Notícias

A lista de beneficiários para a ocupação das moradias localizadas nos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, foi tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (22). “Sabemos que o Recife tem um déficit de 72.000 moradias e isso precisa ser visto pelos governos municipais e estadual com grande preocupação porque a gente recebeu muitas denúncias de supostas fraudes na lista dos futuros moradores desses habitacionais”. De acordo com a Prefeitura, a obra, realizada em parceria com o Governo Federal, será entregue em breve e garantirá moradia digna para 600 famílias que atualmente moram em condições precárias nas proximidades dos conjuntos.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de subir à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (22) para enaltecer a I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. O evento de lançamento foi nesta segunda-feira (21), na Escola Municipal Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem, com a presença do prefeito João Campos, da deputada federal Tábata Amaral e do secretário de Educação Fred Amancio. Segundo a Prefeitura, a competição contemplará estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), e os seis deles serão premiados com medalhas e uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. Além disso, dois professores e um gestor também estarão no grupo que fará a viagem internacional.

Uma novidade do aplicativo Conecta Recife, da Prefeitura, levou o vereador Ronaldo Lopes (PSC) à tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-0feira (22). De acordo com o parlamentar, a ferramenta passou a disponibilizar a opção de agendamento de consultas em saúde.

A vereadora Aline Mariano (PP) defendeu a entrega dos apartamentos sorteados nos habitacionais do Encanta Moça, no Pina, apesar de alguns parlamentares entenderem que a alternativa seria suspender o sorteio até que se conclua a apuração de denúncia feita por moradores da comunidade de que houve fraude no processo. “Estou à disposição para formarmos um grupo de vereadores para que possamos levar essa informação da denúncia à Empresa de Urbanização (URB) e também ao Ministério Público (MP). Assim, poderemos ver se todos os documentos estão certinhos, para que ninguém tenha prejuízo”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (22).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu as denúncias feitas em plenário de que ocorreu fraude na lista das famílias que serão contempladas com os apartamentos dos habitacionais do Encanta Moça, no Pina. “Fui atrás da informação, pois um dos vereadores que me antecederam trouxe a informação sem comprovação. As famílias que não entraram no sorteio de hoje é porque não tinham renda compatível ou não entregaram os documentos”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (22).

Na última segunda-feira (21), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a decisão de arquivar uma ação de improbidade movida contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no caso das chamadas “pedaladas fiscais” – isto é, das acusações que levaram ao seu impeachment em 2016. A confirmação foi repercutida na Câmara do Recife nesta terça-feira (22), pela vereadora Liana Cirne (PT). Durante a reunião plenária, a parlamentar ocupou a tribuna da Casa para celebrar o desfecho da ação e expor os motivos pelos quais considera infundada a tese das “pedaladas”. A vereadora também discutiu e aprovou três votos de aplauso durante a reunião.

A 7ª Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília (DF) nos últimos dias 15 e 16, foi repercutida pela vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) durante a reunião plenária desta terça-feira (22). Na tribuna da Câmara do Recife, ela informou que o evento deste ano, com o tema “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, foi o primeiro em que ela compareceu. “Esse ano eu pude participar da Marcha, denunciando todas as injustiças e propondo políticas e serviços pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, disse.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) expôs, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), reclamações de moradores da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul, sobre a lista de beneficiários dos apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2. Segundo ele, as denúncias são “graves” e precisam ser apuradas, pois lhe foi apresentado “a inclusão, de forma irregular, de mais de 10 pessoas que não residem nas palafitas da comunidade, na lista para receber a moradia”.

A cobrança para que a Prefeitura do Recife nomeie os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso através do movimento “NomeiaJá”, foi reforçada pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (22). “Os aprovados no concurso da Prefeitura do Recife mais uma vez se mobilizam, incansavelmente, na luta para ocupar os cargos a que foram nomeados para integrar a prestação de serviços de saúde do Recife. Minha admiração pela luta de vocês”, disse.

A discussão do requerimento nº 9.109/2023, que trata do “Programa Creches Noturnas é Legal”, levou a vereadora Aline Mariano (PP) a se pronunciar sobre o tema na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (21). Em seu discurso, a parlamentar afirmou que a medida, proposta pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), deve beneficiar, principalmente, mulheres que trabalham em horários noturnos.