Notícias

Todos os anos, os alunos da rede pública municipal de ensino recebem um kit escolar com materiais como caderno, lápis e borracha. Mas, para o vereador Hélio Guabiraba (PSB), falta um item nesse conjunto: o calçado. O parlamentar apresentou à Câmara do Recife o projeto de lei nº 249/2021, que trata da inclusão de calçados do tipo tênis no conjunto escolar distribuído aos estudantes pela Prefeitura.

Dois bairros vizinhos e muito populosos da 6° região político-administrativa dominam a pauta do vereador Wilton Brito na Câmara Municipal do Recife. A maioria dos 88 requerimentos feitos este ano pelo parlamentar dizem respeito a problemas e questões estruturais da Cohab e do Ibura, na Zona Sul da cidade.

Visando a evitar quebras, acidentes e imprevistos em elevadores e buscando trazer mais segurança aos usuários, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) apresentou na Câmara do Recife o Projeto de Lei nº 129/2021, que obriga a afixação de aviso contendo informações sobre a mais recente manutenção dos elevadores de prédios residenciais e comerciais.

Um projeto de lei de autoria do vereador Tadeu Calheiros (PODEMOS) prevê a obrigatoriedade de manutenção de aparelho desfibrilador externo automático (DEA) nos parques e locais públicos utilizados para prática esportiva do Recife. O equipamento, recomendado para uso em vítimas de parada cardiorrespiratória, aplica uma corrente elétrica no coração capaz de fazer com que o órgão volte a bater em seu ritmo normal.

Nomear 229 candidatos aprovados do último concurso da Guarda Municipal e que ainda não foram convocados. Foi isso que o vereador Waldomiro Amorim (SDD) solicitou à Prefeitura do Recife por meio do requerimento nº 6121/2021, aprovado pelo plenário da Casa de José Mariano no início deste mês. De acordo com o parlamentar, o certame, que foi realizado em 2014, ainda está dentro do seu prazo de validade.

Cerca de metade da população brasileira está vivendo hoje sob o risco de não ter o que comer, em condições de insegurança alimentar. Numericamente, é algo em torno de 116 milhões de pessoas. Dessas, mais 19 milhões já estão passando fome, sem ter a certeza de contar com, pelo menos, uma refeição no dia. Foi pensando em combater esse flagelo, que exige soluções urgentes, que o vereador Rinaldo Junior (PSB) apresentou o projeto de lei ordinária número 155/2021, na Câmara Municipal.

Pensando na necessidade de garantia de segurança jurídica aos cidadãos recifenses, diante do poder de fiscalização do Estado, o vereador Renato Antunes (PSC) criou o projeto de lei ordinária 70/2021. A proposta regulamenta as atividades de edificações e instalações no Recife a partir da substituição do artigo 261 da lei municipal nº 16.292/72, tendo em vista a grave situação de muitos imóveis localizados no município de Recife. A proposta está em tramitação na Câmara do Recife, e depende de análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

Para contribuir na defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, superar preconceitos, discriminações e desigualdades raciais, o vereador Osmar Ricardo (PT) criou, na Câmara do Recife, o projeto de lei ordinária 164/2021, que institui o Estatuto da Igualdade Racial na cidade. O texto visa a considerar no Estatuto ações afirmativas através de programas e medidas especiais adotadas pelo Recife e pela iniciativa privada, para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidade. A matéria, que foi apresentada em plenário, aguarda emendas.

O descarte correto de medicamentos vencidos sempre foi um problema para o recifense. Mas, o primeiro passo para que as farmácias do município recebam esses remédios que não servem mais e que, jogados no lixo comum podem contaminar o solo e o meio ambiente, está sendo dado na Câmara Municipal. O vereador Paulo Muniz (Solidariedade) apresentou o projeto de lei número 200/2021, com esse teor.