O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (10) para destacar o aumento da violência no centro da cidade. De acordo com o parlamentar, o número de assaltos é cada vez mais recorrente, o que tem causado medo nas pessoas e afetado o turismo do Recife. Ele fez um apelo às autoridades pedindo mais policiamento.
“Solicito que o projeto de lei do Executivo número 70/2017, em discussão, não seja votado hoje (10) pelo plenário desta Câmara do Recife, embora nossos pares tenham colocado o mesmo para votação, por haver dúvidas quanto ao seu conteúdo”, pediu o vereador Carlos Gueiros (PSB). Ele disse que o projeto em questão cria grupo ocupacional de promoção dos direitos das mulheres do Recife, criando os cargos efetivos necessários para a sua composição, mas não diz aonde os contratados serão alocados.
O empresário Luiz Henrique da Cruz Ribeiro recebeu um voto de aplauso da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (10). Os parlamentares aprovaram o requerimento nº 1691/2018, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SDD), parabenizando Ribeiro pela idealização e autoria do site Mobilize Brasil. A página, dedicada à mobilidade urbana sustentável, divulga dados técnicos e estudos relativos ao setor, dentro os quais análises dos deslocamentos nas principais cidades brasileiras.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) informou que a lei municipal que altera o prazo de contratação de funcionários de 2 anos com mais 2 de prorrogação, para 4 anos mais 4 de prorrogação contratual, votada e aprovada na Câmara do Recife, deverá sofrer intervenção do Ministério Público de Contas do Estado. O vereador esclareceu nesta terça-feira (10) que votou contra o projeto que tramitou na Casa, por considerar que esta gestão ou as que vierem depois poderão contratar funcionários sem concurso por 8 anos seguidos.
Aproximar futuros jornalistas de um campo essencial para a sociedade e para os profissionais de comunicação: a política. Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife recebeu, na tarde desta terça-feira (10), um grupo de estudantes do primeiro período do curso de Jornalismo do Centro Universitário Brasileiro (Unibra). Acompanhados pela professora Silvana Marpoara, os alunos foram recepcionados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).
O assunto mais debatido nesses últimos dias, de acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), tem sido a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado passado, e o lugar que ocupamos nessa democracia. Ele disse na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (9), que tem ressalvas ao conceito de democracia, "pois nunca vivemos uma democracia plena. Votamos, mas as pessoas não são livres e informadas para tomar decisões, há problemas de compreensão, há problemas com o capital financeiro que a tudo aparelha”.
Em discurso realizado na Câmara do Recife, o vereador Jairo Britto (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (9) a respeito da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida no último sábado (7). A intervenção do vereador, que se mostrou contrário à prisão após a condenação em segunda instância de Lula, ocorreu em meio a discursos de diversos outros parlamentares, como Almir Fernando (PCdoB), André Régis (PSDB), Ivan Moraes (PSOL) e Renato Antunes (PSC).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu levantamento recente dos imóveis do centro do Recife, realizado pela a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com a ONG FASE, o coletivo A Cidade Somos Nós e o Coletivo Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS). Segundo disse o parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (9), trata-se de um mapeamento de 112 imóveis para observar o uso de cada um.
O Brasil passa por um momento importante de teste em sua República e Constituição, que vai fazer 30 anos, refletiu o vereador André Régis (PSDB), na tarde desta segunda-feira (9), na Câmara do Recife, ao comentar a prisão do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado passado. Para ele, o primeiro grande teste foi no impeachment de Collor de Melo. "Diziam à época que não superaríamos, superamos. O segundo grande teste foi no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, aconteceu e o país suportou. Vivenciamos uma enorme crise, e ainda estamos vivenciado. Paralelo a isso o dado mais importante é a Operação Lava Jato desde 2014, uma mudança de paradigma, e agora temos a prisão do ex-presidente. Diziam que se houvesse o país pararia. Nada disso aconteceu”.
Em meio a uma reunião plenária que teve como tema principal a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (9), para expressar sua opinião sobre o caso. O parlamentar leu uma nota do Partido Comunista do Brasil assinada pela pré-candidata a presidente da República da legenda, Manuela D’Ávila.