Notícias

Para celebrar os 30 anos do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe), o vereador Jayme Asfora (Sem partido) realizou reunião solene na Câmara do Recife nesta terça-feira (18). Ele disse que o polo de saúde é responsável por 11% do PIB pernambucano e por 107 mil vagas de trabalho, além de ser o segundo do país. A Solene foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB).

Mesmo admitindo que votaria favorável ao requerimento número 6076/ 2018, o vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu a matéria na tarde desta terça-feira (18). A proposição, de autoria de Rodrigo Coutinho (SD), solicitou que seja formada uma comissão especial, composta por sete membros, no período de 180 dias, a fim de proporcionar o debate acerca do projeto de lei do Executivo número 28/ 2018 – que institui o Plano Diretor do Recife.

Durante o debate sobre o orçamento para 2019, já aprovado na Câmara do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que surgiram dúvidas sobre algumas propostas contidas, entre elas a que autoriza ao Executivo fazer transferência de recursos de uma área para outra, limitada ao total de 15%. “Isso dá enorme poder ao Executivo que pode transferir recursos de áreas que nem sempre são prioritárias para outros setores, como comunicação, por exemplo”.

A importância de um dos mais tradicionais grupos de dança de Pernambuco, o Balé Popular do Recife, foi destacada na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (18), pela vereadora Ana Lúcia. Ela lembrou os 40 anos de criação, as dificuldades enfrentadas pelos integrantes e a lei municipal de sua autoria, número 18.470/2018 que considera o Balé Popular do Recife Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. No final da tarde, o grupo apresentou o espetáculo Baile do Menino Deus, no pátio externo da Casa.

“Esta não é uma despedida, mas uma comemoração pelos dez anos que tenho de atuação nesta Casa e que me fizeram aprender demais na política e na vida.” Foi com essas palavras que a vereadora Marília Arraes (PT) iniciou seu último discurso na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (18). A parlamentar assume em 2019 o mandato de deputada federal por Pernambuco.

O Projeto de Lei 177/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), aprovado em segunda discussão hoje (18) na Câmara do Recife, determina que as escolas da rede municipal deverão exigir dos pais dos alunos a carteira de vacinação em dia. A vereadora considera que esta é uma forma de conscientizar os pais da necessidade de proteger os filhos e mais ainda, ampliar a cobertura vacinal.

O modelo proposto pelo governo federal para a privatização do Aeroporto Internacional do Recife, recebeu críticas do vereador Felipe Francismar (PSB) na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (18). Ele argumentou que a venda em bloco, junto com outros aeroportos, deprecia o valor do equipamento recifense. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal deverá julgar uma ação judicial do deputado Felipe Carreras impedindo a venda. Enquanto o Aeroporto de Salvador foi leiloado por R$ 2 bilhões em uma venda isolada, o nosso teria preço médio de R$ 800 milhões.

Teatro do Parque, Geraldão, Ponte Iputinga-Monteiro, Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Coque. Esses foram alguns dos equipamentos públicos do Recife que tiveram suas obras paralisadas e que foram mencionados pelo vereador André Régis (PSDB) em um discurso proferido nesta terça-feira (18), na Câmara do Recife. “Por onde andamos pelo Recife, encontramos obras paradas”, criticou o parlamentar.

"Quanto a Prefeitura do Recife arrecada com multas de trânsito e para onde vai esse dinheiro?", perguntou o vereador Jayme Asfora (sem partido) na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária. Pedindo mais transparência, o parlamentar falou sobre a apresentação do projeto de lei nº 210/2018, de sua autoria. A proposta visa obrigar a publicação semestral de relatórios sobre a arrecadação e a destinação da receita proveniente da cobrança das multas.

Em discurso emocionado, cortado por lágrimas de agradecimento aos eleitores, amigos, equipe e colegas da Câmara do Recife, o ainda vereador Marco Aurélio (PRTB) fez hoje sua despedida da Casa. Ele foi eleito deputado estadual na eleição deste ano e ofereceu a vitória ao pai, à mãe – aonde estiverem, são falecidos – ao filho Marco Aurélio, ao presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) e todos os colegas. “Hoje é um dia alegre e triste. Muita tristeza por ter de me despedir dessa Casa, a única e verdadeira casa do povo do Recife. Não existe cargo mais honroso na República do que ser vereador. Quem nunca veio a essa tribuna ou sentou nessas cadeiras não sabe o que é ser um político”.