Notícias

Personalidades conhecidas das quatro linhas dos gramados participaram da reunião solene em homenagem a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado de Pernambuco (Agap-PE), no plenário da Câmara do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. O autor da iniciativa, vereador Alfredo Santana (PRB ) enalteceu o caráter de inclusão social do futebol e a importância das pessoas que dedicam sua vida ao esporte. “Eu quero agradecer a todos vocês, pois o futebol é capaz de transformar vidas e ultrapassar obstáculos”.

Debater o que está sendo feito e o que se planeja fazer em relação aos problemas trazidos pelo vírus zika, que tem sido relacionado ao aumento nos casos de microcefalia e de síndrome de Guillain-Barré em Pernambuco e no país. Com esse objetivo, a Câmara do Recife realizou, por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), uma audiência pública sobre a questão. O evento aconteceu nesta sexta-feira (18), no plenarinho da Casa de José Mariano.

Foi uma noite especial na Câmara Municipal do Recife. O pátio externo da Casa ganhou hoje (17) um palco com várias luzes para receber uma Cantata Natalina. A iniciativa partiu da vereadora Aimée Carvalho (PSB). As Orquestras de Flautistas do Alto dos Coqueiros e do Alto do Deodato II, além dos Corais da Igreja Assembleia de Deus Barra do Caçote e do Cântico Celeste abrilhantaram o evento com seus louvores.

O problema da arborização no Recife – o replantio, a poda, a erradicação de árvores, além de temas correlacionados – foi tema de uma reunião pública na manhã desta quinta-feira (17) no plenarinho da Câmara do Recife. Requerido pela vereadora Marilia Arraes (PSB), o evento reuniu diversos representantes do poder público e da sociedade civil.

A Grande Loja Maçônica de Pernambuco recebeu homenagem da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 17, durante reunião solene proposta pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). Um reconhecimento prestado em nome do Grão Mestre, Dimas José de Carvalho, e do secretário de Relações Institucionais da entidade, Marcos Luiz da Costa Cabral. “Homenagear a maçonaria é rememorar o nosso patrono José Mariano, que dá nome a esta Casa Legislativa. Este maçom é figura maior da nossa história política”, destacou o vereador.

Uma reunião solene requerida pelo vereador Eduardo Chera (SDD) deixou o plenário da Casa de José Mariano povoado de pessoas em uniforme militar na noite desta quarta-feira (16). Na ocasião, o parlamentar homenageou o capitão do quadro oficial da Polícia Militar (PM) Manoel Augusto Barros de Lima e o 2º sargento da PM Rildo da Silva Santos.

O vereador André Régis (PDSB) lamentou que o governo federal tenha diminuído o percentual de superávit primário – economia feita para pagar juros da dívida – de 0,7% para 0,5% para o próximo ano. Segundo ele, essa atitude fere o tripé macroeconômico que garantia os fundamentos da economia brasileira desde Fernando Henrique Cardoso até os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

O combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zica para ser mais eficaz é preciso chamar donos de imóveis comerciais à responsabilidade, bem como fiscalizar o trabalho realizado pelos agentes de saúde. Pelo menos é o que propõe os dois projetos de lei, 147/15 e 248/15 de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB). Ele deu entrada esta semana nas duas propostas, que começam a tramitar na Câmara do Recife.

A Câmara do Recife aprovou na tarde desta quarta-feira (16), em duas votações realizadas na Casa de José Mariano, nove projetos de lei enviados pelo Poder Executivo municipal neste final de ano. As matérias serão enviadas para a sanção do prefeito Geraldo Julio.

Por iniciativa do vereador Marco Aurélio (SDD), uma audiência pública foi realizada manhã de hoje,16, para discutir o projeto de lei 211/2015, de sua autoria, que trata da aplicação de bolsas de estudos em pagamento de créditos tributários e não tributários por estabelecimentos de ensino particular. A proposta autorizará a Prefeitura a receber das escolas particulares bolsas a título de pagamento por dívidas com o município. Ou seja, os estabelecimentos particulares de ensino poderão pagar dívidas referentes a tributos municipais como IPTU e ISS, oferecendo vagas para alunos das escolas públicas do município.