A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, reunida em caráter extraordinário e sob a presidência da vereadora Michele Collins (PP), trouxe convidados para debater as questões de pessoas com deficiência, na tarde desta segunda-feira (03), na Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que foram criadas sub comissões, dentro da Comissão, para os temas dos imigrantes, das pessoas em situação de rua, e das pessoas com deficiência e doenças raras.
05
Para comemorar a realização da Semana de Conscientização e Combate à Alienação Parental, onde é possível dar visibilidade ao tema com ações e palestras, para trazer à tona a tentativa de pais, às vezes separados, jogarem seus filhos uns contra os outros. A lei municipal número 17.900/2013 é de autoria da vereadora Michele Collins (PP), e por isso ela trouxe o tema na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu a revogação do decreto municipal, publicado no ano passado, que suspendeu as férias dos profissionais de saúde da rede pública do Recife por causa da pandemia. “É muito importante trazermos à tona este tema das férias dos servidores da saúde. No ano passado, era compreensível a adoção dessa medida. Mas, não dá mais para que o pessoal médico continue sem férias. Todos estão exaustos. É uma questão trabalhista”, disse.
A vereadora Liana Cirne (PT) disse que estava vivendo um dia “de muita alegria” porque protocolou no Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 145/2021, que institui a Lei da Cultura Popular no Recife. “Este projeto representa muitos desejos e muitas pessoas que são importantes para mim. São nossas mestres e mestras da nossa cultura popular”, afirmou, na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, nesta terça-feira (4).
Para lembrar a ocorrência de acidentes de trânsito no país, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) fez apelo contundente ao trazer os números de acidentes ocorridos e para ressaltar a campanha Respeito e Responsabilidade no Trânsito, para que todos reflitam sobre o assunto. Ele disse na manhã desta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que este é um mês para conscientizar e chamar a atenção para as mortes e acidentes de trânsito que ocorrem no mundo todo. “Trata-se do Maio Amarelo, criado justamente para trazer esse assunto para a discussão, juntamente com a população, empresas, entidades e os governos em todas as instâncias”.
A vereadora Michele Collins (PP), refletiu sobre a realização de um debate no seio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da qual é presidente, para ouvir deficientes, entidades e órgãos do governo. Ela lamentou a ausência da Prefeitura do Recife no debate, pois segundo ela frustrou a expectativa dos que estavam presentes ao debate, na tarde de ontem (03), por videoconferência. Ela disse, na manhã desta terça-feira (04), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, de forma remota, que diversas entidades participaram.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) apresentou esclarecimentos sobre os requerimentos números 3376/2021 e 3378/2021, ambos de sua autoria, que foram aprovados na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, nesta terça-feira (04).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) apelou ao Prefeito do Recife para que prédios públicos desocupados sejam transformados em Centros de Saúde para atender profissionais da área. Ele disse na manhã desta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que era muito difícil para médicos ou técnicos de enfermagem, por exemplo, terem acesso ao acompanhamento psiquiátrico, especialmente neste momento. Ele fez o pedido através do requerimento 3213/2021 de autoria dele.
O envio de provas da Operação Apneia, que investigou supostas irregularidades na compra de respiradores para o combate à covid-19 no Recife no ano passado, voltou a ser um tema em debate na Câmara Municipal. Na reunião Ordinária remota da última segunda-feira (3), o líder da oposição à Prefeitura, o vereador Renato Antunes (PSC) havia feito críticas à gestão ao repercutir o caso. Já na manhã desta terça-feira (4) o vereador Rinaldo Junior (PSB), na tribuna virtual, rebateu os comentários do colega.
A concessão de liberdade provisória a um homem preso em flagrante por amarrar uma cadela a uma moto e arrastá-la por seis quilômetros na Grande Recife foi repercutida pela vereadora Andreza Romero (PP) nesta terça-feira (4). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal, a parlamentar criticou a concessão dada pela Justiça de Pernambuco no dia 21 de abril, por se tratar de caso de réu primário.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) lembrou na manhã desta terça-feira (4), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife que nesta quarta-feira (5), se comemora o Dia a Mundial da Higienização das Mãos. Uma ação, segundo ele, fundamental para ajudar no combate à pandemia. “Lavar as mãos ainda é um gesto que pode ajudar neste combate a covid-19, não sendo apenas esta a única forma de combate, mas é muito importante”.
A Câmara Municipal do Recife é um espaço para o exercício da democracia, onde parlamentares podem divergir da opinião do outro, porém se respeitando. Com essa opinião, a vereadora Liana Cirne (PT) reagiu a pronunciamento do vereador Junior Tércio (Podemos), na reunião Ordinária virtual realizada nesta terça-feira (4).
Na última quinta-feira (27), a Prefeitura do Recife anunciou que vai dar início à vacinação, contra a covid-19, dos profissionais de educação das redes básica municipal, estadual ou federal que têm mais de 40 anos. Na Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) abordou o tema durante a reunião Ordinária remota desta terça-feira (4). Ela elogiou a secretária de Saúde Luciana Albuquerque pela iniciativa – mas pediu, também, o adiantamento da imunização dos profissionais do transporte público.
Vacinação prioritária e acessibilidade na comunicação de informes sobre a covid-19. Essas foram algumas das necessidades de pessoas com deficiência ou doenças raras no contexto da pandemia que a vereadora Michele Collins (PP) salientou nesta terça-feira (4), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. A parlamentar repercutiu uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida por ela, que tratou desses temas na última segunda-feira (3).
O vereador Fred Ferreira (PSC) repercutiu, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), a inauguração de uma ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, no último dia 29. Com 100 metros de extensão, a ponte fica entre as estações Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio. “Com isso, haverá uma economia de tempo para os passageiros que utilizam o trem naquela região”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de discutir o requerimento número 3377/2021, de sua autoria, formulando voto de aplauso ao prefeito do Recife, João Campos, pelo início da vacinação dos trabalhadores que atuam em instituições de educação do ensino básico públicas da rede municipal, estadual e federal, como também da rede privada do Recife.
Durante o grande expediente da reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), via internet, a vereadora Dani Portela (PSOL) falou sobre o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, e teceu críticas ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro.
A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene virtual na tarde desta terça-feira (4) para homenagear o médico Mário Fernando Lins e Silva, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Ele é segundo secretário do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e recebeu uma placa para marcar a solenidade. “Com o doutor Mário Lins, estamos homenageando todos os médicos e médicas de Pernambuco. Este é um momento de muita emoção para mim”, disse Tadeu Calheiros. O prefeito João Campos e a presidente do tribunal regional do Trabalho (TRT) da 6ª região, Maria Clara Saboya, enviaram mensagens de congratulações.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) comentou nesta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, o discurso do vereador Júnior Tércio (Podemos) que teceu críticas ao movimento sindical brasileiro. “Segundo suas palavras, os sindicatos não têm mais dinheiro para ir às ruas. Sou um sindicalista por devoção e tento compreender no discurso de Júnior Tércio, que é um pastor, um guardador de rebanho, o que ele quis dizer com isso”.
Dois projetos de lei Ordinária que favorecem a luta das mulheres, que buscam a ampliação de seus direitos, foram aprovados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. O colegiado se reuniu por videoconferência na tarde desta terça-feira (4), sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB).