Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). Ela disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), que armar o efetivo é uma forma de prevenir a violência urbana e que a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é um exemplo de cidade onde o armamento da guarda deu bons resultados. A vereadora também debateu, em outro momento da reunião, o projeto de lei do Executivo número 11/2024, que cria o Projeto Mãe Coruja.

Em defesa do armamento da Guarda Municipal do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). “Eu não poderia ficar de fora deste debate, pois desde 2005 venho discutindo o tema. Sou a favor do tema e continuarei sendo, independentemente do prefeito que estiver na gestão”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

Nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) lamentou a situação de várias cidades do Rio Grande do Sul que estão inundadas diante das chuvas que estão afetando e deixando centenas de milhares de desabrigados nos últimos dias. O parlamentar sugeriu a criação de um termo de cooperação entre a Câmara Municipal do Recife e a Câmara Municipal de Porto Alegre.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o requerimento nº 4222/2024, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Saúde para que solicite a instalação de um elevador na policlínica e maternidade Professor Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. O assunto foi abordado pelo parlamentar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (13). A matéria foi aprovada.

“A paz no trânsito começa com você”. Esse é o mote da edição deste ano do Maio Amarelo, campanha instituída no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para estimular o debate sobre a segurança no trânsito. O tema foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) pelo vereador Victor André Gomes (PV).

Duas comissões da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões na manhã desta sexta-feira (10) para discutir e votar pareceres ao projeto de lei do Executivo nº 11/2024, que dispõe sobre o Programa Mãe Coruja Recife. Presididas respectivamente pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), a Comissões de Saúde e a Comissão Direitos Humanos e Cidadania votaram favoravelmente à matéria.

Uma reunião solene em homenagem às pessoas e entidades que defendem o meio ambiente e a sustentabilidade, e que orgulham a cidade do Recife, foi realizada na noite desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede). Na justificativa do evento, que ocorreu como um convite para o pensar nas políticas de preservação, o parlamentar evocou o conceito de que “a sustentabilidade é basicamente a capacidade das pessoas de usufruírem de todos os recursos que são naturais da Terra sem a necessidade de comprometer o uso do meio ambiente para as gerações futuras”.

Fundado em 3 de fevereiro de 1944, o Colégio de Santa Catarina recebeu uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (9), em razão dos seus 80 anos de existência. A celebração, requerida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), destacou a relevância educacional e religiosa da instituição. O vereador Ebinho Florêncio (Rede) presidiu a reunião solene.

Os alimentos gravídicos disciplinados na lei nº 11.804/08 foram debatidos em audiência pública na Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), na manhã desta quinta-feira (9). Os alimentos gravídicos são prestações necessárias para as despesas decorrentes do período da gravidez, compreendendo os valores desde a concepção ao parto. Sociedade civil, Ministério Público e entidades representativas estiveram presentes no evento.

Nove matérias legislativas - sendo um projeto de lei do Executivo (PLE), cinco projetos de Lei Ordinária (PLO) e três projetos de Decreto Legislativo (PDL) - foram analisadas, votadas e aprovadas pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), na manhã desta quinta-feira (9). O colegiado se reuniu de forma híbrida, sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB) e contou com a participação da vereadora Andreza Romero (PSB), além dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB).