Notícias

Foram aprovados na manhã desta segunda-feira (12), em duas votações, no plenário da Câmara Municipal, dois projetos de lei enviados pelo prefeito João Campos que devem promover um ciclo de investimentos em infraestrutura da cidade, criando o ProMorar Recife. “As vereadoras e os vereadores compreenderam a necessidade das medidas para benefício do povo recifense e fizeram um esforço concentrado para dar celeridade na tramitação”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Ao debater o projeto de lei do Executivo número 34/2022, que autoriza a contratação de recursos para execução do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), o vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), disse que a Prefeitura do Recife está pedindo o empréstimo financeiro, porque além da necessidade dos recursos “tem gestão e capacidade de pagamento”. Ele informou que o prefeito João Campos, antes de propor a operação de crédito que vai endividar as finanças públicas por cerca de 20 anos, esteve em Brasília para conversar com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, visando destravar recursos que já estariam pactuados para as obras. Mas, nada teria sido feito pelo Governo Federal.

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura do Recife a contratar uma operação de crédito de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No debate, alguns parlamentares levantaram pontos de crítica sobre a proposta, que vai aportar recursos no Programa de Requalificação e Resiliência em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). Mesmo votando a favor do projeto, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) afirmou que ele não traz as informações necessárias sobre como os recursos serão destinados.

O vereador Osmar Ricardo (PT) falou da importância do reconhecimento profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), a partir do projeto de lei Ordinária nº 260/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife, o Dia do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), em 21 de julho. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (12), o parlamentar também abordou a necessidade da abertura de concurso público para a categoria.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (12), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a discussão, o vereador Renato Antunes (PL) declarou voto favorável ao empréstimo, que visa a financiar o Programa de Requalificação e Resiliência em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). No entanto, de acordo com o parlamentar, a matéria possui problemas de transparência de informações.

Dois temas foram debatidos pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (12): o primeiro foi o impasse criado em torno do piso nacional da enfermagem e, o segundo, a contratação de servidores da saúde da rede municipal, por seleção simplificada, para atender prioritariamente às pessoas que têm a síndrome do espectro do autismo.

O vereador Dilson Batista (Avante) fez questão de discutir o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa prevê o aporte de US$ 260 milhões. O projeto foi aprovado em duas votações na Casa de José Mariano.

Na manhã desta segunda-feira (2), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o projeto de lei número 42/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil”. A proposição foi aprovada em duas votações e segue para sanção do Executivo. Na ocasião, o parlamentar também destacou seu requerimento com voto de repúdio às declarações do médico e prefeito de Catalão (Goiás), Adib Elias Júnior, sobre a classe médica.