Notícias

Um problema identificado na rua Gomes Taborda – mais conhecida como rua da Lama – foi alvo de um discurso do vereador Aderaldo Pinto (PSB) na tarde desta terça-feira (27), na Câmara do Recife. O parlamentar criticou a proibição, por parte da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), do estacionamento de automóvel nos dois sentidos da via.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (27) com o objetivo de discutir o tema: “A infrequência e evasão escolar, responsabilidade de todos”. Ela considerou que diversos fatores podem fazer com que um aluno deixe de estudar e citou, entre outros, a falta de interesse pela escola, as dificuldades no aprendizado, as doenças crônicas, os problemas com transporte escolar, a precariedade do sistema educacional, a falta de incentivo do governo e dos pais. “A evasão e a infrequência escolar, infelizmente, são problemas recorrentes em muitas escolas. Com o aprendizado inviabilizado, nossas crianças têm sofrido sérios prejuízos em sua formação. Esperamos que a escola saiba lidar com essa situação, juntamente com os pais, os alunos e o Poder Público, a fim de buscarmos uma educação de qualidade”, afirmou.

Dois dos sete projetos de lei encaminhados na semana passada, pelo Poder Executivo, foram distribuídos em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (26), para avaliação e emissão de pareceres da Comissão de Legislação e Justiça. O de número 22/2018, disciplina programa Bolsa Atleta do Recife, alterando parcialmente a Lei Municipal nº 17.813/2012; e o 23/2018, que extingue o Fundo de Vias Públicas e revoga as Leis Municipais nos. 16.356, de 29 de dezembro de 1997 e 16.380, de 15 de abril de 1998.

Neste domingo (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início à Campanha “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém”. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na segunda-feira (26), a vereadora Ana Lúcia (PRB) abordou o assunto, exibiu o vídeo da campanha e lamentou os números de feminicídio no país.

Faculdades, centros universitários e universidades privadas do Recife deverão proporcionar a seus estudantes, professores e funcionários treinamentos de evacuação para casos de incêndio. É isso que dispõe o projeto de lei nº 386/2017, de autoria do vereador André Régis (PSDB), que foi aprovado em primeira discussão pela Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (26). Na ocasião, o parlamentar subiu à tribuna para defender a proposta.

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (26) para fazer um discurso de agradecimento pelo fim da greve dos médicos da rede pública municipal do Recife. A categoria, que estava paralisada desde o dia 21 de setembro, retornou às unidades de saúde na última quinta-feira (22).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu, na reunião ordinária desta segunda-feira (26), duas decisões tomadas pela Prefeitura do Recife: a de realizar a Conferência das Cidades, que vai discutir a minuta do projeto de lei que apresentará o Plano Diretor; e a exclusão de dois Centros de Educação Infantis (Cemeis) do programa de escola por tempo integral. Ambas as decisões ocorreram, segundo ele, a toque de caixa.

O vereador Eriberto Rafael (PTC) pediu apoio dos vereadores para aprovar o projeto de resolução número 23/2018, de sua autoria e que estava na ordem do dia, que dispõe sobre a criação do banco de ideias legislativas na Câmara Municipal do Recife. “A ideia deste Projeto de Resolução é termos um espaço no site para que a população possa enviar ideias de Projetos de Lei”, disse o vereador, nesta segunda-feira (26).

O vereador Romero Albuquerque (PP) anunciou que até o dia 19 de dezembro será regulamentada a lei municipal 17.918/2013, que proíbe a circulação, no Recife, de carroças movidas a tração animal. “Mas eu quero informar que ela não será regulamentada por iniciativa do prefeito Geraldo Julio. A Prefeitura do Recife, até aqui, não demonstrou nenhum interesse e engavetou essa lei desde 2013. Inclusive, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) respondeu a meus pedidos de informações sobre essa lei citando que não havia previsão para a regulamentação”, anunciou o vereador, na reunião ordinária desta segunda-feira (26).

O possível ingresso do Recife no Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) motivou um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (26). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar se posicionou desfavorável à contratação da associação pública baseada em Santa Catarina. De acordo com ele, é preciso valorizar empresas locais do setor.