O vereador Ivan Moraes (PSOL) tratou de dois temas durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). Um deles foi a decisão do Governo Federal de não realizar eventos oficiais que trouxessem para reflexão os 60 anos do golpe militar de 1964, que foi lembrado entre os dias 31 de março e primeiro de abril; e o outro, a necessidade de haver uma melhor divulgação do plano de contingência da Prefeitura do Recife, que prevê obras para reduzir os danos em áreas sujeitas a inundações e deslizamentos de barreiras durante o inverno.
Na manhã desta terça-feira (2), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para defender o requerimento nº 2678/2024, de sua autoria, formulando apelo à Polícia Militar de Pernambuco para que sejam devolvidos aos profissionais de grafite os materiais apreendidos em ação na Galeria Lama, nas dependências do Edifício de Douro, no bairro Santo Antônio, realizada no último dia 27 de março.
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a vereadora Elaine Cristina (PSOL) apresentou na tribuna da Câmara Municipal do Recife números sobre o autismo na cidade, além de abordar os desafios enfrentados pelos familiares e propor uma reflexão: "Este é um momento crucial para aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA] em nossa sociedade". O pronunciamento da parlamentar ocorreu durante a reunião plenária desta terça-feira (2).
Para conhecer na prática como ocorre o processo de elaboração e votação das proposições no Poder Legislativo Municipal, os alunos do curso de Direito da Universidade Salgado Oliveira (Universo) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (2). Eles foram recebidos pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos de lei que interferem na vida da população.
Uma mulher formada na Faculdade de Direito do Recife, em 1961, que durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) defendeu centenas de presos políticos. Uma atuação considerada corajosa e incansável. Mércia Albuquerque faleceu no ano de 2003, mas o seu trabalho em prol dos direitos humanos vem marcando gerações. Na noite desta segunda-feira (1º), ela foi homenageada na Câmara Municipal do Recife durante solenidade realizada por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).
Após dez meses à frente da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), a vereadora Andreza Romero (PSB) retornou ao mandato na Câmara Municipal do Recife. Durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (1º), ela ocupou a tribuna da Casa para agradecer a oportunidade de atuar na gestão e discorreu sobre alguns projetos desenvolvidos. “Voltando hoje a este plenário trago mais do que minha alegria pessoal. Trago energia renovada e a determinação de seguir defendendo os animais”, afirmou a parlamentar.
O vereador Ronaldo Lopes (PP) anunciou que realizará uma audiência pública, no dia quatro de abril, a partir das 9h, para discutir os problemas que a população vem enfrentando com a falta frequente de energia elétrica sobretudo em comunidades da Zona Norte do Recife como Linha do Tiro, Dois Unidos, Passarinho; e da Zona Sul, principalmente no Ibura. “A instabilidade na energia atinge muitas residências. Há ruas que na semana passada ficaram cinco dias sem o fornecimento. No bairro de Linha de Tiro, por exemplo, muitas casas ficaram até 24 horas sem o fornecimento de energia”, comentou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, o Transtorno do Espectro Autista. E como forma de conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao tema, foi estabelecido pela ONU o Abril Azul, mês que se inicia hoje e que foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP), em pronunciamento na tribuna do plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º).
O vereador Felipe Alecrim (PSC) citou, na tribuna da Câmara Municipal, uma pesquisa do Instituto Cidades que coloca o Recife no segundo lugar no ranking do Mapa da Desigualdade entre as Capitais Brasileiras, desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). A pesquisa, que teve o resultado divulgado no dia 26 de março, analisou áreas como educação, saúde, violência, assistência social, meio ambiente e direitos humanos. O assunto foi levantado na Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (1º).
A vereadora Elaine Cristina (PSOL) repercutiu o conflito que envolveu policiais militares do 16º BPM e artistas de rua e grafiteiros que participavam do evento Mostra Coletiva de Arte Urbana, no dia 27 de março, na Rua Uchôa Cintra, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. “O Dia Internacional do Grafite, que deveria ser de celebração e de reconhecimento da cultura e arte urbana, da expressão artística dos nossos jovens, acabou se tornando palco de uma ação truculenta por parte da Polícia Militar de Pernambuco”.