2020

Ao elogiar as medidas de prevenção tomadas pela Câmara Municipal para conter o avanço do novo coronavírus no Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou sugestões que, em seu entendimento, podem reduzir os impactos econômicos durante o tempo de duração da endemia. “Estamos numa época em que a solidariedade não é mais uma opção. Para evitar que a doença se alastre e cause mortes é preciso que todos nós nos unamos, independentemente de ideologia, para exercitar a solidariedade”, disse , na reunião ordinária desta segunda-feira (16).

A Câmara Municipal do Recife passou a integrar o grupo de instituições públicas que atuam na prevenção à pandemia da covid-19, doença provocada por um novo tipo de coronavírus que já afeta a capital pernambucana. Na manhã desta segunda-feira (16), a Comissão Executiva da Casa se reuniu para definir as medidas tomadas para proteger os servidores e a população. À tarde, durante a reunião plenária, o presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB), repercutiu as atitudes tomadas pela Câmara, que passam a valer a partir da terça-feira (17).

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, por meio do Ato número 01/ 2020, estruturado durante reunião na manhã desta segunda-feira (16), elencou uma série de medidas que objetivam evitar o surto do novo coronavírus. As iniciativas visam proteger a saúde dos servidores públicos e terceirizados, bem como das pessoas que participam de eventos na Casa. As ações começarão a valer a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado e serão reavaliadas constantemente. Foi estabelecido um novo horário de funcionamento da Casa, bem como outras determinações que podem ser acompanhadas logo abaixo:

Policiamento ostensivo, atuação em presídios e praças desportivas, controle de distúrbios civis, combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Essas são algumas das atribuições dos cães militares, que foram alvo de uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (12). Por iniciativa do vereador Ricardo Cruz (Cidadania), a Casa promoveu uma reunião solene no seu pátio externo para enaltecer o trabalho da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar. O evento foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).

O presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu alunos do primeiro período de Direito da Uninabuco. A visita dos estudantes, na tarde desta quinta-feira (12), às dependências da Casa, faz parte de atividades extracurriculares. O presidente explicou o funcionamento das reuniões plenárias e falou que a visitação de alunos e de pessoas em geral é de grande importância para a Câmara, que é a casa do povo.

O início das obras da segunda etapa do projeto Porto Novo Recife motivou um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD) nesta quarta-feira (11). Da tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar enalteceu aspectos positivos da iniciativa – orçada em R$ 140 milhões, ela deverá gerar 1.430 empregos durante seu período de construção.

Preocupada com a possibilidade de disseminação do novo coronavírus no Recife, a vereadora Michele Collins (PP), sugeriu que a 13ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Brasil 2020, a se realizar de 17 a 20 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, seja adiada como forma de prevenção ao vírus. Ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal, que o evento deve reunir cerca de três mil pessoas, do mundo inteiro, de 30 países envolvidos e cerca de 700 representantes internacionais. “Peço aos gestores locais para que adiem esse encontro em prol da saúde da população recifense”.

O vereador Renato Antunes (PSC) criticou o Executivo por entregar obras em ano eleitoral e exemplificou a reclamação, com notícias recentes do término das obras do teatro do Parque e da climatização das escolas da rede municipal. Segundo argumentou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, a realidade mostra uma situação diferente: o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, já teve a inauguração adiada por 11 vezes, "sem contar que a reforma dura sete anos".

Centenário, inaugurado em 24 de agosto de 1915, e em reformas há anos, o Teatro do Parque deverá ser entregue à população em agosto, mês em que completará 105 anos de existência. A informação foi dada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que vem junto com a equipe do gabinete dele, vistoriando as obras de recuperação do equipamento. Ele disse na tarde desTa quarta-feira (11), na Câmara do Recife, que a reforma está adiantada, mas ainda faltam algumas licitações, como mobiliário, revitalização da praça do local, cabine de audiodescrição.