Brasileiro é louco por futebol e o mundo inteiro também. A recente Copa do Mundo mostrou isso. Muitos dos grandes ídolos brasileiros saíram de campinhos de várzea. Mais do que isso. O futebol é capaz de unir povos completamente estranhos e com rivalidades muito além dos campos. Mas ali se apaziguam e a disputa é apenas pela bola. Além de ter o poder de promover a paz, ainda que momentânea, é fundamental para integrar comunidades carentes, tirar jovens das ruas e principalmente das drogas. Pensando em todos esses benefícios e por paixão pelo futebol, o vereador Almir Fernando (PCdoB) propôs um projeto de lei criando o Programa Adote um Campo, com a finalidade de estabelecer parcerias entre poder público e sociedade. Dessa forma ele entende que novos campos de futebol amador poderão ser criados e os já existentes mantidos. O PLO 277/17 está tramitando nas Comissões temáticas da Câmara do Recife.
Tramitam na Câmara dois projetos de lei de autoria do vereador André Regis (PSDB) que determinam a inserção do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados do Recife. O símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é representado mundialmente por uma fita entrelaçada composta por peças de quebra-cabeça coloridas.
Fornecer subsídios a servidores públicos municipais para a aquisição da casa própria. Esse é o objetivo do Programa Casa Recifense, uma proposta da vereadora Michele Collins (PP) que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Segundo o projeto de lei nº 128/2018, que busca instituir o programa, o benefício deverá ser concedido pela Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Habitação (FMH), em complemento à obtenção de crédito imobiliário oferecido por Agentes Financeiros conveniados.
A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) iniciou sua história num concerto em julho de 1930, no Teatro de Santa Isabel. Na época, ainda com o nome de Orquestra Sinfônica de Concertos Populares. Hoje, 88 anos depois, o grupo ganhou o mundo e os corações dos recifenses, e pode ganhar também o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. A proposta de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) aguarda os pareceres das Comissões de Educação e de Legislação e Justiça.
Dar o nome de alguém a uma rua ou praça é sinal de respeito e uma maneira de homenagear aquela pessoa que em vida exerceu atividades positivas para determinadas comunidades. Foi o caso do local situado entre as ruas Santa Maria Gorete e a Alto da Carola, no bairro de Vasco da Gama. Pela proposta da vereadora Aimeé Carvalho (PSB) esse local passa a se chamar rua Maestro João Vieira de Araújo. A lei já está em vigor. “Esta é uma justa homenagem à memória de um saudoso cidadão recifense, bem como aos seus familiares, que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade”.
O mosquito da dengue tem dado muita dor de cabeça à população, literalmente. Sem contar que pode deixar consequências graves para quem contrai a dengue e outras doenças transmitidas por ele. Foi pensando nisso e no bem estar da população que o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) criou o projeto de lei 72/18, em tramitação nas Comissões temáticas da Câmara do Recife, instituindo a Campanha Permanente de Orientação, Conscientização, Prevenção e Combate ao mosquito Aedes Aegypti nas Escolas Públicas da Rede Municipal.
O presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), representou o Poder Legislativo municipal na recepção de boas vindas à nova cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing. O evento ocorreu na noite da quinta-feira (12), no bairro das Graças. O parlamentar destacou que, ao prestigiar a cerimônia, a Casa reforçou o caráter de amizade entre os dois países e demonstrou o respeito que o Recife cultiva em relação aos povos de outras nacionalidades.
O presidente de Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo marques (PSB) participou de solenidade militar, na manhã desta quinta-feira (12), para comemorar os 72 anos de existência do Hospital da Aeronáutica do Recife. “O HARF é de grande relevância histórica para o Recife, pois ao longo de mais de sete décadas, tem realizado serviços na área de saúde, em prol dos militares e seus dependentes ligados ao Segundo Comar. O Hospital tem atendido, também, às emergências da população civil, geralmente vítimas de acidentes de trânsito, violência urbana, afogamentos e ataques de tubarão, dentre outros, prestando-lhes, portanto, os primeiros socorros”, disse o vereador.
Cidade de forró, frevo, maracatu – e rock. A pluralidade cultural do Recife pode ganhar um novo marco caso seja aprovado o projeto de lei nº 110/2018, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal. O texto, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PRTB), propõe instituir no dia 13 de julho um dia municipal para o gênero popular consagrado pelos Beatles e Rolling Stones.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) quer instituir no calendário oficial de eventos do Recife o Dia da Visibilidade Lésbica, a ser comemorado em 29 de agosto. A data foi criada em 1996, durante o I Seminário Nacional de Lésbicas. O projeto de lei nº 136/2018 tramita na Câmara e aguarda pareceres das Comissões de Educação e de Legislação e Justiça.