O vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) protocolou, na Câmara Municipal do Recife, uma série de requerimentos à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para a Zona Sul e para a Zona Oeste da capital pernambucana. As proposições pedem substituição de postes de iluminação, recuperação do calçamento, limpeza e capinação.
Considerada uma das mais antigas associações de classe do país, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) foi declarada Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife, por meio da lei municipal nº 19.389/2025, cuja autoria partiu do vereador Gilberto Alves (PRD). “Ao longo desses anos, a CDL Recife acompanhou as mudanças econômicas e comerciais sofridas com o tempo, sempre buscando defender os interesses dos lojistas”, ressaltou o parlamentar.
A implementação de um Programa de Integração Cicloviária nos Terminais de Transporte Público do Recife. É o que propõe o Projeto de Lei
nº 169/2025, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB). A principal ação do programa - que tem o objetivo de promover a intermodalidade e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte complementar - é a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus e estações de metrô no Recife.
O vereador Fred Ferreira (PL) apresentou na Câmara do Recife o Projeto de Lei número 140/2024, que determina que empresas com mais de 100 funcionários possuam infraestrutura física e operacional de apoio ao trabalhador que utiliza bicicleta como meio de transporte. De acordo com a proposta, o espaço reservado aos ciclistas deve incluir banheiros, armários e bicicletários. A matéria ainda aguarda o parecer das comissões para ser colocada em votação no plenário.
Crianças do Recife que vivem com diabetes mellitus tipo 1 poderão ter acesso a uma política pública de acompanhamento contínuo da glicose, caso uma proposta do vereador Aderaldo Pinto (PSB) seja aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito da capital. O projeto de lei nº 124/2024 prevê a implementação do Programa de Monitorização Contínua da Glicose por meio do fornecimento de sensores com tecnologia compatível para esse fim. A matéria já recebeu pareceres favoráveis das comissões de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano.
A preservação da memória histórica e a construção pública da verdade como direito humano da cidadania e dever do Estado. Este é o objetivo do Circuito da Memória, uma proposta da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), através do projeto de lei número 99/2025, que busca reconhecer e valorizar locais marcantes do período da ditadura militar brasileira (1964–1985), além de promover educação histórica, direitos humanos, turismo cultural e reflexão social. A proposição está em tramitação na Câmara Municipal e já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação e Justiça.
Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei ordinária (PLO) número 180/2025 que institui no âmbito do município o programa QualificaMãe – Recife, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A proposição tem a finalidade de promover a autonomia financeira das mães atípicas a partir da oferta de cursos profissionalizantes, oficinas e palestras que possam servir como ferramentas para o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho.
Proibir a instalação de câmeras ocultas ou quaisquer dispositivos secretos de captação de imagem e áudio em cômodos de uso privativo em hotéis, pousadas e unidades habitacionais destinadas à locação por diária ou temporada. Este é o objetivo do projeto de lei ordinária (PLO) número 149/2025, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A proposição já recebeu pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Construída pelo Exército americano em formato de cruz, a Paróquia Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea do Recife, localizada no bairro do Jordão, Zona Sul, se tornou Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Recife pela Lei Municipal de nº 19.226/2024, de autoria do vereador Zé Neto (PSB).
Autor de contos, romances, narrativas, livro de viagens e peças de teatro, Osman Lins, poderá ser homenageado, por meio da sanção do projeto de lei 152/2024, em tramitação na Câmara, tendo o seu nome impresso na biblioteca localizada no Compaz do Ibura, Zona Sul da cidade. A iniciativa é do vereador Romerinho Jatobá (PSB). "Há inúmeras justificativas que endossam a importância de um reconhecimento à vida e à obra do escritor Osman Lins", ressaltou o parlamentar.