Notícias

Dois assuntos levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 24. Ele convidou a todos para participar da reunião que marcará o reinício das obras da Escola do Córrego do Euclides, na zona norte do Recife e de uma audiência pública no plenarinho da Câmara. Segundo ele, uma reunião com secretários municipais do Recife está marcada às 8h da manhã desta quinta-feira, no local da escola e, em seguida, às 10H, ele promoverá a audiência pública sobre áreas de riscos nos morros da cidade.

A Câmara do Recife aprovou nesta quarta-feira (24) um requerimento de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP) que pedia voto de repúdio à vereadora Eleanora Broilo (PMDB), do município gaúcho de Farroupilha. Em um debate sobre corrupção realizado na última segunda-feira (22), a parlamentar afirmou que “nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar.”

Canos expostos na extensão de vias como as ruas Britânia, Florestal e Acelina Câmara no bairro do Jordão, na Zona Sul da cidade, vem impedindo o tráfego de carros e do maquinário utilizado pela prefeitura naquela região. Na tarde desta quarta-feira (24), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), que relatou os problemas durante a reunião plenária, pediu que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realize uma intervenção na localidade. “Não é possível consertar as tubulações porque as máquinas utilizadas para ajustar os canos não conseguem chegar até eles”.

A rotina de pessoas portadoras de necessidades especiais inclui a utilização de rampas, placas em braile e em relevo, marcações táteis no piso, louças sanitárias, pias e barras de apoio nos banheiros públicos da cidade. A adequação desses itens é estabelecida pela norma da ABNT de nº 9050 de 2004 que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (24), a vereadora Aimée Carvalho (PSB) falou sobre seu projeto de lei de nº 387/2013 que trata da obrigatoriedade da instalação desses equipamentos em ambientes públicos.

O vereador Wanderson Florêncio (PSC) repercutiu nesta quarta-feira (24), na tribuna da Câmara do Recife, a posse dos participantes do projeto Parlamento Jovem, que aconteceu na Casa na última sexta-feira (19). De acordo com ele, a iniciativa – que dá a jovens interessados na política a conhecer de perto o cotidiano legislativo – tem alcançado sucesso e deve se espalhar entre as câmaras municipais do interior pernambucano.

Na manhã desta quarta-feira (24), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), uma audiência pública que discutiu políticas públicas em defesa da população LGBT. À tarde, durante a reunião plenária, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para repercutir o evento.

O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados de alunos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco no começo da tarde desta quarta-feira (24). Com o apoio do vereador Jayme Asfora (PMDB), os estudantes vieram ao Legislativo municipal para conhecer de perto o funcionamento da Câmara do Recife.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 24, a Comissão de Revisão da Lei Orgânica da Câmara Municipal do Recife analisou pelo menos seis temas polêmicos presentes na principal legislação do Recife, e que funciona como uma espécie de Constituição municipal. Os vereadores debateram sobre a existência dos conselhos municipais (hoje são 21), a formação das frentes parlamentares, a eleição na Comissão Executiva da Câmara Municipal, participação das mulheres na Mesa Diretora da Câmara, implementação da Comissão Permanente de Legislação Participativa e da Tribuna Popular.

Com uma bandeira do segmento LGBT estendida na porta do plenarinho e outra sobre a mesa de debates, a Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSol), na manhã desta quarta-feira, 24, que enfocou a vulnerabilidade do segmento com a ausência de políticas públicas. “Na verdade, essa audiência estava marcada para 25 de abril, mas precisou ser remarcada. Coincidiu de ser hoje, dois dias após o projeto que previa a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBT ser rejeitado em plenário. Esse é um debate importante. Das oito ações previstas no Plano Plurianual (2014-2017), para o público LGBT, a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) deixou de investir recursos em seis delas, de acordo com o Portal da Transparência”, afirmou.

Dois projetos de lei distribuídos e outros dois receberam pareceres favoráveis durante a reunião da Comissão de Segurança Cidadã, realizada na tarde de hoje, 23. Estiveram presentes na ocasião os vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Ricardo Cruz (PPS).