Preocupado com os profissionais do setor de eventos e entretenimento, há cinco meses sem trabalho, muitos sobrevivendo de cestas básicas e auxílio emergencial, o vereador Chico Kiko (PP) reivindicou ao governo do Estado e à Prefeitura do Recife que estudem a possibilidade de colocar estes profissionais no plano de reabertura e convivência da atividade econômica com o coronavírus. Ele disse na manhã desta terça-feira (11), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que acompanhou a caminhada da categoria, da Praça do Derby ao Palácio do Governo, nesta segunda, para reivindicar a reabertura segura e gradual das atividades.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) revelou-se estarrecido pelo fato de que, mais uma vez, uma das três empresas que prestam serviços terceirizados para a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, está com atraso no pagamento dos salários dos servidores. “Trata-se da Pernambuco Conservadora, que tem cerca de 400 funcionários, trabalhando como auxiliares de recepção e almoxarifado, maqueiros, etc. São trabalhadores que ganham um pouco mais de R$ 1 mil e não receberam os vencimentos do mês de julho. Era para eles terem recebido o pagamento quinta-feira da semana passada”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (11), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Fred Ferreira (PSC) rebateu declarações que o Secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, teria feito à Rádio Jornal na manhã desta segunda-feira (10), segundo o parlamentar, afirmando que ele não pertence à família Ferreira. "Se eu não tivesse esse nome em meu sobrenome, colocaria por se tratar de gente honrada e honesta e que faz uma gestão competente e honesta em Jaboatão dos Guararapes". Fred Ferreira disse, ainda, que as declarações dadas pelo secretário, tratam-se “de desespero”.
O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Eriberto Rafael (PP), rebateu críticas que o vereador Fred Ferreira (PSC) fez a um secretário da Prefeitura do Recife e à bancada municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a quem acusou de responsáveis por supostas irregularidades em providências tomadas para o combate à pandemia de covid-19. “Todos os parlamentares desta Casa legislativa reconhecem a importância da oposição, mas ela precisa ser exercida com responsabilidade. Nas acusações feitas, o vereador se apressou em manchar imagens, mas para nossa surpresa, não disse que tipo de irregularidade teriam sido cometidas, não afirmou onde e nem quando ocorreram. Mesmo assim, ele usou o termo roubar, disse que nas ações da gestão havia roubo. Peço que se retrate junto à Prefeitura do Recife e aos colegas vereadores, com quem foi desrespeitoso”, afirmou, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.
Durante reunião ordinária da Câmara Municipal realizada via videoconferência, nesta segunda-feira (10), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) lamentou o discurso do vereador Fred Ferreira (PSC) que teceu críticas à gestão municipal e à bancada do PSB na Casa. “Continuemos o bom debate e dialogando com a gestão. Só assim é que a gente vai construir. A população do Recife não merece debate pobre. Merece respostas positivas. A gente constrói a política com ideias diferentes, com respeito a todas as falas de pessoas que chegam para o debate. Tenho respeito pelo povo do Recife. Sou responsável por cada frase que eu digo”.
Uma decisão que pode ser tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima quinta-feira (13) preocupa a vereadora Aimée Carvalho (PSB). Nesta segunda-feira (10), a parlamentar proferiu um discurso na reunião ordinária remota da Câmara do Recife e chamou a atenção para o fato. “O Brasil pode assistir um dos mais tristes episódios recentes da nossa democracia. O Tribunal Superior Eleitoral vai julgar a possibilidade de caçar uma candidatura política por conta daquilo que entende como abuso de poder religioso”, destacou.
O vereador Fred Ferreira (PSC) comentou, nesta segunda-feira (10), um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta possíveis irregularidades em duas dispensas de licitação da Secretaria de Saúde do Recife. Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar disse que técnicos do tribunal encontraram um sobrepreço de 338% na compra de filtros de ventilação pela Prefeitura para o enfrentamento à covid-19 na capital, além de superdimensionamento na quantidade do pedido dos equipamentos.
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na reunião ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10), o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da Cidade do Recife. “Tive a chance de participar do lançamento de uma unidade móvel que tem dado oportunidade às pessoas de tomarem banho na rua, levando um pouco de dignidade para que elas possam fazer sua higienização pessoal”.
Rinaldo Junior (PSB) rebateu com veemência o discurso de Fred Ferreira (PSC), que afirmou haver “roubo na Prefeitura do Recife”, classificando a fala como absurda e sem qualificação. Ele disse na manhã desta segunda-feira (10), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que mesmo quando estava na oposição jamais fez discurso desqualificando pessoas.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) defendeu a aprovação do projeto de lei de número 97/2019, de sua autoria, que institui o Programa de Saúde Ocular para alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A matéria, que estava sendo votada em primeira discussão, na reunião da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência, foi aprovada, mas deverá voltar ao plenário para confirmação do resultado numa segunda análise. “Eu entendo que a escola é um espaço que oferece o saber. Mas, ressalto que o problema de visão é um elemento dificultador para o aprendizado. Por isso, é necessário que se viabilize a realização de exames de acuidade visual, pois se o estudante tem dificuldades com a visão não conseguirá um bom rendimento escolar. Ele não aprenderá”, disse.