Notícias

Entre os próximos dias 7 e 9, no auditório da Faculdade de Olinda (Focca), acontecerá o I Fórum de Mediação e Arbitragem de Conflitos de Pernambuco, e a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária desta segunda, 6. O público-alvo são pedagogos, sociólogos, educadores, assistentes sociais, psicólogos, juristas e administradores, interessados na difusão da cultura da mediação e conflitos enquanto método extra-judicial na solução de conflitos.

A vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 06, para repercutir uma reportagem veiculada no Diario de Pernambuco sobre o prático de navio Nelcy Campos. Ele é considerado um herói por ter rebocado um cargueiro em chamas, o navio Jatobá, que estava carregado de três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável, para um ponto a 5km do Porto do Recife, evitando uma possível catástrofe em 12 de maio de 1985.

O vereador Felipe Francismar (PSB) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 06, uma audiência pública que aconteceu hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para discutir a reforma política do sistema eleitoral e partidário brasileiro. “Esse é um tema que precisamos debater. Estamos passando por um momento de crise na política e na imagem do político. É importante que essa reforma política aconteça".

Atiradores da milícia islâmica Al Shabaab deixaram 148 mortos e 79 feridos, na última quinta-feira, 02. O massacre aconteceu em uma universidade no norte do Quênia, onde a maioria dos estudantes eram cristãos. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou o tema e disse que “é importante que sociedade abra os olhos para essa intolerância religiosa que o mundo está vivendo”.

As comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife estão analisando, para emissão dos pareceres, o projeto de lei número 08/2015, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga. Ele define normas e estabelece parâmetros para o uso e ocupação desta frente d’água, considerando suas potencialidades paisagísticas,fisicoculturais e econômicas.

Vinte e oito projetos distribuídos e 22 receberam parecer durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada na tarde desta quarta-feira, 01. A presidente da Comissão Michele Collins (PP) e Jadeval de Lima (PTN), vice-presidente, compareceram ao encontro.

Com o plenarinho lotado de vendedores ambulantes e a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a Câmara Municipal do Recife promoveu audiência pública nesta quarta-feira, 1º de abril, para debater a situação do comércio informal na cidade. “A retirada de vários comerciantes ambulantes da Avenida Conde da Boa Vista pela Prefeitura do Recife, recentemente, despertou para a falta de diálogo entre a gestão pública e a categoria, além de ter exposta a insatisfação dos trabalhadores que até hoje estão sem local para comercializar suas mercadorias”, disse o vereador Osmar Ricardo. No dia 16 de março ele tentou realizar uma audiência pública, que terminou sendo remarcada por conta da desistência do Secretário João Braga de comparecer ao encontro, cujo objetivo era o mesmo desta renião de hoje.

O Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, recebeu na manhã desta quarta, 01, no Plenário da Câmara, o Título de Cidadão do Recife. A proposta foi do vereador André Régis (PSDB), que justificou a homenagem como “um reconhecimento da trajetória diplomática, sempre dedicada às mais nobres causas públicas humanitárias, com o compromisso com o Brasil e, em especial, com a cidade do Recife”.

O Diario de Pernambuco perdeu cerca de 30 jornalistas e outros 100 profissionais de áreas diversas. A demissão em massa aconteceu nesta semana e foi noticiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (SINJOPE), que repudiou a decisão. O vereador Jurandir Liberal (PT) comentou o tema na tribuna, na tarde desta terça-feira, 31, e criticou a postura da nova administração da empresa.

Aprovado em duas discussões, o projeto de lei do Executivo 6/2015. A proposta extingue 93 cargos e cria 387 novos cargos comissionados, a maioria para analistas de gestão. O PLE segue agora para sanção do Executivo. A aprovação, no entanto, se deu após intenso debate na tarde desta terça-feira 31, no plenário da Câmara do Recife. Os parlamentares da oposição puxaram a fila de discussão da proposta. O PLE tinha sido retirado de pauta, semana passada, a pedido de alguns parlamentares para que voltasse às Comissões e pudesse receber emendas. No entanto, a proposta não recebeu reparos e voltou ao plenário para votação. Segundo o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), a proposta apesar do regime de urgência, que dispensa prazos, tramitou por todas as etapas e poderia ter recebido emendas, caso algum parlamentar desejasse fazê-lo.