Notícias

O vereador Romero Albuquerque (PP) fez questão de ocupar a tribuna da Casa de José Mariano antes da votação dos pareceres, pela aprovação, ao projeto de Decreto Legislativo 41, de sua autoria. A medida concede o Título de Cidadão do Recife ao juiz de direito Adalberto de Oliveira Melo. O parlamentar destacou nesta segunda-feira, 27, que trata-se de um reconhecimento a um homem que se constitui “em um exemplo como pessoa e profissional”. O decreto foi aprovado em discussão única no plenário da Câmara.

A vereadora Michele Collins (PP) elogiou a escolha de Clóvis Benevides para secretário de Desenvolvimento Social do Estado. Ela disse que se sentiu pessoalmente contemplada pela indicação e que aprendeu muito com ele sobre drogas. "Considero Clóvis Benevides um dos líderes da maior importância. Esteve durante onze anos em Minas Gerais à frente de políticas de drogas, também esteve em Alagoas, Estado que se tornou referência na prevenção às drogas . Diferentemente do que alguns setores sociais falaram ele está totalmente aberto ao diálogo".

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. Das mulheres assassinadas no País, 27,1% morrem em seus domicílios e 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares, sendo 33% destas pelos companheiros. Os números alarmantes da triste realidade brasileira foram trazidos ao plenário pelo vereador Ivan Moraes (Psol), durante a reunião desta segunda-feira, 27.

O vereador Renato Antunes (PSC) destacou que o pacto acordado entre os gestores governamentais e o governo de Pernambuco, em mesa de negociação oficial, não está sendo cumprido. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 27, ele leu uma nota de repúdio publicada em jornal de grande circulação no fim de semana e disse que lamentava “a falta de diálogo e a falta de negociação para melhorias da carreira”.

“Hoje, 27 de novembro, dia que nós católicos temos a oportunidade de celebrar e reverenciar à Nossa Senhora das Graças, faço um apelo ao Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (SETUR), no sentido de disponibilizar estruturas de apoio aos romeiros de nossa cidade e de outros lugares que participam de peregrinações por todo o Pernambuco”, enfatizou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, ao falar sobre a peregrinação ao Santuário de Cimbres, que fica na aldeia dos índios Xucurus, no município de Pesqueira, agreste do Estado.

Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (27) o vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu a audiência pública, promovida por ele, realizada pela manhã no plenarinho da Câmara Municipal. O evento abordou a importância de incluir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Recife.

Com o objetivo de abordar a importância de inserir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o vereador Ricardo Cruz (PPS) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 27. “Como parlamentar, desenvolvendo ações voltadas à população do Recife, vimos a necessidade de integrar os cuidados da saúde animal com a saúde da população, em razão do convívio das pessoas com animais domésticos e mesmo com animais soltos que perambulam nas ruas de nossa cidade”, disse. Ele lembrou que cerca de 60% das doenças que mais acometem os seres humanos advém das zoonoses.

Por considerar relevantes os serviços prestados pelo empresário Paulo de Mélo e Lima, nascido em Altinho, agreste pernambucano, o vereador Wanderson Florêncio (PSC), sugeriu o nome dele para receber o Título de Cidadão de Recife. Nome aprovado pela Câmara Municipal, a Casa realizou a solenidade para concessão da honraria, sexta-feira, 24. Plenário ocupado por convidados, parentes e amigos, ouviram do parlamentar breve histórico da vida e trajetória do empresário. “Homenagear Paulo é me homenagear. Ele me ensinou tudo sobre Recife. Reconhecer sua importância é um ato de gratidão”.

Para debater os problemas que afetam os oito conselhos tutelares nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) do Recife, a vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira, 24. “Resolvemos fazer este debate porque ouvimos muitos relatos que demonstram a falta de condições dignas de trabalhos nos conselhos. E todas nós sabemos como educadoras, mães e cidadãs que o bom funcionamento desses conselhos é fundamental na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse. As reclamações foram diversas, como situação de prédios com infraestrutura precária, falta de material de expediente, sucateamento dos carros usados para atender às denúncias, salários baixos e falta de interlocução junto à gestão municipal.

Três projetos de lei do Executivo foram analisados pela Comissão de Finanças e Orçamento na Câmara de Recife hoje, 23. Entre eles o presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC) destacou o PLE 63 que institui a Brigada Maria da Penha. Segundo ele, a proposta é integrar em todas as frentes no âmbito da Prefeitura, a rede municipal incluindo Guarda, escolas e outros equipamentos. “É da maior importância integrar toda a rede no combate à violência contra as mulheres. É necessário fazer esse enfrentamento”. Participaram da reuni]ao os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Aerto Luna (PRP).