Notícias

Ligado à Igreja Católica, o vereador Aerto Luna (PRP) exortou a população a ir às ruas na sexta-feira (28) para protestar contra a reforma da previdência. Ele disse que está alinhado com o pensamento da CNBB e com o Arcebispo de Olinda e Recife, D. Fernando Saburido, para quem as mudanças vão de encontro às necessidades das pessoas. Da mesma forma, D. Fernando também se posicionou contra a reforma trabalhista em andamento no Congresso Nacional, retirando direitos adquiridos desde 1940, ainda na era Getúlio Vargas, e incorporados à Constituição Brasileira.

Foi aprovado por unanimidade, durante a reunião plenária desta quarta-feira (26), o voto de aplauso de autoria do vereador Renato Antunes (PSC) à dirigente do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela da Manhã, Marizélia Alves de Arruda. De acordo com o parlamentar, a gestora vem desenvolvendo um trabalho de qualidade na unidade de ensino.

O tema da violência contra a mulher foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Ela é autora de um projeto de resolução que visa criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica, que já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa. De acordo com a vereadora, a matéria deve entrar na pauta de votação nos próximos dias.

O médico gaúcho Enio Daniel Ribeiro Koch, que trabalha na Unidade de saúde de Família (USF) da Vila do Sesi, Ibura, recebeu o título de de Cidadão Recifense, na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Benjamin da Saúde (PEN). “É com grande honra que homenageio esse profissional de medicina que conheço há 10 anos e com quem tive o prazer de trabalhar. Para mim é muito fácil falar deste profissional que trata todos com muita competência e atenção especial. Em seu local de trabalho ele é considerado mais do que um médico, mas um membro da família de cada morador da região”, disse o vereador.

No ar em caráter experimental há dez meses, a Rádio Frei Caneca continua sem uma programação, sem um estatuto oficial, sem um conselho deliberativo e sem homologação. Diante dessa situação, o vereador Ivan Moraes (PSol) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 26, para analisar o funcionamento desta que é a primeira emissora pública da história de Pernambuco. “Nosso objetivo é retomar o debate sobre a rádio para que sejam formuladas estratégias e ações políticas de atendimento aos pleitos da sociedade, justificou o vereador”.

Na análise da vereadora Marília Arraes (PT) as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo federal vão afetar a vida de toda a sociedade, e por isso o partido abriu o debate em diversos segmentos. “Querem que se trabalhe como escravos e não querem permitir que ninguém se aposente. Exigem 49 anos de contribuição e 65 anos de idade para homens e mulheres". Para Marília este é um pacote de maldades e a greve geral que está sendo convocada é exatamente para se contrapor a estas medidas.

A informação de 200 profissionais ADIS e AADEES pela Prefeitura do Recife foi motivo de comemoração do vereador Renato Antunes (PSC) na Câmara Municipal. Segundo ele a Secretaria de Educação já informou em primeira mão que as primeiras 200 nomeações serão publicadas. “O secretário garantiu a contratação desses funcionários.O edital previa 500 profissionais, mas em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal só será possível contratar, por enquanto 200 trabalhadores”. Renato lembrou que em tempo de crise como o que vivemos a contratação de profissionais é sempre muito bem vinda. O prazo de chamada foi antecipado e a nomeação saiu pela luta do conjunto da sociedade.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) informou que a Escola Municipal Córrego do Euclides foi objeto de promessa de requalificação por parte da Prefeitura, desde dezembro, está parada e inacabada. Segundo ele a população local vibrou com a promessa realizada. “Fiz pedido de informação à secretaria de Educação, no entanto a resposta dada é inespecífica. Perguntei entre outras coisas informação sobre o motivo da paralisação da obra, por que parou. Qual novo prazo de entrega para conclusão. A gente pergunta uma coisa e respondem outra”.

Foi realizada, no ultimo dia 21, a quarta edição do “Evangelizar é Preciso”, evento promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife e Obra de Maria. Segundo o vereador Aerto Luna (PRP), a praia do Pina ficou repleta e o parlamentar fez questão de agradecer a presença dos fiéis, na plenária de hoje, 25. “Agradeço a todos e todas, fiéis recifenses, que no último dia 21 participaram do show católico em prol da construção da Fazenda da Esperança em Jaboatão”.

Nesta terça-feira (25), a Casa de José Mariano aprovou em segunda discussão o projeto de lei nº 232/2014, de autoria da vereadora Michele Collins (PP). A matéria, que após ter sua redação final votada deve ser enviada para a sanção do Poder Executivo, determina que bibliotecas de unidades de ensino públicas e privadas do Recife disponibilizem cartilhas de alerta sobre a alienação parental.