Notícias

Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta quinta-feira (8), do primeiro dia do seminário nacional sobre o avanço do mar na costa pernambucana, promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife. O vereador Josenildo Sinesio (PT), presidente da entidade, fez a abertura oficial do evento, que contou com a presença de vereadores das 14 câmaras municipais da Região Metropolitana do Recife que fazem parte do Parlamento, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, secretários municipais, técnicos, especialistas, professores, estudantes, moradores e representantes de entidades da sociedade civil.

Ao conceder o Título de Cidadão do Recife para o empresário português Vicente Miranda Reis de Melo, o vereador Gustavo Negromonte (PMDB) lembrou na tarde desta quinta-feira (8), no plenário da Câmara do Recife, os laços que unem esses dois países irmãos. “Há mais de quinhentos anos Brasil e Portugal firmaram laços históricos. Hoje, de maneira especial, lembramos essa irmandade tão frutífera entre os dois países ao conceder este título”.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou 15 projetos de lei em reunião realizada nesta quinta-feira (08). Aprovou oito deles, deu parecer rejeitando três e adiou a apresentação do parecer de outros três. Além desses, mais um foi retirado de pauta porque perdeu a finalidade de estar tramitando numa comissão temática, uma vez que ele já foi votado em plenário recentemente.

A lei 16.217 estabelece normas para as operações de carga e descarga de mercadorias no Recife. De autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), a legislação foi sancionada em 1996, mas ainda não vem sendo cumprida. Para discutir a sua aplicabilidade, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), uma reunião com representantes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal.

Celebrado nesta quarta-feira (7), o Dia Mundial da Saúde foi tema de pronunciamento do vereador Jadeval de Lima (PTN) no plenário da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar destacou a responsabilidade dos governantes com a saúde pública e com outros serviços básicos essenciais à população. “O saneamento é um desses aspectos para se manter a saúde das pessoas, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias”.

A paralização da limpeza urbana do Recife desde o último dia 30, um protesto dos profissionais da Vital Engenharia, principal empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos da cidade, levou a vereadora Aline Mariano (PSDB) à tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira (7). A parlamentar disse que, na próxima semana, deverá colocar em votação o requerimento, de sua autoria, que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o problema do lixo.

A tempestade que resultou em tragédia no Rio de Janeiro, revelando a fragilidade estrutural da cidade, serviu de alerta para os vereadores que compõem a Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife. Reunidos na manhã desta quarta-feira (07), sob a presidência do vereador Aerto Luna (PRP), eles revelaram-se temerosos com a repetição da tragédia nos morros recifenses durante a temporada de chuvas que se aproxima. No ano passado, por exemplo, cinco pessoas morreram na queda de uma barreira em Lagoa Encantada, no Ibura.

A Comissão de Legislação e Justiça deu parecer favorável, em reunião promovida na manhã desta quarta-feira (7), ao projeto de lei de autoria do vereador Luciano Siqueira (PCdoB) que dispõe sobre o Sistema Municipal de Ciência e Tecnologia de Incentivos à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no Ambiente Produtivo Municipal. O parecer foi um dos nove apresentados pelos componentes do grupo. Outros dez projetos também foram distribuídos para serem relatados.

Na manhã desta quarta-feira (7), a vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu uma audiência no plenarinho da Casa para discutir a carência de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados de Pernambuco. “É muito angustiante não conseguir dar o tratamento adequado a um paciente. Quando ligamos para a central de regulação a resposta é sempre a mesma, não há leitos de UTI disponíveis nos hospitais públicos. E quando não consegue salvar uma vida, o médico fica decepcionado, frustrado, o sentimento é de derrota. Nos meus plantões eu sofro esta angústia diariamente”. A parlamentar também é médica pediatra.

Chamar a atenção da sociedade para o autismo e permitir a inclusão dessas pessoas nas políticas públicas que tenham por finalidade minimizar as dificuldades que os autistas enfrentam em seu cotidiano. Esses são os objetivos do projeto de lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Inclusão Social dos Autistas. A matéria, de autoria do vereador Jadeval de Lima (PTN), foi aprovada pelos parlamentares por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (6).