Notícias

Ligada à comunidade do bairro da Mustardinha, a vereadora Natália de Menudo (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (8) para repercutir a passagem do Dia da Comunidade, que foi celebrado no dia 5 de maio. Na ocasião, a parlamentar falou sobre a importância política das comunidades e da reativação do Centro Comunitário da Mustardinha.

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu a intensa participação dos funcionários de gabinetes no curso “disciplinamento regimental e técnica de sua elaboração”, para orientar os assessores dos vereadores no sentido de elaborar pareceres a projetos de lei que tramitam nas comissões.

Ultimamente os números têm indicado um crescimento acentuado quanto ao índice da violência na capital pernambucana. E na tarde desta segunda-feira (08), durante reunião plenária, o vereador Marco Aurélio (PRTB) falou sobre o recente assalto à agência da Caixa Econômica Federal, no bairro do Espinheiro e da falta de segurança na cidade. “Segundo informações, um homem que estava vestido de vigilante entrou no banco, com um comportamento supostamente nada suspeito e horas depois anunciou o assalto. É gritante a repetição de casos como esses”.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife e a Comissão de Direitos Humanos da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), se reuniram nesta segunda-feira (8), na Casa de José Mariano. A visita da OAB serviu para tratar de temas diversos, como feminicídio, criminalização dos movimentos sociais, liberdade religiosa e problemas relacionados às drogas. Na ocasião, os dois grupos estabeleceram um canal de diálogo para tratar desses assuntos.

Os eleitos na última sexta-feira para representar o Parlamentar Jovem da Câmara Municipal do Recife participaram, na manhã desta segunda-feira, 8, do curso de técnica de elaboração legislativa para receber instruções sobre projetos de lei e informações sobre as competências do Poder Legislativo Municipal. O curso ocorreu no plenarinho e foi ministrado pelos advogados Carlos Albuquerque, Líssia Lopes e Clarissa Falcão, que fazem parte da Procuradoria Legislativa.

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife torna pública a decisão tomada na manhã desta sexta-feira, 05, de revogar o aumento do valor do ticket alimentação dos vereadores da Casa. A decisão foi tomada pela Comissão após conversa com o mesmo grupo de parlamentares que havia solicitado o aumento anteriormente.

As eleições da sétima edição do Parlamento Jovem do Recife estão ocorrendo nesta sexta-feira, cinco de maio, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, sob a iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC). “Temos 232 candidatos inscritos e estou muito feliz, pois se trata da edição com o maior número de adesão”, disse. Existente desde 2005, o Parlamento Jovem é um programa que tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo, da vida pública e da Casa de José Mariano.

A mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife, de Mérito José Mariano, foi concedida ao coronel Basílio Barbosa Maciel, da Polícia Militar de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira, 4, pelo vereador Fred Ferreira (PSC). “Tal honraria se deve pela sua destacada atuação nos postos que ocupou na condição de militar. O desejo de conceder esta medalha partiu inicialmente do meu cunhado, o deputado Estadual André Ferreira, quando era vereador do Recife. É uma ideia que, com muito orgulho, realizo hoje por se tratar de um grande profissional”, disse. É a primeira medalha que ele concede como vereador do Recife, no seu primeiro mandato.

Uma das principais tarefas do profissional da comunicação é informar a sociedade através da apuração e publicação de fatos cotidianos e específicos. E na tarde desta quarta-feira (03), durante reunião plenária, o vereador Fred Ferreira (PSC) falou sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e da importância do trabalho do jornalista. “Comemoramos esse marco exatamente hoje. Sem essa liberdade é impossível garantir uma sociedade democrática e formar cidadãos com senso crítico”.