Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) registou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu importante passo, na semana passada, no sentido de regulamentar as diretrizes para a atuação das comunidades terapêuticas (CTs) em Pernambuco. O projeto de lei 1940/2018, de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP), foi aprovado em comissão interna e agora seguirá para votação em plenário. “É importante para Pernambuco contar com um serviço de acolhimento neste nível”, disse a vereadora, na reunião ordinária desta segunda-feira (30).

As manchas de óleo que afetam o litoral de vários estados do Nordeste desde o início do mês foram tema de um discurso proferido pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) nesta segunda-feira (30), na Câmara do Recife. Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, a parlamentar adiantou que o grupo vai buscar atuar sobre a questão, classificada por ela como um crime ambiental.

Nem mesmo a crise econômica, ou as discussões sobre a Reforma Tributária, que indicam um retrocesso da incorporação do ISS a um imposto único sobre o valor agregado, foram suficientes para mudar o rumo do desempenho da Prefeitura do Recife no segundo quadrimestre deste ano com relação às metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “O resultado demonstra que o município vem administrando bem as suas as receitas próprias ao ponto de o seu crescimento ser o dobro das transferências correntes”, avaliou o secretário, Ricardo Dantas, na audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento na tarde desta segunda-feira (30).

Com mais de 20 títulos que acumula em sua carreira, entre estaduais, regionais a nacionais e 37 anos comandando equipes de todo o Brasil, o técnico de futebol Givanildo Oliveira agora é cidadão recifense. Ele começou como jogador no Santa Cruz, pelo qual foi pentacampeão pernambucano (1969-1973) e depois bicampeão entre 1978-79. E na manhã desta segunda-feira (30), uma reunião solene reuniu vários amigos, familiares, jogadores, ex-jogadores e profissionais do futebol que fizeram questão de homenagear o olindense Givanildo Oliveira, nascido em 8 de agosto de 1948. A iniciativa partiu do vereador Davi Muniz (PATRI) e o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solene.

Duplamente homenageado, o desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Valdir José Silva de Carvalho, recebeu o título de Cidadão Recifense e a Medalha de Mérito José Mariano, na manhã desta sexta-feira (27). “Um dos privilégios de atuar como parlamentar na Câmara do Recife é ter a bonita oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que têm se destacado em nossa cidade por meio de uma atuação séria e comprometida, principalmente, em prol dos mais vulneráveis. O desembargador é uma destas importantes personalidades”, comentou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), autora das duas proposições. Era exatamente 11h. quando o desembargador ingressou no plenário, conduzido pela parlamentar, para receber as duas comendas.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, estima-se que, no ano de 2018, cinco a nove mortes para cada 100 mil habitantes tiveram como causa o suicídio. Na Câmara, o assunto foi amplamente discutido na noite desta quinta-feira (26), em uma reunião pública presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), cujo tema foi “Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida”. “Esse é um mês de reflexão, o Setembro Amarelo, e nosso município precisa traçar políticas públicas eficazes de combate à automutilação e ao suicídio que tanto têm vitimado inúmeras pessoas”, ressaltou a parlamentar.

A homenagem prestada a Padre Caetano comemora os 45 anos dedicados por ele ao sacerdócio e ao povo. O vereador Samuel Salazar (sem partido), autor da proposta ressaltou que o pároco é um homem admirável e seguidor da palavra de Deus, preocupado com o bem de todos. A solenidade de entrega de Título de Cidadão, realizada na noite dessa quinta-feira (26), na Câmara do Recife, contou com a presença de fieis e párocos da igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro, onde o Padre Caetano, nascido em Crateús, no Ceará, exerce o ofício. A solene foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB).

Dono de um extenso currículo construído em Pernambuco na sua maior parte, o médico veterinário Ricardo Chioratto vai poder acrescentar nele mais uma conquista: o Título de Cidadão do Recife. Nascido em Campinas, no Estado de São Paulo, ele foi homenageado nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal, pelo vereador Ricardo Cruz (Cidadania).

Para comemorar o Dia Municipal da Zumba, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira (26) em homenagem à modalidade de dança e ginástica aeróbica. A iniciativa foi da vereadora Goretti Queiroz (PSC), que também trouxe para o estacionamento externo da sede do Legislativo Municipal o chamado “caminhão da zumba”, com professores e dançarinos, para fazerem uma apresentação da aula de zumba. “Hoje, dou início a mais uma sessão solene, a quarta deste ano; e não menos especial que as outras. Ela é bastante significativa para mim, primeiro porque fala de uma atividade que agrega vários ritmos e é recomendada para todos os tipos de pessoas. Crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais. Como não me emocionar ao falar da zumba?”, questionou a vereadora.

Através da Comissão de Finanças e Orçamento, a Câmara Municipal do Recife está oferecendo nesta quinta-feira (26) e amanhã um curso gratuito de Finanças Públicas e Análise Orçamentária com o objetivo de capacitar assessores parlamentares para realizar avaliação crítica sobre a arrecadação das receitas municipais, os projetos de lei de natureza orçamentária e o grau de realização dos programas de governo. Foi o presidente da comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC) quem procurou os dirigentes da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, vinculada ao Tribunal do Estado de Pernambuco, para solicitar um curso básico para os servidores do Legislativo Municipal. "A ideia de trazer o curso para a Câmara surgiu quando estávamos debatendo as leis orçamentárias e apareceram dúvidas dos vereadores, dos assessores e de pessoas que participavam das reuniões e queriam saber como realmente funcionavam essas leis, qual a finalidade delas, como poderíamos propor mudanças a elas e, a partir daí, como ver se o que foi proposto estava sendo executado dentro do orçamento e como poderíamos fiscalizar isso."