Uma das mais importantes datas, o Dia Internacional da Mulher, foi comemorado nesta sexta-feira, 7, na Câmara Municipal, em reunião solene realizada pelo vereador Raul Jungmann (PPS). Nove mulheres, que se destacam em atividades desenvolvidas no Recife, foram homenageadas, com placas de bronze. “A luta das mulheres pela liberdade, igualdade de direitos, intolerância, nos faz homens melhores, menos violentos, mais humanos. Cabe a todos nós redistribuirmos essa luta, na caminhada, para nos fazer mais justos e respeitosos. Somente com essa compreensão, iremos contribuir com essa causa”, disse o vereador. Ele entende que a partir do momento que as mulheres começaram a reivindicar seus direitos, ao longo da história, repercutiu de forma definitiva no comportamento masculino, com impactos transformadores da sociedade.
A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, hoje, para comemorar o Dia do Círculo de Oração por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). Fundado no Recife há 72 anos, é um dos ministérios mais importantes da Assembleia de Deus, sendo adotado em todo o Brasil e alguns países. “Cada dia esta obra vem se expandindo pela Terra. Essa é uma campanha de orações. Quando oramos, elevamos o nosso pensamento a Deus e nossas necessidades são sentidas no Céu”, disse, para em seguida convocar as participantes: “Vamos circular os céus com nossas orações”.
Um dia para lembrar a saúde masculina. Já é Lei no Recife o Dia Municipal de Combate e Prevenção dos Cânceres de Próstata e de Pênis, a ser comemorado em 17 de novembro. A iniciativa é uma preocupação do vereador Estéfano Menudo (PSB). O parlamentar apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, onde mostra que no Brasil esses tipos de tumores representam 2% dos cânceres que atingem o homem. “Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV e o câncer de pênis”.
Incluir a disciplina “Noções de Respeito e Proteção aos Animais” nas escolas da Rede Pública do Recife é a finalidade do projeto de lei número 34/2014, de autoria do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC), que está tramitando na Câmara Municipal. A proposta é que a disciplina tenha o objetivo de despertar e promover, desde a infância e a adolescência, a reflexão sobre o tema do respeito e da proteção que devem ser dispensados aos animais como decorrência do direito à vida, do direito ambiental e também da consideração que deve ser franqueada a todos os seres.
A nota pública foi assinada por 42 entidades representantes de movimentos religiosos e sociais. Nas quatro páginas que compõem o manifesto, o grupo pede o arquivamento e maior discussão do projeto de lei 334, de 2013, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB). A matéria determina a disponibilização de exemplares da bíblia sagrada em formato convencional e em grafia braile em todas as bibliotecas públicas e privadas do Recife. Para a representante do Fórum Diálogos, Floridalva Cavalcanti, “é preciso discutir a problemática do ensino religioso nas escolas e não impor apenas um segmento. O projeto abre uma porta para que crianças de outras religiões se sintam desprotegidas e excluídas”.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) ocupou a tribuna na tarde de hoje, 26, para falar sobre a capacitação iniciada ontem à tarde, pela Secretaria de Saúde do Recife, com o objetivo de orientar os taxistas para lidarem com situações de vulnerabilidade durante o carnaval. “O projeto pretende diminuir os índices de acidentes de trânsito e a redução da violência”, justificou Menudo.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 26, para lamentar a redução da gratificação VPNI/DPNI realizada pelo Ministério do Planejamento para os servidores do Ministério da Saúde, Previdência e INSS. “Na lei da carreira da saúde e previdência como do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não estava prevista essa redução”, destacou o vereador.
O modelo de gestão adotado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e a sugestão de acrescentar um dia no funcionamento das ciclofaixas foram os dois tópicos abordados pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), na Reunião Plenária de hoje, 26. “Com satisfação, compartilho a notícia anunciada ontem sobre o cancelamento dos camarotes dos governos estadual e municipal. Foi um ato positivo. E é também importante dizer às pessoas que a Prefeitura tem priorizado a população. Um exemplo é o fechamento da Avenida Rio Branco, privilegiando as pessoas e os modais não motorizados. A gestão está tomando o rumo da humanização, ao trazer as pessoas de volta às ruas e podermos andar de bicicleta aos domingos”, disse.
As condições estruturais dos habitacionais Via Mangue I e II ,localizados no bairro do Pina, foram criticadas pela vereadora Aline Mariano (PSDB), durante Reunião Plenária desta quarta, 26. Ela visitou o local e enumerou os problemas encontrados. “Os conjuntos habitacionais completam dois anos que foram entregues à população, mudando a realidade de centenas de famílias que viviam numa situação de vulnerabilidade social nas comunidades do Combinado, Beira-Rio,Pantanal Xuxa, Paraíso e Deus nos Acuda, todas no bairro do Pina. Grande parte das edificações já apresenta problemas estruturais e não há,por parte da empresa responsável nenhuma manutenção. As contas de água chegam no valor de R$ 170 reais, sem água nas torneiras. Sem contar com os problemas na rede de esgotamento com o retorno da fossa”, disse.
Ao apresentar o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2013 à Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 26, o secretário de Finanças do Recife, Roberto Pandolfi, disse que a Prefeitura fechou o ano passado com superávit. “Foi um ano muito bom, com evolução de receita. Só não foi melhor porque houve uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que puxou para baixo a arrecadação global”, avaliou. A apresentação, durante audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento, é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.