Notícias

Um grupo de mães lotou a Sala das Comissões para pedir que a Câmara Municipal interceda junto à Prefeitura do Recife no sentido de revogar a decisão tomada pela Secretaria de Educação de acabar com o ensino em tempo integral oferecido em creches para crianças que estão com quatro e cinco anos. As mulheres foram recebidas pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que se reuniu no início da tarde desta quarta-feira (28), e o encaminhamento apresentado é que será feito um apelo ao secretário Alexandre Rêbelo para que ele reveja a questão da integralidade.

O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (27) para defender uma ideia de sua autoria: o projeto de lei nº 22/2018, que estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais de educação. A matéria, aprovada em primeira discussão pela Câmara, vai afetar as redes privada e pública municipal do Recife caso seja sancionada.

Um dos mais tradicionais eventos do Recife, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que entra na sua 114ª edição, foi destacado pelo vereador Aerto Luna (PRP), na Câmara do Recife, nesta terça-feira (27). “É com muita alegria que subo nesta tribuna para convidar meus pares desta Casa e toda a sociedade recifense para participar da Festa, que acontece a partir desta quinta-feira (29) e vai até o dia 8 de dezembro”.

A 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife (JDH) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) nesta terça-feira (27), na Câmara do Recife. Ela enalteceu a realização do evento, que teve início no dia 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, e segue até o dia 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (27), a vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a audiência pública, promovida por seu mandato, realizada pela manhã no plenarinho. O tema abordado foi “A infrequência e a evasão escolar” e além de agradecer a participação nas discussões, ela enfatizou se tratar de “uma temática muito importante. Uma responsabilidade compartilhada por todos”.

O protesto realizado por condutores de veículos de tração animal nesta terça-feira (27) foi comentado pelo vereador Romero Albuquerque (PP) na Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Na última segunda-feira (26), ele havia comemorado na tribuna uma determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco emitida na semana passada. O acórdão obriga a Prefeitura do Recife a regulamentar a lei nº 17.918/2013, que proíbe a circulação dos veículos de tração animal no município.

O vereador André Régis (PSDB) destacou a decisão do Tribunal de Contas do Estado em julgar irregular as obras da Ponte Iputinga-Monteiro que ligaria trecho da Zona Oeste à Zona Norte do Recife. Ele iniciou o seu discurso, na tarde desta terça-feira (27), citando parte de depoimento do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas: “Esta obra é um monumento ao desperdício. A Prefeitura há anos vem com as mesmas desculpas, de estar sempre fazendo novos estudos e nunca acontece nada. Está mais do que na hora do TCE julgar esta obra irregular”, leu na tribuna o vereador.

Um problema identificado na rua Gomes Taborda – mais conhecida como rua da Lama – foi alvo de um discurso do vereador Aderaldo Pinto (PSB) na tarde desta terça-feira (27), na Câmara do Recife. O parlamentar criticou a proibição, por parte da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), do estacionamento de automóvel nos dois sentidos da via.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (27) com o objetivo de discutir o tema: “A infrequência e evasão escolar, responsabilidade de todos”. Ela considerou que diversos fatores podem fazer com que um aluno deixe de estudar e citou, entre outros, a falta de interesse pela escola, as dificuldades no aprendizado, as doenças crônicas, os problemas com transporte escolar, a precariedade do sistema educacional, a falta de incentivo do governo e dos pais. “A evasão e a infrequência escolar, infelizmente, são problemas recorrentes em muitas escolas. Com o aprendizado inviabilizado, nossas crianças têm sofrido sérios prejuízos em sua formação. Esperamos que a escola saiba lidar com essa situação, juntamente com os pais, os alunos e o Poder Público, a fim de buscarmos uma educação de qualidade”, afirmou.

Dois dos sete projetos de lei encaminhados na semana passada, pelo Poder Executivo, foram distribuídos em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (26), para avaliação e emissão de pareceres da Comissão de Legislação e Justiça. O de número 22/2018, disciplina programa Bolsa Atleta do Recife, alterando parcialmente a Lei Municipal nº 17.813/2012; e o 23/2018, que extingue o Fundo de Vias Públicas e revoga as Leis Municipais nos. 16.356, de 29 de dezembro de 1997 e 16.380, de 15 de abril de 1998.