Notícias

Sensibilizar as pessoas para a importância da doação de sangue – esse foi o objetivo de uma atividade realizada na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira (24). A ação é uma etapa da Campanha Doar para Salvar, que será realizada no próximo dia 29, numa parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara do Recife e outras instituições. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ressaltou que “doar sangue é doar vida e, com esse compromisso, reafirmamos o poder da nossa união em prol do bem-estar coletivo".

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, nesta quinta-feira (24) e analisou 19 proposições. Deste total, foram aprovados dois projetos de lei do Executivo que versam sobre a alteração do zoneamento da cidade instituindo novas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS); e outras sete proposições, sendo dois projetos de decreto legislativo (PDL), e cinco projetos de lei Ordinária. Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes na reunião, a vereadora Michele Collins (PP) e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

Trinta alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (EREFEM) Barros Carvalho, localizada no bairro do Cordeiro, zona oeste do Recife, visitaram a Câmara Municipal do Recife para conhecerem o funcionamento da Casa Legislativa e de como os parlamentares conduzem os seus trabalhos. Os estudantes do oitavo e nono anos foram recebidos no plenário pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), na manhã desta quinta-feira (24).

Criada para fomentar um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19 – a cultura –, a lei complementar nº 195/2022 vai resultar na execução de R$ 11 milhões para o setor no Recife, por meio de dois editais. Na Câmara Municipal, uma reunião pública promovida por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL) serviu como uma oportunidade para que os fazedores de cultura da capital compreendessem melhor as regras dos editais baseados na norma, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), para obter acesso aos recursos. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), no plenarinho da Casa de José Mariano.

A Câmara Municipal do Recife concedeu ao advogado e maçom Flávio José de Amorim, na noite desta quarta-feira (23), o Título de Cidadão do Recife, a partir de uma iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). “Hoje, estamos aqui reunidos para um momento de reconhecimento e homenagem a alguém que, com sua trajetória notável e dedicação incansável, tem contribuído de forma significativa para a nossa cidade”, afirmou o parlamentar. A solenidade foi presidida pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil).

Com 25 anos de trabalho dedicados à música gospel e à evangelização, a missionária Milka Tavares teve a sua carreira celebrada em uma reunião solene promovida nesta quarta-feira (23) na Câmara Municipal do Recife. O evento, promovido no plenário da Casa de José Mariano por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), foi prestigiado por familiares e admiradores da cantora gospel. O vereador Professor Mirinho (SD) presidiu a cerimônia.

Sob a presidência da vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL), e com a presença dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Osmar Ricardo (PT), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (23). O colegiado recebeu representantes do Greenpeace Brasil, Fiocruz, Centro Dom Hélder Câmara e Coletivo Ibura Mais Cultura para discutir o tema racismo ambiental e desigualdade socioambiental na cidade. Além disso, o grupo aprovou um projeto de lei Ordinária e fez a distribuição de outra proposição para análise posterior.

Uma audiência para tratar das políticas públicas para as artes visuais no Recife foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e diversos profissionais do setor cultural puderam dialogar sobre a questão. “A audiência é decorrente de demandas existentes para o fortalecimento da linguagem. Nesta oportunidade, será ampliado o espaço para que os cidadãos, artistas, produtores culturais, especialistas e demais interessados possam expressar suas opiniões e contribuir para a formulação de políticas públicas. É uma forma de promover a participação democrática, garantindo que diferentes perspectivas sejam consideradas”, justificou a parlamentar.

Considerado o maior torneio de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola, está completando 10 anos de atividade. Para homenagear o programa esportivo, que foi criado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife, e que continua movimentando as comunidades da capital, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) realizou reunião solene na noite desta terça-feira (22). “Falar do Recife Bom de Bola é falar dos 94 bairros da nossa cidade. É falar da alegria que o futebol traz para as comunidades dentro dos campos de várzea. Quem frequenta os Campos do Bueirão, do Onze, da Campina do Barreto, do Arroz em Jardim São Paulo, de Roda de Fogo, e de tantos outros espalhados pelos quatro cantos do Recife sabe bem o que eu estou falando”, disse o parlamentar, que entregou certificados a diversos homenageados.

Um grupo de alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) recebeu, na tarde desta terça-feira (22), uma homenagem da Câmara do Recife por um trabalho de análise da legislação municipal referente à acessibilidade. A reunião solene foi promovida por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD), que também é o propositor do estudo de atualização das leis da capital. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a cerimônia.