Vinte e oito projetos distribuídos e 22 receberam parecer durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada na tarde desta quarta-feira, 01. A presidente da Comissão Michele Collins (PP) e Jadeval de Lima (PTN), vice-presidente, compareceram ao encontro.
Com o plenarinho lotado de vendedores ambulantes e a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a Câmara Municipal do Recife promoveu audiência pública nesta quarta-feira, 1º de abril, para debater a situação do comércio informal na cidade. “A retirada de vários comerciantes ambulantes da Avenida Conde da Boa Vista pela Prefeitura do Recife, recentemente, despertou para a falta de diálogo entre a gestão pública e a categoria, além de ter exposta a insatisfação dos trabalhadores que até hoje estão sem local para comercializar suas mercadorias”, disse o vereador Osmar Ricardo. No dia 16 de março ele tentou realizar uma audiência pública, que terminou sendo remarcada por conta da desistência do Secretário João Braga de comparecer ao encontro, cujo objetivo era o mesmo desta renião de hoje.
O Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, recebeu na manhã desta quarta, 01, no Plenário da Câmara, o Título de Cidadão do Recife. A proposta foi do vereador André Régis (PSDB), que justificou a homenagem como “um reconhecimento da trajetória diplomática, sempre dedicada às mais nobres causas públicas humanitárias, com o compromisso com o Brasil e, em especial, com a cidade do Recife”.
O Diario de Pernambuco perdeu cerca de 30 jornalistas e outros 100 profissionais de áreas diversas. A demissão em massa aconteceu nesta semana e foi noticiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (SINJOPE), que repudiou a decisão. O vereador Jurandir Liberal (PT) comentou o tema na tribuna, na tarde desta terça-feira, 31, e criticou a postura da nova administração da empresa.
Aprovado em duas discussões, o projeto de lei do Executivo 6/2015. A proposta extingue 93 cargos e cria 387 novos cargos comissionados, a maioria para analistas de gestão. O PLE segue agora para sanção do Executivo. A aprovação, no entanto, se deu após intenso debate na tarde desta terça-feira 31, no plenário da Câmara do Recife. Os parlamentares da oposição puxaram a fila de discussão da proposta. O PLE tinha sido retirado de pauta, semana passada, a pedido de alguns parlamentares para que voltasse às Comissões e pudesse receber emendas. No entanto, a proposta não recebeu reparos e voltou ao plenário para votação. Segundo o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), a proposta apesar do regime de urgência, que dispensa prazos, tramitou por todas as etapas e poderia ter recebido emendas, caso algum parlamentar desejasse fazê-lo.
A pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios, chamada Observatório do Crack, mostra que 90% da cidades de Pernambuco convivem com o consumo do droga. Os dados alarmantes foram trazidos à tribuna da Câmara do Recife pela vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta terça-feira, 31. “Dentre as cidades que enfrentam as taxas mais altas estão lugares como Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no grande Recife”, alertou.
A comissão de Educação recebeu hoje (31), na Câmara, membros do Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI). Os profissionais vieram pedir apoio aos parlamentares em relação à promoção de palestras para a rede educacional municipal sobre o uso adequado da internet. O objetivo do Instituto é orientar o maior número de crianças e adolescentes, estudantes das escolas das redes pública e privada do estado de Pernambuco.
Em caráter extraordinário, a Comissão de Legislação e Justiça se reuniu no início da tarde desta terça-feira, 31, na Câmara. Durante o debate, os projetos 6/2015 e 7/2015, de autoria do Poder Executivo, receberam pareceres favoráveis. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PR), Almir Fernando (PCdoB) e Eriberto Rafael (PTC).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) aproveitou a reunião plenária desta terça-feira, 31, para destacar a importância e os trabalhos propostos para a Comissão de Segurança da Câmara do Recife, presidida por ele. O parlamentar afirmou que o colegiado pretende convidar secretários municipais que tratem de temas correlatos, para que façam explanações sobre as atividades desenvolvidas. Além disso, objetiva levar a discussão para as comunidades.
A tuberculose doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta terça-feira,31. “Esse é um sério problema de saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificadas aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,6 mil mortes em decorrência da doença”.