Notícias

Vereador lembra 11 de agosto

16/11/2020
08h00

Criados em 1827, as duas faculdades de Direito mais antigas do país se tornaram símbolos do ensino jurídico. O 11 de agosto data da fundação desses cursos, Faculdade Largo de São Francisco, em São Paulo, e o da Faculdade de Direito do Recife, inicialmente implantado em Olinda, produziu dos presidentes da República e muitos governadores. Nos dias de hoje, o vereador André Régis (PSDB) lembrou que o curso de Direito da UFPE obteve o primeiro lugar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a situação das ruas do Recife e cobrou providências do executivo municipal, na reunião plenária desta terça-feira, 11. “A qualidade do asfalto da nossa cidade é muito fraco. Choveu, faz buraco. A situação da Guabirada, do Alto José do Pinho e Morro da Conceição está complicada. No Ibura, a pessoa tem que andar fazendo zigue-zague. O prefeito e a presidência da Emlurb precisam tomar uma atitude sobre isso”.

Jurema Telles, médica que dedica sua profissão às pessoas portadoras de câncer, foi homenageada através da aprovação, hoje (11), por unanimidade, do requerimento nº 4424/2015, de autoria ado vereador Eurico Freire (PV),que formulou votos de aplauso e congratulação à profissional. “Queremos prestar uma justa homenagem a Jurema Telles que dedica quase que seu tempo integral para curar e aliviar o sofrimento de pessoas com câncer”.

Sempre preocupado com as condições da BR-101, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,11, para tratar do assunto. Segundo ele, uma reunião com o Secretário das Cidades foi marcada visando à discussão de possíveis soluções para a via. “Amanhã, às 15h, acontecerá um encontro com Secretário das Cidades, André de Paula, para tratar mais uma vez da rodovia BR-101. A cada dia os problemas se agravam, surgem acidentes graves que vêm prejudicando toda a sociedade”.

O dia do Advogado, celebrado na data de hoje, 11 de agosto, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta terça-feira. A data, segundo a parlamentar, homenageia o dia em que Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos superiores do Brasil: o da Faculdade de Direito em Olinda, e o da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. “É preciso fazer com que a sociedade reconheça o papel do advogado e a sua importância, dar exemplo, reiteradamente, de maneira cada vez mais ostensiva. É preciso advogar pela ética, sempre”.

Comemorado hoje , 11 de agosto, o dia do maitre e do garçom foi o tema do discurso escolhido pelo vereador Estéfano Menudo (PSB). O parlamentar, inclusive, é autor do projeto de lei (atualmente lei 17.720/11) que consagra a data no calendário do Recife. “Muitas pessoas não entendem, mas essas profissões são de suma importância para o mercado de trabalho. Com certeza onde formos atendidos bem, com a devida atenção e respeito, voltamos ao local”.

A morte do professor e estudante de Engenharia Eletrônica, José Renato de Souza, foi tema do pronunciamento do vereador Jurandir Liberal (PT) na tarde desta segunda-feira, 10. O jovem comemorava o dia dos pais com a família em um restaurante da Avenida Caxangá na hora em que quatro homens anunciaram o assalto, ele reagiu e foi atingido pelos assaltantes. O vereador aproveitou para falar sobre a necessidade de medidas que garantam a segurança nos estabelecimentos comerciais. Jurandir Liberal é autor da Lei que proíbe o uso de capacete ou equipamento similar que dificulte a identificação de motoqueiros em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e em estabelecimentos de crédito.

A falta de transporte público no bairro do Ipsep, reduzido a duas linhas de ônibus levou o vereador Henrique Leite (PT), a constatar que além da mobilidade ruim, os ônibus andam superlotados e não têm segurança. Segundo ele, o bairro do Ipsep sofre com a redução do número de linha. Ele disse que depois da inauguração do Terminal Integrado Tancredo Neves os moradores andam até um quilometro para conseguir transporte para o centro da cidade.

No retorno dos trabalhos do segundo semestre, a Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se no fim da tarde desta segunda-feira,10, para apreciar e distribuir projetos de lei. Dentre as propostas aprovadas, está a do vereador Estéfano Menudo (PSB) que dispõe sobre informações referentes ao transporte de insulina. “Foi uma reunião bastante produtiva. Tivemos o início dos trabalhos e já estamos retomando o tirmo de trabalhos do primeiro semestre”, pontuou o presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PRP).

No dia em que completaria 50 anos, o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 13 de agosto do ano passado, juntamente com a equipe que o acompanhava, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), embora pertencendo a outro partido, fez questão de lembrar e homenagear a data. “Eduardo transmitia a esperança de mudar a realidade do país, encarnando a o sentimento da população por mudança”.