Notícias

“Precisa estar na nossa pele para poder sentir o que a gente passa e o que a gente vive.” As palavras do vereador Luiz Eustáquio (PSB) foram em solidariedade ao secretário municipal de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, conhecido como Dema, que foi vítima de racismo durante em evento da Frente Nacional dos Prefeitos, na cidade de João Pessoa (PB). Na tribuna do plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (5), o vereador lamentou o episódio e reforçou a necessidade de combater o racismo estrutural.

Na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), a vereadora Aline Mariano (PP) voltou a pedir que o Governo do Estado dialogue com a Prefeitura do Recife para garantir o funcionamento do Centro de Referência do Idoso. O equipamento, localizado no bairro de Areias, é alvo de um impasse que envolve a cessão do imóvel, que pertence ao Executivo estadual, para o município. Em seu discurso, a parlamentar não deixou de tecer críticas à forma como as disputas entre os dois entes têm sido conduzidas pela oposição à Prefeitura na Câmara.

O futuro de seis postos salva-vidas da orla de Boa Viagem construídos no estilo art déco motivou a apresentação de um requerimento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) por sua inclusão na lista de Imóveis Especiais de Preservação (IEP) do município. Na reunião plenária desta segunda-feira (5), em que o pedido foi lido e votado, a parlamentar subiu à tribuna para defender a matéria, que foi aprovada pelo conjunto de vereadores.

O líder da bancada do PSB na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior, disse que a oposição na Casa está aproveitando a recente polêmica, entre Governo do Estado e Prefeitura do Recife, pelo Centro de Referência do Idoso, para fazer as acusações à antiga gestão municipal. Ele lamentou posts em redes sociais que remontam à fase mais difícil da pandemia de covid-19. "Sabemos que acusações sem provas já causaram muito prejuízo nesse país”, afirmou Rinaldo Junior, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

A vereadora Aline Mariano (PP) manifestou repúdio contra o ato de racismo sofrido pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, mais conhecido como Dema, em evento da Frente Nacional dos Prefeitos, em João Pessoa. “Enquanto a cor da pele for fator determinante para tratamento entre seres humanos, não teremos uma sociedade igualitária. Fica registrado a minha indignação e o meu repúdio”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

A vereadora Pretas Juntas (PSOL) tratou de dois assuntos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5): o primeiro, foram as visitas que ela está realizando nas comunidades das zonas Norte e Sul, que estão sob ameaça de risco neste período chuvoso. O segundo, o ato realizado por Mirtes Renata de Souza, mãe do garoto Miguel, que caiu do nono andar de um prédio de luxo no centro da cidade, onde ela trabalhava, há três anos. “São assuntos importantes e urgentes, que precisam da atenção do poder público”, disse a parlamentar.

Nesta segunda-feira (5), celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi alvo de um discurso proferido nesta manhã pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. No pronunciamento, o parlamentar salientou o tema posto em campanha pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente: o combate à poluição plástica.

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (5) para repercutir uma audiência pública realizada pelo seu mandato na Casa na última quarta-feira (31) sobre os problemas do trânsito do Recife. O evento foi promovido em alusão ao Maio Amarelo, campanha que busca chamar a atenção para o alto índice de mortalidade no trânsito. No pronunciamento, o parlamentar questionou o nível de investimento do município em programas de educação no trânsito e para o trânsito.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (5), para tratar a respeito dos materiais comprados pela antiga gestão municipal, na época da pandemia, e sobre a situação do Centro de Referência do Idoso, localizado ao lado do Hospital de Areias. O imóvel pertence ao Governo de Pernambuco e foi cedido à gestão municipal.

Nesta segunda-feira (5), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) citou o requerimento nº 6213/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Prefeitura a fim de que viabilize a inserção de um botão para marcação de consultas nas unidades de saúde dentro da plataforma digital Conecta Recife.