Calcula-se que 475 pessoas morreram ou desapareceram, no Brasil, porque eram militantes das organizações de oposição à ditadura militar de 1964. Esse número, levantado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante o governo Dilma, ainda é incerto porque não há uma estatística definitiva. O Recife destacou-se como uma das principais cidades de resistência ao regime. Por isso, a vereadora Marília Arraes (PT) resolveu homenagear as vítimas da ditadura através de um projeto de lei, o de número 124/2016, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia Municipal de Homenagem aos Desaparecidos Políticos
Uma homenagem aos desaparecidos políticos de Pernambuco, que combateram a ditadura militar, juntamente com a Comissão Estadual da Verdade e com os familiares dos desaparecidos políticos. Esse foi objetivo da Reunião Solene realizada na Câmara durante a tarde de hoje, 31, e promovida pela vereadora Marília Arraes (PT).
Os vereadores concederam voto de aplauso e congratulação, durante reunião plenária ocorrida na manhã desta terça-feira, 30, ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A iniciativa foi do vereador Eurico Freire (Rede), que elogiou a iniciativa do religioso, por haver realizado reunião na semana passada com candidatos a vereador, de diversos partidos, de municípios da Região Metropolitana. Na reunião realizada na Cúria Metropolitana, o arcebispo externou as expectativas da Igreja Católica em relação aos candidatos que possam representar os interesses da instituição.
Para agilizar a tramitação do Projeto de Decreto Legislativo 34/2016, de sua autoria, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) articulou e conseguiu a dispensa de prazo para a tramitação da matéria legislativa, que teria de passar pelas comissões antes de chegar ao plenário da Câmara Municipal do Recife. Com o sucesso da iniciativa, a concessão da medalha do Mérito José Mariano à Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) do Recife será votada na próxima reunião ordinária.
A atuação do Grande Recife Consórcio de Transporte foi criticada pelo vereador Eurico Freire (REDE) durante a reunião ordinária desta terça-feira, 30, na Casa de José Mariano. Ele citou diversos problemas relatados por moradores de bairros como Ibura e Ipsep, usuários de ônibus nos terminais integrados de passageiros. “A reclamação é de que os passageiros ficaram sem as linhas antigas de ônibus que faziam um trajeto melhor e essa medida dificultou muito a vida dos trabalhadores, estudantes e de quem precisa se deslocar”, lamenta.
A mudança de rota da linha de ônibus Linha do Tiro tem trazido insatisfação entre a população do Córrego do Euclides, disse o vereador Almir Fernando (PCdoB) na Câmara do Recife nesta terça-feira (30). De acordo com ele, o novo trajeto, que agora faz o retorno no Campo do Café, deveria voltar a atender localidades que eram contempladas anteriormente.
A mulher tem um papel preponderante no processo de empreendedorismo que ocorre no Brasil, o que vem resultando em seu empoderamento. Analisando estes princípios, a vereadora Michele Collins (PP ) discursou na reunião ordinária desta terça-feira, 30, destacando o crescimento feminino no setor, mesmo considerando a atual crise econômica. “Atualmente, cerca de 45% dos pequenos negócios são administrados por mulheres no Brasil. Aproximadamente 31% do total de proprietários de empresas no país são do sexo feminino”, disse a parlamentar.
O vereador Edmar de Oliveira (SDD) iniciou um debate sobre segurança pública ao subir à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (30). Também participaram da discussão os vereadores Henrique Leite (PDT), Osmar Ricardo (PT) e Jayme Asfora (PMDB). Um dos principais temas em pauta foi o armamento e o treinamento da guarda municipal.
“Dilma, de corpo e alma guerreira, honra os lutadores da história deste País.” As palavras são do vereador Jurandir Liberal (PT), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (30) para enaltecer o desempenho da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado Federal na última segunda-feira (29). Na ocasião, ela defendeu seu mandato, que sofre tentativa de impeachment. Outros vereadores, como André Régis (PSDB) e Osmar Ricardo (PT), também fizeram comentários sobre o julgamento durante a reunião plenária.
Discutir o andamento da implantação do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado pela Câmara do Recife em 2015. Com esse objetivo, o Poder Legislativo Municipal, por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PT), realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (29) no plenarinho da Casa de José Mariano. O evento reuniu principalmente membros do Fórum Municipal de Educação.