A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara discutiu oito projetos de lei e distribuiu outras nove propostas na reunião promovida na tarde desta segunda-feira, 13. Entre as matérias analisadas pela presidente do grupo, Michele Collins (PP), e o vice-presidente Ivan Moraes (PSol), está a de número 166/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que quer proibir os estabelecimentos empresariais, comerciais e sem fins residenciais de destinarem as calçadas públicas para estacionamentos exclusivos de seus clientes.
O Centro de Preparação de Oficinas da Reserva do Recife (CPOR), que está comemorando 84 anos, foi homenageado em reunião solene realizada nesta segunda-feira, 13, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD). “Uma das instituições mais prestigiadas do Exército Brasileiro e uma das mais tradicionais organizações militares do nosso estado, o CPOR Recife é parte integrante da História de Pernambuco desde 1933, sendo protagonista, a partir de então, dos desdobramentos políticos e sociais do estado”, disse o vereador.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) entregou o título de cidadão recifense ao empresário curitibano Carlos Roberto Wizard Martins na tarde desta sexta-feira, 10. Homem de negócio, com forte capacidade de investimento, ele tem uma atuação diversificada, que vai desde a área de educação, passando pelos esportes e material esportivo, rede de produtos naturais, cosméticos e fast food. Hoje, é dono da escola de idiomas Wise Up, do Banco Social Bank e da marca Topper, patrocinador oficial do Clube Náutico Capibaribe. “Ele é um dos principais empresários brasileiros da atualidade”, afirmou Maguari.
O projeto de lei do vereador Romero Albuquerque (PP) tem como proposta incluir no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Prêmio da Música de Pernambuco”. Caso seja aprovado, a premiação deverá ser realizada anualmente, na última quinta-feira do mês de abril. A matéria está tramitando nas Comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura,Turismo e Esportes para análise e emissão do parecer.
A criação do bairro do Setúbal foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) na tarde desta quinta-feira, 9. A proposta, derivada do projeto de lei 285/2017, de autoria do próprio parlamentar, estabelece que o novo bairro comporte, no sentido Norte-Sul, o trecho a partir da Rua Barão de Souza Leão até o limite do Recife com Jaboatão dos Guararapes. E, no sentido Leste-Oeste, a área da Avenida Boa Viagem até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Moradores, vereadores e representantes da Prefeitura do Recife participaram do debate.
A sala das Comissões ficou repleta de pessoas da sociedade civil, mulheres do Bairro do Passarinho, cadeirantes e pessoas com outras deficiências que vieram acompanhar a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife. Na tarde desta quinta-feira, 09, também ocorreu a participação do diretor Executivo de Orçamento do Município, Artur Barbosa, que conversou detalhadamente com o colegiado sobre as 75 emendas que constavam na pauta. São medidas elaboradas pelos vereadores do Recife à Lei Orçamentária Anual 2018 (LOA) e o Plano Plurianual 2018-2021 (PPA) . Todos os presentes tiveram oportunidade de discutir e defender as propostas analisadas.
Embalado no som das ruas, o Hip Hop mandou a real no plenário da Câmara de Recife ao receber homenagem pela passagem de seu Dia Municipal. A homenagem também veio de uma representante das ruas e comunidades da cidade, a vereadora Natália de Menudo (PSB), estreante na Casa de José Mariano. A reunião solene aconteceu nesta quinta-feira 09, ao som de muita música, improvisos rimados e gente de todas as idades e comunidades. A autora da solene também propôs projeto de lei criando a semana do Hip Hop, a ser comemorada na segunda semana de novembro. O MC Tiger e a Rapper Lady Lya se apresentaram no plenário.
O vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) pretende implementar o projeto “Cultura nas Praças” no Recife (PLO 350/2017). A proposição, que está tramitando na Casa, englobaria exibição de filmes, apresentações culturais, encenação de peças teatrais, manifestações folclóricas, artesanato, entre outras atividades.
Uma homenagem ao centenário da primeira vereadora da Câmara de Recife, Júlia Santiago, se estendeu a todas as parlamentares que ocupam uma cadeira na Casa de José Mariano. Foi o que ocorreu na solenidade realizada na noite desta terça-feira, 8, a partir de proposta da Mesa Executiva da Casa para resgatar importante marco na luta das mulheres pela representação nos espaços de poder da sociedade. Aline Mariano (PMDB) e Michele Collins (PP) se revezaram na presidência da reunião solene. Diversas vereadoras e ex-vereadoras, juntamente com um sobrinho neto da homenageada, André Resende, receberam um diploma comemorativo durante a reunião solene. Uma placa com o nome da primeira vereadora foi aposta no pátio interno da Câmara.
O Programa Novo Clima, que prevê climatização das escolas da rede municipal de ensino do Recife até 2019, lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira, 08, foi destacado na Câmara Municipal do Recife pelo vereador André Régis (PSDB). “Todos sabem que desde a legislatura anterior, eu subo nesta tribuna pedindo a climatização das escolas. Pedindo providências para a melhoria da qualidade de ensino”. Ele aproveitou a oportunidade para citar que a plataforma criada pelo seu mandato, o Raio-X das Escolas, detalha a situação de cada estabelecimento de ensino.