turno e que se Haddad não o fizer, ainda segundo o senador eleito, “será bem feito” perder para o candidato do PSL.
O vereador André Régis (PSDB) transmitiu à Câmara Municipal o desejo do cônsul-geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, de estabelecer uma relação mais produtiva do país com a capital de Pernambuco e fez apelo para que a liderança da bancada do Governo interceda junto ao prefeito Geraldo Julio no sentido de estreitar laços com a representação diplomática. “Tive o privilégio de almoçar com o cônsul-geral e com o adjunto, Tadao Furukawa, com quem conversei sobre a necessidade de o Recife descobrir uma cidade-irmã japonesa’, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).
“Sim à Vida” é o nome da Caminhada promovida anualmente pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com o objetivo de chamar a atenção para o bem mais precioso de todo ser humano: a própria vida. O assunto foi trazido à Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (16), pelo vereador Aerto Luna (PRP), que convidou a todos a participarem. Trata-se da 12ª edição do evento, que este ano tem como tema “Eu vim para que todos tenham vida” e será realizada no próximo domingo , dia 21, a partir das 7h da manhã, na Praia de Boa Viagem, em frente ao Castelinho.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) alertou aos eleitores que a campanha do candidato à presidência pelo PSL, o capitão candidato, Jair Bolsonaro, está utilizando tecnologias internacionais para produzir notícias falsas sobre o concorrente do PT, professor Fernando Haddad. Ele disse, na tarde desta terça-feira (16), na Câmara do Recife, que estas notícias servem tão somente para enganar as pessoas, especialmente as que não têm acesso à banda larga da internet para checar a verdade dos fatos. “O Tribunal Superior Eleitoral retirou nesse segundo turno pelo menos 100 postagens do ar, sendo que a maioria absoluta é da campanha do candidato capitão. Cobram da campanha do PT autocrítica. Parece até que querem que o candidato Haddad ande pelas ruas se autoflagelando”.
Dos vinte e dois projetos de lei analisados pela Comissão de Legislação e Justiça, oito foram aprovados, quatro retirados de pauta, dois tiveram pedido de vista e oito foram rejeitados. A comissão também distribuiu na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, vinte e três novos projetos de lei entre os membros do grupo.
O vereador Wanderson Florêncio (PSC) agradeceu aos eleitores que garantiram, nas eleições do dia sete deste mês, o ingresso dele na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir de 1º de fevereiro de 2019. “Vou honrar o interesse de todos os pernambucanos que votaram em mim. A minha campanha foi feita totalmente baseada em atender o desejo de uma população que não estava sendo ouvida. Irei defender os interesses dessas pessoas”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (15).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) parabenizou todos os professores e professoras pela passagem do seu dia. Na tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), Dia do Professor, a parlamentar afirmou a satisfação em exercer a profissão por mais de 20 anos. “Quero destacar a delícia e o prazer que é ser professor. Mesmo com tantos percalços, dificuldades e desafios, ser professor é muito prazeroso”.
O vereador Renato Antunes (PSC) aproveitou a passagem do Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15), para fazer um apelo no sentido de que o projeto de lei número 22/2018, de sua autoria, seja colocado em pauta ainda este ano. A matéria estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das unidades de ensino da rede pública municipal e da rede particular localizadas no município do Recife. “Mais do que palavras, este projeto de lei é um reconhecimento de que a educação precisa ser levada a sério”, disse, na reunião ordinária.
Além de se solidarizar com a funcionária pública Paula Guerra, agredida recentemente por apoiadores do candidato à presidência pelo PSL, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu a todos para refletirem sobre os planos para educação postos pelos dois candidatos em campanha, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Aproveitou a comemoração do Dia dos Professores, na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, para saudar os colegas parlamentares que ensinam e refletir sobre propostas.
Preocupado com os episódios de violência relacionados com as eleições, o vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para alertar sobre o acirramento dos ânimos que vem se registrando na campanha presidencial. “O que está acontecendo no País não é próprio do comportamento democrático. O acirramento está gerando casos graves que chamam a atenção de todos os republicanos, independentemente de que lado esteja. As ocorrências são assustadoras”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (11).