Notícias

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária realizada nesta terça-feira (30), para repercutir a falta de segurança nos eventos esportivos, mais especificamente nos dias de partidas de futebol. O parlamentar teceu críticas à condução dos trabalhos realizados pela Federação Pernambucana de Futebol. O assunto foi bastante repercutido na Casa de José Mariano entre os parlamentares que fizeram uma longa fila no aparte.

A criação de um censo para dimensionar a população em situação de rua no Recife e coletar informações sobre essas pessoas foi reivindicada pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30). “Semanas atrás falamos sobre o censo dessas pessoas em situação de rua e havia a promessa da Prefeitura de que ele seria entregue em janeiro deste ano. Já estamos entrando em junho e não vemos resposta”, disse o parlamentar.

Líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu nesta terça-feira (20), durante a reunião plenária do Poder Legislativo municipal, um evento promovido pela legenda no dia 20 de maio. Em seu discurso, o parlamentar disse que a realização do Seminário Estadual dos Segmentos Organizados do PSB serviu para fortalecer os laços do partido com a juventude e com as alas que o compõem, como os segmentos sindical e da diversidade sexual e de gênero.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez um apelo para que haja um entendimento entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife visando a abertura do Centro do Idoso, em Areias, Zona Oeste da cidade, que está fechado por força de decisão judicial. “Há uma briga de liminar e decisões judiciais que ficam transparecendo que a prática política é mais importante do que defender o povo idoso”, disse ele na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (30).

Uma cobrança dos feirantes do Mercado Público de Afogados, na Estrada dos Remédios, Zona Oeste do Recife, feita à Prefeitura da Cidade, foi reforçada pelo vereador Doduel Varela (PP) durante a reunião plenária da Câmara Municipal nesta terça-feira (30). Ele contou ter recebido os comerciantes da feira, que fizeram algumas reivindicações e, dentre elas, a higienização de todo o pátio do centro comercial pelo menos uma vez por semana.

Na última sexta-feira (26), o Governo de Pernambuco decidiu reverter a cessão da posse de um imóvel do Estado onde está situado o Centro de Referência do Idoso, equipamento da Prefeitura do Recife. Com isso, o município terá que desocupar e devolver o espaço, paralisando os serviços oferecidos na unidade, que fica no bairro de Areias. Na Câmara do Recife, a medida foi alvo de críticas feitas pela vereadora Aline Mariano (PP), que subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta terça-feira (30) para repercutir o assunto.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que tem visto a população reagir com gratidão ao anúncio de obras de infraestrutura nas comunidades da periferia, mas sublinhou que a Câmara Municipal do Recife tem um papel importante neste momento, uma vez que deu autorização para que o Poder Executivo contraísse recursos financeiros para execução das obras. Ele fez esse comentário na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (30), quando repercutiu o evento realizado por João Campos, no Córrego do Sargento, bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte, e em outros pontos da Zona Sul do Recife.

Na noite desta segunda-feira (29), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) promoveu uma reunião solene em homenagem aos profissionais e instituições que se destacam no combate à violência contra crianças e adolescentes. 32 entidades e personalidades receberam um certificado da Casa pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Dentre elas, o Lar Paulo de Tarso, que sofreu um incêndio em 14 de abril, no bairro do Ipsep. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu o evento.

Uma reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (29), destacou a importância da Semana do Bebê do Recife 2023, que nesta nona edição tem como tema: A primeira infância em primeiro lugar. O autor da reunião na Casa de José Mariano, vereador Eriberto Rafael (PP), ressaltou a parceria da Prefeitura com o Unicef, bem como com outras entidades públicas e privadas para promoção de mais de 530 atividades gratuitas, até o próximo sábado (3), em vários locais da cidade.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (29), em primeira discussão, o projeto de lei nº 285/2022, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que inclui no calendário oficial do município o Mês Recife: Cidade da Música. O evento, a ser comemorado anualmente em setembro, faz alusão ao título de “Cidade da Música” concedida à capital pernambucana em 2021 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Durante a discussão do projeto, Pedrosa subiu à tribuna da Casa para defender sua proposta.