Notícias

Na noite desta segunda-feira (29), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, para comemorar o Dia Internacional da Dança. A data foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Personalidades atuantes no cenário da dança local foram celebradas na Câmara. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

Nesta segunda-feira (29), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões: Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça. Em pauta, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências. A proposta foi analisada e aprovada pelos colegiados.

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao cantor e compositor Sérgio Lopes, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (29), por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PP). O artista é natural de Campina Grande, na Paraíba, e passou a dedicar-se à música evangélica quando mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1982. O parlamentar ressaltou que, "ao longo de sua carreira, Sérgio Lopes nos presenteou com composições que tocam profundamente nossos corações”, afirmou ao destacar as músicas “O Amigo”, “Sonhos” e “Tente Lembrar”. A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL).

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife - Saúde Recife, em seu pronunciamento durante a reunião plenária desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal. Ele reclamou “da ausência de debate na mesa de negociação” e defendeu novas adesões.

A reabertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Bongi-Boa Ideia, que se localizava no bairro do Bongi, Zona Oeste, foi solicitada pelo vereador Doduel Varela (PSD) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). “Aquela unidade atendia a cerca de 10 mil pessoas por mês e desde o seu fechamento, há três anos, a assistência está sendo feita por outro posto, que agora vem acumulando o atendimento e prestando um serviço precário porque ficou com uma demanda muito grande”, disse.

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu o requerimento número 3705/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e louvor pela memória do Padre James Kohmetscher, mais conhecido como Padre Jaime, “em reconhecimento ao seu notável período de sacerdócio, destacando-se a luta pela melhoria das condições de vida do povo de Brasília Teimosa”. De acordo com a parlamentar, o sacerdote foi um homem que fez história no Recife e até o nome da comunidade, na Zona Sul, tem correlação com a atuação do religioso. A parlamentar também discutiu outros 24 requerimentos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29).

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) lamentou a queda de parte do prédio do Memorial de Medicina de Pernambuco, localizado no Derby, e disse que o prédio é histórico e que, apesar de ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, vem se deteriorando. “Quero reverberar o apelo das entidades médicas que funcionam no espaço e conclamar a Universidade Federal de Pernambuco e o Governo do Estado, mesmo que aquele imóvel não seja de sua responsabilidade, para ajudarem na restauração e manutenção dele”, disse na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29).

O vereador Davi Muniz (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para destacar ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de Pernambuco. Ele parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo Programa Mães de Pernambuco, Bônus Livro e a rede de cozinhas comunitárias.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) comemorou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (29), a aprovação do projeto de decreto legislativo (PDL) número 3/2024, que concede o Título de Cidadã do Recife para a professora, pesquisadora e militante contra a transfobia Dayanna Louise Santos. “Superamos o sentimento que ficou no final do ano passado, quando votamos esse PDL que garante essa comenda importantíssima para uma mulher que merece", disse. O parlamentar se referiu a votação dessa proposição, no dia 11 de dezembro do ano passado, que foi rejeitada porque não obteve o total de votos necessários. Era preciso ter 3/5 dos votos favoráveis, ou seja 24 votos, mas só obteve 20.

A vereadora Ana Lúcia repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), o caso de um cachorro da raça golden retriever, que morreu na semana passada, depois de ser transportado de avião para o lugar errado. Ela destacou a importância de a sociedade reavaliar e discutir o conceito de companhias aéreas transportarem animais de estimação junto com as bagagens dos passageiros no avião.