Notícias

A restauração de um sobrado que estava em situação de ruínas, na Rua do Imperador, centro do Recife, mereceu destaque por parte do vereador André Régis (PSDB), na reunião plenária desta terça-feira, 3. “Foram realizadas obras de reforma, preservação da fachada, dando uma funcionalidade a um imóvel construído no início do século 20 e que estava se deteriorando. É digno do nosso aplauso”, disse.

Um livro que combina o formato narrativo com belas imagens. Essa é a obra “Uma visão histórica de Pernambuco sob o olhar do legislativo estadual”, que foi entregue nesta terça-feira, 3, ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). São dois volumes, cada um com 400 páginas, que abordam as experiências políticas vividas desde o período colonial em Pernambuco e faz um levantamento dos parlamentares que se destacaram ao longo dos séculos.

O rezoneamento eleitoral da capital pernambucana foi tema de um discurso feito pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (3), na Câmara do Recife. As mudanças haviam sido discutidas em uma audiência pública de iniciativa do parlamentar na semana passada. Repercutindo o evento na tribuna do plenário, o vereador se posicionou contra as modificações.

Os proprietários de imóveis e edificações atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas no Recife poderão ficar isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), caso o projeto de lei (PLO 298/2017), de autoria do vereador Chico Kiko (PP), seja aprovado. A matéria está em tramitação nas Comissões de Legislação e de Finanças.

“Não podemos deixar que a casa onde morou durante cinco décadas, Lourenço da Fonseca Barbosa, o mestre Capiba, seja transformada em um prédio e pertença a iniciativa privada. Precisamos preservar cada vez mais elementos históricos ligados a figuras que mostrou Recife para o mundo, nesse caso, através do nosso respeitado frevo”, relatou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (02) ao falar sobre a venda da casa do compositor pernambucano.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (Mam) estreou o 35º Panorama da Arte Brasileira, onde ocorreu a performance do coreógrafo Wagner Schwatz . Ele se apresentou nu, permitindo que o público tocasse o seu corpo. Ao longo de uma sessão, uma criança que estava acompanhada pela mãe, interagiu com o artista tocando seu pé, enquanto ele ficou deitado sobre o chão. Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (02) a vereadora Aimée Carvalho (PSB) considerou a performance ofensiva, propondo um voto de repúdio que foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes no plenário.

A inclusão do ensino sobre gênero nas escolas sugerido pelo Conselho Nacional de Educação, para constar na nova Base Nacional Comum Curricular foi criticada pela vereadora Michele Collins (PP), na Câmara Municipal do Recife. Ela classificou como golpe do Ministério da Educação a inclusão do ensino sobre gênero, uma vez que durante debates e consultas públicas mais de seis mil municípios e Estados do país, incluindo Recife, rejeitaram a questão. Embora o Ministério da Educação tenha feito consulta pública para elaborar Base Curricular e o documento tenha sido aprovado pelo Conselho Nacional, que o aprovou na sua forma original, sem o ensino de gênero, a entidade de classe achou por bem rediscutir o assunto e reinserir o ensino de gênero nas escolas.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (2) para discutir 26 projetos de lei e de decreto dos poderes Legislativo e Executivo. Na sede da Casa de José Mariano, os parlamentares membros do grupo – que é presidido pelo vereador Aerto Luna (PRP) – votaram pela aprovação de nove dessas matérias.

Embora tecendo críticas por não obter retorno às suas tentativas de conversar com a Câmara Municipal do Rio de Janeiro sobre o projeto de Lei número 765/2014 - que deu origem a lei municipal da cidade do Rio número 6.123 - o vereador Chico Kiko, afirmou que vai elaborar para o Recife, um projeto nos mesmos moldes. Segundo ele, dará entrada na Casa de José Mariano a um projeto “que obriga o embarque e desembarque de passageiros idosos, deficientes físicos e mulheres fora das paradas de ônibus”.

Unidade de Saúde da Família Tereza Ramos. Esse deve ser o novo nome da Unidade de Saúde da Família da Guabiraba, localizada no bairro de mesmo nome, caso um projeto aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife venha a ser sancionado pelo prefeito. Autor da proposta, o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) subiu à tribuna para defender seu projeto.