Notícias

A Medalha de Mérito José Mariano é a maior comenda do Poder Legislativo municipal. E em reconhecimento à seriedade, dedicação e ao profissionalismo do 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Gustavo Epitácio de Santana, o vereador Davi Muniz (PATRI) concedeu a honraria ao militar, na manhã desta quarta-feira (12), no plenário da Casa. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu a reunião solene.

Nascido na cidade de Palmeirina, no sítio Bananeiras, agreste de Pernambuco, José Maria Silva, professor e presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), agora é recifense de coração. Por meio de uma iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), o plenário da Casa de José Mariano recebeu familiares, amigos e alunos que fizeram questão de homenagear o educador na noite desta terça-feira (11). O vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, presidiu a reunião solene.

Fazer uma retrospectiva de seu ano como líder da oposição à Prefeitura na Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária. Na ocasião, ele ressaltou que procurou orientar suas ações pela busca do diálogo e pela defesa dos interesses da cidade.

Ao completar 24 anos de urbanização, a Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, não tem, segundo o vereador Aerto Luna (PRP), muito para comemorar, embora seja a única lagoa natural do Recife, com 14 hectares e espelho d’água de 109 mil metros cúbicos. Ele disse na Câmara do Recife, nesta terça-feira (11), que o local, embora contando com diversos equipamentos academias, pista de Cooper, de Skate, parques infantis, quiosques de lanches, Núcleo de Segurança da PM e um Parcão que vai ser inaugurado, precisa de ajuda.

Para lembrar a passagem dos 70 anos do Nakba, conhecido como êxodo palestino de 1948, quando árabes-palestinos foram expulsos ou fugiram de seus lares, segundo dados da ONU, em razão da guerra civil, dando início à questão dos refugiados da Palestina, o vereador Ivan Moraes (PSOL), requereu na Câmara do Recife, nesta terça-feira (11), o Plenarinho da Casa para se reunir com membros da Aliança Palestina, uma entidade que mobiliza recursos para ajudar a causa.

No segundo domingo do mês de dezembro é celebrado o Dia da Bíblia e a vereadora Michele Collins (PP) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para destacar o assunto, nesta terça-feira (11). Ela fez um breve relato histórico da criação da data e usou expressões que enaltecem a sagrada escritura para Cristãos em todo o mundo. “Esse livro não é somente um livro, é a Palavra de Deus. A Bíblia é o nosso escudo de proteção”.

Dois crimes cometidos na última segunda-feira (10) contra templos religiosos localizados no Recife foram repercutidos pelo vereador Aerto Luna (PRP) na tribuna da Casa de José Mariano. Em seu discurso, realizado nesta terça-feira (11), o parlamentar lamentou o arrombamento das paróquias de São Sebastião e São Cristóvão, na Imbiribeira, e de Santo Antônio, em Água Fria – nesta última, os criminosos furtaram presentes natalinos destinado a crianças, além do dinheiro arrecadado na missa do dia anterior.

O assassinato da menina Beatriz, em Petrolina, Sertão do Estado, com 42 facadas continua sem solução, após três anos de investigações. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez na Câmara do Recife, nesta terça-feira (11), veemente apelo ao governo do Estado e à Secretaria de Defesa Social para que o caso não caia no esquecimento.

O vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (11) para comentar a repercussão de um vídeo que exibe uma intervenção recente da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) no bairro de Santo Antônio. Segundo o parlamentar, as imagens capturam uma abordagem agressiva contra uma vendedora de milho que trabalhava na rua da Palma.

Para celebrar a passagem do Dia Internacional de Direitos Humanos, a vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, realizou uma reunião solene (10) para celebrar a data. Durante o evento a Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM) e diversas outras entidades que atuam na área de direitos humanos receberam homenagens. Treze pessoas foram agraciadas com um diploma de agradecimento por serviços prestados. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).